Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas e os PL através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco. A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].
AF
1. Participação nas aulas e em outras actividades – 10p
2. Classificação nas provas T – 90p
3. Classificação na provas PL – 100p
Para aprovação na AF, o estudante terá de ter classificação mínima de: 50 p no item 3.
AE
1. Provas T – 100 p
2. Provas PL – 100 p
O acesso à prova PL está condicionado à obtenção de: 50 p na prova T.
Resultados de Aprendizagem
1. Conseguir identificar a história do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia, relacionando-os entre eles e com os outros Jogos Desportivos Coletivos.
2. Saber identificar, distinguir e compreender a simbologia específica do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia e suas regras de Jogo e adotar a sua terminologia e regulamentos.
3. Descrever e caracterizar a Etapa Inicial e a Etapa Elementar do Andebol, identificando a utilidade dos exercícios nestas etapas.
4. Conseguir identificar e caracterizar os jogos pré‐desportivos gerais e sua utilidade na iniciação e distinguir os jogos pré‐desportivos gerais dos jogos pré‐ desportivos de Andebol.
5. Saber identificar e diferenciar os diferentes objetivos do Jogo Reduzido, Jogo Condicionado e Jogo Formal.
6. Saber identificar e descrever as ações individuais ofensivas.
7. Saber identificar e caraterizar a posição base defensiva.
Programa
1. História do Andebol (nacional e internacional) e caracterização geral do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia
2. Simbologia e terminologia no Andebol, Andebol Adaptado e de Praia
3. Caracterização da etapa inicial e da etapa elementar
4. Regras do jogo e regulamentos específicos do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia.
5. Meios de ensino do Jogo
5.1. Jogos pré-desportivos
5.2. Exercícios
5.3. Jogo Reduzido, jogo Formal e jogo Condicionado
6. Componentes do Jogo: ações individuais ofensivas e defensivas.
Métodos de Avaliação
- - Prova Teórica - 50.0%
- - Prova Prática-laboratorial - 50.0%
- - Provas práticas-laboratoriais - 50.0%
- - Provas teóricas - 45.0%
- - participação nas aulas e outras atividades - 5.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Azevedo, P. (2002). A intervenção pedagógica dos treinadores de Andebol. Tese de Mestrado não publicada. Lisboa: UTL – FMH.
Barcenas, D., & Roman, J. (1991). Balonmano, tecnica e metodologia. Madrid: Editorial Gymnos.
Clanton, R., & Dwight, M. (2014) Team handball: steps to success. Champaign: Human Kinetics.
Mesquita, I. (2004). A pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos colectivos (3.ª edição). Lisboa: Livros Horizonte.
Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH e FAP.
Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. O ensino do Andebol dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH e FAP.