Didática da LGP: 3.º Ciclo e Ensino Secundário

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar o objeto de trabalho da didática da LGP: fronteiras e contributos teóricos interdisciplinares

2. Compreender a relação do ensino da língua materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos didáticos às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da LGP e as especificidades do 3º CEB e Secundário;

5. Conhecer e produzir materiais didáticos e recursos para a didática da LGP LM;

6. Analisar os domínios programáticos e o desenho curricular dos domínios de ensino da LGP  para ambos os ciclos;

7. Desenvolver sugestões e tarefas didáticas nos domínios da literacia, Interação em LGP,L iteratura e Cultura Surda e gramática.

Programa

1.  Ensino da LGP: objeto e objetivos,

2.  Análise crítica dos Programas de LGP: questões teóricas e metodológicas,

3. Importância da literatura surda no desenvolvimento da competência linguística,

4. Didática da literatura e da língua no 3º Ciclo e Secundário: objetivos e especificidades,

5. Técnicas de planificação em língua e literatura

6. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da Língua Materna,

7. Apreciação crítica de materiais didáticos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - exame escrito e em LGP - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Realização de um teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
  • - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ana Mineiro [et ali]. (2010) Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa. In: Memorias del Sétimo Simposium Iberoamericano de Educación, Cibernética y Informática: SIECI 2010 – Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética y Informática, Orlando, Florida.

CASTELO-BRANCO, Joana; CALDAS, Alexandre Castro; ROLDÃO, Maria do Céu (2011), Questões Sobre Ensino-Aprendizagem, coleção LGP, nº16, Lisboa: UCP

CAVACO,F (coord) (2007), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico,  e Ensino Secundário DGIDC, M.E, 2007

LADD, Paddy (2003), Understanding Deaf Culture In Search of Deafhood, UK, Multilingual Matters

MORGADO, Marta (2012) Literatura das Línguas Gestuais, coleção LGP, nº11, Lisboa: UCP

QER, Josep (2012) MINEIRO, Ana (coord), Investigação em Línguistica das Línguas Gestuais – Research In Sign Language Linguistics, coleção LGP, nº25, Lisboa: UCP