Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes
teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas
expositivas e dialogadas. Os alunos elaboram trabalhos relativos à aplicação das matérias
teóricas à intervenção profissional.
A aprovação na unidade curricular poderá ser obtida por avaliação de frequência e/ou por
avaliação por exame.
A avaliação por frequência (200 pontos) inclui:
1) Teste escrito – 80 p. (Classificação mínima de 40p.)
2) Desempenho motor – 100 p. (Classificação mínima 40 p.)
3) Participação nas aulas – 10 p.
5) Participação em actividades complementares – 10 p.
Avaliação por exame:
1) O acesso ao exame está reservado aos alunos que obtenham pelo menos 40 pontos nos
trabalhos teórico-práticos durante a avaliação por frequência.
2) O exame consta de prova escrita e de prova oral, obrigatória para os alunos que na prova
escrita obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 valores.
Resultados de Aprendizagem
1. Promover a aquisição de conhecimentos sobre as especifidades da modalidade de ténis
relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional actual,
regras do jogo, espaços e apetrechos adequados a contextos de lazer e competitivos.
técnicos, dinâmica e tácticas de jogo nas versões de singulares e de pares. Saber identificar
as qualidades físicas associadas ao jogo de ténis e preparação física do praticante.
3. Promover a aquisição de saberes teóricos e competências práticas relativas à didáctica
do ténis. Conhecer e saber organizar o ensino por fases adequadas à idade e capacidades
dos praticantes.
4. Promover a aquisição de conhecimentos sobre a elaboração de planos de sessões de
treino de ténis e desenvolver competências sobre a orientação de treinos.
Programa
1. Caracterização da modalidade de ténis no contexto dos desportos.
2. Enquadramento histórico e institucional. Regras do jogo, espaços e apetrechos.
3. Gestos técnicos, dinâmica e tácticas de jogo nas versões de singulares e de pares.
4. Preparação física para o jogo de ténis fundamentada nos conhecimentos da fisiologia do
exercício e metodologia do treino desportivo.
5. Pedagogia e didáctica do ténis. Fases de progressão do ensino dos gestos técnicos e
comportamentos tácticos no ténis.
6. Exercícios para aprendizagem e treino. Cargas de treino associadas aos exercícios de
treino.
7. Planeamento e orientação de sessões de treino de ténis. Modelos de planos de treino.
Métodos de Avaliação
- - elementos de avaliação contínua - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alfonsi, S. (2007). Manual de Ténis. 1.ª ed. Cascais: Arteplural edições.
Brown, J & Soulier C (2013). Tennis: Steps to Success. Champaign: Human Kinetics.
Crespo, M.; Reid, M. & Miley, D. (2001). ITF Tennis Player Development. London:ITF.
Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.
Wilmore, J. & Costill, D. (1999) Physiology of Sport and Exercise. Champaign: Human
Kinetics.