Direito da União Europeia

Com a análise dos conteúdos programáticos expostos e lecionados pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos que lhes permitam: (1) apreender a importância do processo de integração europeu, analisando o seu passado, percebendo o presente e a influência na sua via quotidiana bem como equacionando criticamente os principais desafios que se colocam, na atualidade da União Europeia; (2) compreender o funcionamento da União Europeia, enquanto união de Estados e de cidadãos.

As aulas terão um cariz teórico-prático, sendo privilegiado o método expositivo, formativo, interativo e interrogativo.
Partimos da exposição e análise do real, de situações concretas para a identificação e análise da temática presente, após o que efetuaremos a exposição dos conceitos envolvidos e a identificação e interpretação das normas e princípios aplicáveis.

Objetivos:

Entendimento do processo de integração europeu (passado, presente e futuro) : as suas principais
conquistas e desafios futuros;

Caracterização do ordenamento jurídico da União: princípios, fontes, natureza, caraterísticas, sistema institucional e organização jurisdicional;

Caracterização do mercado interno europeu e do regime jurídico dos direitos fundamentais na UE.

Competências:

Capacidade de compreender e interpretar os Tratados em vigor;

Capacidade de analisar e aplicar o quadro normativo da União Europeia;

Capacidade de compreender o regime dos direitos fundamentais nas suas relações com os ordenamentos jurídicos nacionais e a jurisdição do Conselho da Europa.

Capacidade de compreender a organização europeia: política, económica, institucional, jurisdicional;

CAPÍTULO I – HISTÓRIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA
1. Contexto Histórico-Cultural
2. A criação das Comunidades Europeias
a. Os tratados fundadores