Dissertação

Conhecimentos de Base Recomendados

Para a realização com sucesso desta UC não letiva, importa avaliar o interesse do mestrando, para aferir sobre o que melhor responde às suas aptidões e necessidades profissionais e de investigação. Por outro lado, é indispensável que o mestrando possa servir-se das competências adquiridas durante a parte letiva e as aplique no trabalho que desenvolva, seja através da Dissertação, do Trabalho de Projeto ou da realização de um Estágio. Cada mestrando é acompanhado por um orientador, em regra, professor da IES e ainda, no caso do Estágio, por um supervisor externo, da entidade acolhedora. 

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:

1. Trabalho autónomo com orientação tutorial

A Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio e Relatório será realizado pelo estudante, com a orientação de um ou mais docentes  e, no caso de Estágio, também um supervisor da entidade acolhedora, que acompanham e apoiam o estudante ao longo desse percurso de desenvolvimento do seu trabalho.

2. Seminário (8h) 

São destinadas à apresentação intercalar dos trabalhos, permitindo a partilha de experiências e dificuldades, fomentando a entreajuda e impulsionando a conclusão dos trabalhos respetivos com os níveis de qualidade pretendidos.

Resultados de Aprendizagem

Nota prévia: Este texto aplica-se às FUC das três modalidades possíveis para a realização da componente não letiva do Mestrado em Controlo de Gestão: Dissertação, Trabalho de Projeto e Estágio e Relatório, devendo o estudante selecionar uma delas.  

Objetivos:

Desenvolver, acompanhados por um orientador, e eventualmente um ou mais coorientadores (e ainda um supervisor, no caso do Estágio), conhecimentos e competências metodológicas que serão aplicados na elaboração de uma Dissertação, de um Trabalho de Projeto ou de um Estágio de natureza profissional e respetivo Relatório final, dentro das áreas de conhecimento do Mestrado em Controlo de Gestão. Consoante os objetivos específicos, cada estudante deverá selecionar a modalidade entre as três identificadas para realizar a componente não letiva deste mestrado.

A Dissertação tem por objetivo a realização de um trabalho original de natureza científica, envolvendo a adoção de metodologias, métodos e técnicas de investigação apropriadas e suportando-se na literatura científica sobre o tema.

O Trabalho de Projeto tem por objetivo a realização de um trabalho de natureza aplicada a uma organização, empresarial ou não, visando a resolução de um problema específico da mesma com uma solução inovadora ou melhoria de processos, envolvendo a aplicação integrada de conhecimentos e metodologias apropriadas. 

O Estágio tem por objetivo complementar a formação académica através da integração orientada numa organização, empresarial ou não, que constitui a entidade acolhedora do estágio, tendo por base um plano de atividades a desenvolver na mesma, terminando com a elaboração de um relatório final, onde analise criticamente os procedimentos e ou processos tratados no âmbito do estágio, bem como os contributos decorrentes do mesmo.  

Para apoiar na concretização da elaboração da Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio e relatório inclui-se na unidade curricular 8h de seminários que são destinados à realização de uma apresentação intercalar dos seus trabalhos, por parte dos mestrandos, partilhando experiências e dificuldades, e obter o feedback e contributos de todos os presentes na sessão para, mais eficientemente, culminar o seu trabalho. 

Independentemente da modalidade escolhida, pretende-se que o estudante obtenha as seguintes competências: 

1. Capacidade de identificar um tema de investigação na área do controlo de gestão; 

2. Capacidade de pesquisar, selecionar, analisar, interpretar e comparar literatura e informação relevantes sobre o tema de investigação selecionado, ;  

2. Capacidade de compreensão de conceitos e teorias fundamentais que suportem o tema de investigação selecionado; 

3. Capacidade de aplicação de conhecimentos, recorrendo a um método científico adequado ao objetivo de investigação proposto; 

4. Capacidade de síntese, organizando e sintetizando a informação recolhida e os resultados / soluções propostas no trabalho final; 

5. Capacidade crítica na análise dos resultados ou avaliação das soluções propostas. 

Programa

 

1. Realização da Dissertação, ou Trabalho de Projeto, ou Estágio e respetivo Relatório, contando com a tutoria dos Orientadores, e eventualmente coorientador(es), assim como, com o apoio do Supervisor no caso de Estágio.

Na Dissertação e no Trabalho de Projeto os temas são enquadrados no âmbito das temáticas do curso e que respeitem os seus objetivos. No caso dos Estágios, a sua realização privilegiará os departamentos de controlo de gestão ou, na sua ausência, serão os departamentos encarregues dessas tarefas.

 

2. Realização de uma apresentação intercalar pelos mestrandos da sua Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio e Relatório, com cariz obrigatório.

Esta sessão contará com a presença da Comissão Científica do mestrado e serão ainda convidados a participar os respetivos orientadores.

Pretende-se criar uma sessão de brainstorming e de feedback para os mestrandos, onde haja partilha de experiências e dificuldades, fomentando a entreajuda e impulsionando a conclusão dos trabalhos respetivos com os níveis de qualidade pretendidos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

A bibliografia é específica para cada Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio e Relatório realizado, estando em concordância com o tema escolhido para o trabalho desenvolvido.