Didática da LGP como Língua Segunda

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer o referencial teórico sobre a didática da Língua Segunda

Perceber o que é um implante coclear

Entender a necessidade da LGP como língua acce a todos os surdos

Criar exercícios específicos para a construção da identidade surda

Criar materiais didáticos para o Ensino da LGP como L2 para crianças e jovens surdos

Programa

1.A criança implantada e as fases de aquisição da LGP e do Português

2. O Implante Coclear: ganhos e perdas?

3. Implante Coclear: quantas identidades?

4. LGPL2 e PortuguêsL2

5. Análise e Criação de Materiais Didáticos para o ensino da LGP como L2

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - teste escrito - 50.0%
  • - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
Exame Final
  • - exame escrito e em LGP - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, José Afonso (2011), Introdução às Ciências da Educação – Temas e problemas da educação inclusiva, Coleção Língua Gestual, nº 9, Lisboa: UCP

Madeira, Ana (2017). Aquisição de língua não materna. In Maria João Freitas e Ana Lúcia Santos (eds.) A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, pp. 305-330. Berlin: Language Science Press

Santana, Ana Paula (2007), Surdez e Linguagem, Plexus

Nunes, Maria Vânia & CALDAS, Alexandre Castro (2012), Neurociência e Cognição, Coleção Língua Gestual, nº20, Lisboa, UCP

Soares, João Pedro Caixinhas Moreira (2017), Implante Coclear: Considerações Éticas e a Cultura Surda, trabalho final do Mestrado Integardo em Medicina, Universidade de Lisboa. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31889/1/JoaoPMSoares.pdf