Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As sessões presenciais estão organizadas de forma a permitir a participação dos mestrandos no debate dos conteúdos expostos pelo docente, uma vez que terão acesso aos materiais de apoio, relacionados com os conteúdos, antes das sessões presenciais. Na exposição dos conteúdos, sempre que possível, irão ser usados vídeos ilustrativos. Nas horas destinadas aos seminários, os mestrandos irão utilizar o currículo de LGP, as competências esperadas em LGP, as OCEPE e o conhecimento adquirido nas sessões prévias (teóricas e teórico/práticas) para planificarem intervenções de acordo com a faixa etária das crianças e para construirem materiais didáticos.
Resultados de Aprendizagem
Descrever o processo e as fases de aquisição da linguagem na criança surda exposta a diferentes modalidades e metodologias de intervenção linguística;
Enquadrar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem no contexto Português da Educação de infância, nomeadamente ao nível da legislação da creche e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE);
Planificar, no âmbito do currículo de LGP (1ª Infância e Pré – Escolar), usando as estratégias e os materias didáticos mais adequados ao desenvolvimento da criança e de acordo com o Programa de LGP.
Programa
1 – Definição de conceitos: Língua primeira (L1), Língua materna, Língua nativa, Língua natural e Língua segunda (L2);
2 – Aquisição da linguagem e surdez
3 – Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE)
4- Desenvolvimento de competências em LGP: papel dos familiares, adultos surdos, crianças surdas e dos educadores e professores de LGP.
5 – O currículo de LGP: 1ª Infância e Pré-escolar
6 – Estratégias visuais na interação em LGP: a importância e adequação dos materiais didáticos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - teste individual - 50.0%
- - trabalho de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brown, H., D. (1994). Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents.
Carmo, H.; [et ali] (2008). Programa curricular de LGP. Ministério da Educação, DGIDC.
Freire, M. (2009). O desenvolvimento da literacia na criança surda: Uma abordagem precoce centrada na família para uma intervenção precoce. Medi@ções – revista Online da Escola Superior da Educação de Setúbal, 1(1).
Mayer, C., & Leigh, G. (2010). The changing context for sign bilingual education programs: issues in language and the development of literacy. Deafness and bilingual education,Vol 13, Issue 2. DOI:10.1080/13670050903474085
O’Grady, W. (2007). How Children Learn Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Simms, L., Baker, S., Clark, M. D. (2013). The Standardized Visual Communication an Sign Language Checklist for Signing Children. Sign Language Studies, 14 (1), 101-124.