Desporto Individual II – Orientação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas. Os TP e PL através da exposição oral, participação prática, demonstração, observação/correção e análise de material didático. A avaliação é contínua (AC) ou por exame (AE).
AC
1) Teste – 60 p. (30%)
2) Avaliações práticas – 40 p. (20%)
3) Trabalhos laboratoriais e/ou de campo – 80 p. (40%)
4) Participação presencial – 20 p. (10%)
Para aprovação na AC o estudante terá de obter 30 p. no item 1) e 60 p. nos itens 2) e 3).
AE
1) Teste – 100 p. (50%)
2) Avaliação prática – 100 p. (50%)
O acesso à avaliação prática está condicionado à obtenção de 50 p no teste.

Resultados de Aprendizagem

1. Saber interpretar os normativos legais em vigor e saber distinguir as diferentes etapas de desenvolvimento dos praticantes, identificando os conteúdos a abordar, bem como, a gestão de recursos implementada.
2. Saber adotar medidas organizativas que visem a redução do impacte ambiental, antes, durante e após a atividade.
3. Saber organizar e preparar o trabalho de elaboração mapa e adotar os procedimentos de trabalho de campo e desenho do mapa, recorrendo às fases necessárias a desenvolver para a elaboração do mapa, e usando os conceitos e princípios básicos que regem a cartografia e a carreira de cartógrafo.
4. Saber planear e organizar atividades tendo em conta o seu objetivo, dimensão e recursos disponíveis, selecionando o tipo de percursos e atividades de formação e treino simples.
5. Saber adotar as técnicas de orientação básicas e identificar estratégias de ensino destas técnicas.

Programa

1. Enquadramento legal.
2. Educação ambiental.
3. Cartografia específica.
4. Organização de atividades.
5. Técnicas de orientação.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 40.0%
  • - Avaliação prática - 20.0%
  • - Frequência - 30.0%
Avaliação por exame
  • - Avaliação prática - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Aires, A., et al (2011). Orientação: desporto com pés e cabeça. FPO.
2. Ferguson, C., & Turbyfill, R. (2013). Discovering orienteering. Human Kinetics.
3. Redmond, K., Foran, A., & Dwyer, S. (2010). Quality lesson plans for outdoor education. Human Kinetics.
4. SHAPE America – Society of Health and Physical Educators. (2015). Orienteering: a smart PE moves lesson plan. Human Kinetics.