Desportos de Natureza e Turismo Ativo

Métodos de Ensino

Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral e da apresentação powerpoint, complementados através da visualização de vídeos didáticos, análise e discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adoptadas as seguintes estratégias e procedimentos: exposição oral, demonstração, observação/correção, instrumentos de observação e de avaliação e material didático específico.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a importância e o papel das atividades dos desportos na natureza e de turismo ativo (DNTA) no contexto da recreação e lazer em geral e na prática do ecoturismo em particular;

2. Conhecer o perfil dos praticantes dos DNTA, bem como o enquadramento político-legal e institucional das atividades;

3. Conhecer o perfil, funções e formação necessária dos profissionais ligados aos DNTA;

4. Caracterizar a oferta e a procura de atividades dos DNTA;

5. Entender o potencial das atividades dos DNTA para a estruturação dos territórios e para o desenvolvimento local;

6. Conhecer os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projectos e eventos inseridos no âmbito das actividades dos DNTA;

7. Adaptar práticas dos DNTA a diferentes contextos, tendo em conta os espaços disponíveis, equipamentos e infra-estruturas de apoio necessários, a análise do risco e da segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Programa

1. Recreação, lazer, animação turística, desportos de natureza e turismo ativo (DNTA): origem, conceitos e características;

2. Os praticantes dos DNTA: perfil, motivação e caracterização;

3. Os profissionais dos DNTA: perfil, funções e formação;

4. O mercado: caracterização da oferta e da procura de atividades dos DNTA; tipologia das empresas de animação turística e outras organizações intervenientes;

5. DNTA e Ecoturismo: implicações no desenvolvimento local sustentável;

6. Organização de actividades dos DNTA: espaços, equipamentos e infra-estruturas de apoio;

7. Planeamento e gestão de programas, projectos e eventos dos DNTA (conceitos, estruturação e casos práticos):

7.1. Planeamento, gestão e dinamização de atividades;

7.2. Gestão e manutenção de materiais e equipamentos;

7.3. Gestão de espaços naturais com preocupações de sustentabilidade;

7.4. Gestão de instalações recreativas;

7.5. Gestão do risco e da segurança

Métodos de Avaliação

Frequência ou Exame
  • - Componente teórico-prática (60%) - Projecto - 60.0%
  • - Componente prática-laboratorial (40%) - 40.0%
Frequência ou Exame
  • - Componente teórico-prática (60%) - Projecto - 60.0%
  • - Componente prática-laboratorial (40%) - 40.0%
Frequência ou Exame
  • - Componente teórico-prática (60%) - Projecto - 60.0%
  • - Componente prática-laboratorial (40%) - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, M. (2013). “Turismo e desporto na natureza”. Estoril: ADA Desnível/ESHTE.

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Gomes, R. (2005). “Os lugares do Lazer”. Lisboa: IDP.

Haworth, J., & Veal, A. (2004). “Work and Leisure”. New York: Routledge

Marinho, A. & Bruhns, H. (2003). “Turismo, Lazer e Natureza”. São Paulo: Editora Manole.

McLean, D., Hurd, A, & Rogers, N. (2008). “Recreation and Leisure in Modern Society”. Sudbury: Jones and Bartlett

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