Conhecimentos de Base Recomendados
Nada a assinalar.
Métodos de Ensino
Os mestrandos terão a orientação e o apoio de um orientador do ISCAC (professor especialista ou professor doutorado). Poderão ter, também, um ou mais co-orientadores.
Resultados de Aprendizagem
A Dissertação consiste em desenvolver, de uma forma crítica, um trabalho de natureza científica sobre um tema na área do marketing e dos negócios internacionais. Visa, assim, estimular a capacidade de iniciativa, a autonomia na investigação e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos pelo mestrando na parte letiva do mestrado.
Programa
Ao optar pela modalidade de Dissertação, o mestrando centra o seu trabalho na investigação de um tema relevante na área de conhecimento do mestrado de marketing e negócios internacionais. Especificamente, o tema a investigar resulta de uma apurada revisão da literatura existente sobre o mesmo e da escolha de uma metodologia adequada. Assim, a Dissertação deverá contemplar os seguintes pontos:
1- Introdução (Breve enquadramento do estudo, apresentação breve da empresa em estudo, problema de investigação evidenciado e estrutura do texto escrito);
2- Enquadramento teórico (Revisão da literatura, definição das variáveis e hipóteses de investigação);
3- Metodologia (quantitativa e/ou qualitativa)
4-Resultados
5- Discussão
6- Conclusões (ensinamentos do estudo, contributos para a gestão e contributos para desenvolvimentos futuros);
7- Referências bibliográficas;
8- Anexos / Apêndices
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.
Malhotra, N.K. (2019). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada, editora Bookman, 7ªedição.
Yin, R. K. (2000). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. Sao Paulo: Bookman.
Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.
Citações: As citações e referências bibliográficas deverão ter em conta o estilo APA, que segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association. Ver, também, o guia para elaboração e apresentação do trabalho final do mestrado.