Conhecimentos de Base Recomendados
Nada a assinalar
Métodos de Ensino
O aluno será orientado por um professor designado pelo conselho técnico-científico
Resultados de Aprendizagem
A Dissertação tem subjacente um trabalho de natureza científica sobre um tema ou tópico do domínio de conhecimento do mestrado na área das ciências empresariais.
Visa fomentar a capacidade de iniciativa, autonomia na pesquisa e a aplicação dos saberes adquiridos, decisão e organização de trabalho por parte do mestrando, e demonstrar que tem a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no decurso da componente curricular e de analisar um tópico específico da sua área de formação, de forma crítica e independente.
Programa
Ao optar por esta modalidade de Dissertação , o aluno centra o seu trabalho na investigação sobre um assunto relevante na área de conhecimento do mestrado que frequenta. Tipicamente, o tópico a investigar surge como resultado de uma análise aprofundada da literatura existente e visa fundamentalmente resolver uma questão relevante do ponto de vista teórico. Assim, a Dissertação deve ter:
Uma componente de enquadramento e discussão crítica da literatura relevante
Uma componente de exercício teórico ou experimental que promova uma abordagem inovadora do tema ou tópico escolhido.
Metodologia (métodos e técnicas usadas na recolha da informação , procedimentos e tratamento da informação)Uma síntese conclusiva e sugestões para trabalho futuro.
Uma síntese conclusiva e sugestões para trabalho futuro.
O estudo aplicado (narrativa da história da empresa, realidade organizacional, análise
Referências bibliográficas;
Anexos e Apêndices
O trabalho final deverá ser encadernado a quente e ter no máximo 80 páginas excetuando anexos ou Apêndices, em apenas um lado da página, com espaçamento de linhas de 1,5 espaços e com 10 pt.
A fonte será “Areal” e as margens devem ser de 3 cm à esquerda e 2,5 cm à direita, superior e inferior.
O parágrafo deve ser com avanço na primeira linha de 1,5pt. As páginas devem ser numeradas
consecutivamente e organizadas da seguinte forma:
1. A capa do trabalho deverá conter a seguinte informação: nome do Instituto, tipo e título do trabalho, o nome do autor, o nome do mestrado, o nome do orientador e coorientador 5 se aplicável e a data. O modelo para a capa é apresentado em anexo e deverá ser impresso em cartolina;
2. A primeira página deverá conter o título da dissertação, o nome do aluno, do(s) orientador (es) e a data;
3. A página de resumo (p. 2) deve conter o título do projeto e um único parágrafo que resume os principais aspetos do projeto em menos de 100 palavras (Resumo / Abstract). Segue-se uma lista de até quatro palavras-chave / keywords. Tanto o resumo como as palavras-chave devem incluir uma versão em inglês;
4. A terceira página será destinada aos agradecimentos;
5. O índice geral, e eventual índice de tabelas, figuras e/ou gráficos constará na página 4 e seguintes;
6. As referências bibliográficas devem ser citadas no texto, seguindo o Sistema de referenciação APA (American Psychological Association, ou seja, incluindo entre parênteses o apelido do autor e o ano de publicação, tal como por exemplo (Schalman, 1997), ou se forem mais do que dois autores pelo apelido do primeiro autor e pela expressão et al seguido do ano de publicação (Johannessen et al, 2001).
Observe os seguintes exemplos de citações de artigos de revistas técnicas / científicas, de livros, de capítulos de livros editados e da Internet: Revista técnica / científica:
Johannessen, J.-A., Olsen, B. & Lumpkin, G. T. (2001). Innovation as newness: what is new, how new and new to whom? European Journal of Innovation Management, 4(1), 20-31. Williams, A. Mc. & Siegel D.S., (2011). Creating and Capturing Value: Strategic Corporate Social Responsibility, Resource-Based Theory, and Sustainable Competitive Advantage, Journal of Management, 37(5), 1480-1495.
Livros: Yin, Robert K. (2001). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman.
Capítulos de livros editados: Stake. R. E. (2000). Case studies. In: N. K., Denzin & Y. S., Lincoln (eds.),
Handbook of qualitative Research (pp. 435-454). London: Sage. Internet: Walt Disney Company. (1999).
Disney’s Investors Relations – FAOs. Disponível: http://disney.go.com/corporate/investors/shareholder/fag.brml. acedido 15 Junho 1999.
7. Todas as figuras, gráficos, tabelas, são incluídos nas 50 páginas e devem ser numeradas consecutivamente com algarismos árabes pela ordem que aparecem no texto. A legenda deve ser incluída no caso dos gráficos e figuras. As tabelas devem ter um título. Todos os quadros, figuras e gráficos devem indicar a fonte bibliográfica;
8. No final do corpo do trabalho e antes dos anexos ou apêndices, devem ser listadas as referências bibliográficas, por ordem alfabética geral do apelido do primeiro autor, ordenados independentemente de se tratar de artigo, livro, capítulo de livro ou página da internet
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Nada a assinalar