Conhecimentos de Base Recomendados
Restantes unidades curriculares do plano de estudos.
Métodos de Ensino
A componente de Dissertação | Projeto | Estágio tem como objetivos aplicar conhecimentos face a novos desafios que se colocam no exercício da profissão. Trata-se de uma unidade curricular de inserção profissional, em que se pretende que os alunos sejam capazes de aplicar conhecimentos quando confrontados com a realidade do setor. De acordo com a regulamentação referente ao Processo de Bolonha, visa-se assim a integração de conhecimentos, saber lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem. Por essa razão, a componente de orientação tutorial é fundamental.
A componente de investigação recai sobre um trabalho de cariz científico desenvolvido pelos alunos, centrado num tema relacionado com a área de atividade da Dissertação | Projeto | Estágio a levar a cabo. Este trabalho é elaborado seguindo um rigoroso conjunto de normas e requisitos definidos pelas docentes que lecionam a disciplina, constantes de um “Regulamento”, apresentado e disponibilizado aos alunos no início do ano letivo.
A apreensão de conhecimentos nesta unidade curricular reparte-se entre atividades de carácter presencial e atividades autónomas. Numa primeira fase, serão realizadas sessões coletivas com os alunos de modo a poder auscultar as suas preferências em relação ao trabalho final e a ministrar conteúdos relativamente a normas gerais de elaboração de trabalhos de investigação.
A orientação individual dos trabalhos permite orientar e acompanhar o trabalho autónomo desenvolvido pelo aluno, incentivando-se a sua capacidade de investigação, bem como de reflexão, de implementação de ideias e de articulação da revisão bibliográfica efetuada relativamente ao tema escolhido para a Dissertação | Projeto | Estágio.
Na componente de estágio, será tida em conta a avaliação feita pelo supervisor da instituição de acolhimento. Esta unidade curricular é fundamental para que cada estudante seja capaz de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Repartida entre atividades de orientação tutorial e atividades desenvolvidas autonomamente pelo estudante. Com a duração anual, esta unidade curricular funciona em articulação com o Seminário que ocorre no 1º semestre e onde é definido o plano de trabalho para a Dissertação | Projeto | Estágio e elaborada a contextualização teórica (revisão da literatura fundamental). Através do Regulamento de Dissertação | Projeto | Estágio definem-se os aspetos fundamentais bem como responsabilidades de cada interveniente: estudante, orientador, supervisor e Escola.
Durante o semestre, após escolha do tema e entrega do plano de trabalhos, o estudante desenvolverá o trabalho de Estágio/projeto/dissertação, sob orientação do orientador e coorientador (sempre que aplicável) com vista à conclusão do mesmo e sua apresentação em provas públicas. A avaliação integra a elaboração e defesa pública de um relatório fundamentado o que corresponde à nota final desta UC. Anteriormente, são igualmente definidas etapas de elaboração do mesmo e estabelecidas entregas intercalares, para avaliação. O relatório é apresentado perante um júri responsável pela atribuição da classificação final. A apreciação qualitativa do supervisor é tida em conta.
Resultados de Aprendizagem
Nesta UC, o aluno deve aplicar os conhecimentos adquiridos e demonstrar capacidade de investigação e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Tratando-se de uma unidade curricular que integra trabalhos práticos e de investigação, pretende-se consolidar, através da observação e prática exercidas, os conhecimentos adquiridos e consolidados no 1.º ano do Mestrado. Existe, durante o semestre, um acompanhamento personalizado dos estudantes pelo Orientador e Coorientadores, caso existam, a quem compete supervisionar o progresso do estudante e orientar de forma a concretizar os objetivos fixados. Com o desenvolvimento da dissertação, o estudante terá que realizar investigação, com aprofundamento das competências e saberes profissionais, sempre que existentes, incentivando-se a inovação. A elaboração do documento final implica a interligação dos vários conhecimentos, desenvolvimento de soluções ou apresentação de reflexões relevantes, com resumo das conclusões obtidas.
São objetivos desta unidade curricular:
– Adquirir competências ao nível dos métodos de investigação nas áreas da gestão ;
– Adquirir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
– Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Esta UC pretende integrar duas componentes: a de inserção profissional – Estágio|Projeto e a de trabalho de investigação – Dissertação, que se materializa na elaboração de um Relatório fundamentado assente na teoria adquirida e na potencial prática experienciada.
A UC Estágio/ Projeto/ Dissertação, o estudante pode optar por desenvolver um trabalho de estágio profissional, um projeto de investigação ou uma dissertação científica convencional. Em qualquer das modalidades, deverá apresentar um trabalho original, desenvolvido especificamente para esta UC, onde apresente o trabalho desenvolvido.
O estudante pode optar entre:
1) a realização de um trabalho de pesquisa/dissertação ;
2) a realização de um estágio numa organização de acolhimento e aí desenvolver o diagnóstico e/ou a resolução de problemas, evidenciando um contributo relevante para a organização;
3) a concretização de um projeto que se centra no diagnóstico de uma situação problemática identificada, no estudo de um problema novo ou na aplicação de métodos e instrumentos de resolução de uma situação problemática já identificada por outrem ou pelo estudante
A realização da Dissertação | Projeto | Estágio associada a uma forte componente de investigação científica proporciona ao aluno entrar em contacto com situações reais de intervenção nos domínios da gestão de negócios bem como a aplicação e a atualização dinâmica dos saberes adquiridos, traduzindo-se numa sólida formação. Acresce que a ESTGOH dispõe de uma vasta rede de protocolos com organizações relevantes, o que permite uma oferta alargada de contextos de intervenção.
Programa
O plano de trabalho é definido em estreita articulação com a UC de Seminário. O programa é definido de acordo com um orientador e tipo de tema a ser desenvolvido. O tema do trabalho a desenvolver e, consequentemente, o programa a realizar é proposto pelo aluno e aceite por um Docente Orientador. O estudante deverá elaborar a proposta de plano de trabalho onde são definidos os objetivos, as tarefas e o plano de trabalhos para o semestre.
– O estágio tem a duração mínima de 4 meses, numa organização indicada pelo aluno ou proposta pela ESTGOH, através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. O estágio decorre no país ou no estrangeiro, inserido no programa de mobilidade Erasmus Estágios.
– Na modalidade de projeto não está definida uma duração mínima.
– A dissertação desenvolve-se com o acompanhamento tutorial do docente designado. O trabalho de orientação é feito pelos Docentes responsáveis e, no caso do Estágio, é supervisionado por um especialista, colaborador da organização de acolhimento, de reconhecido mérito e com responsabilidade funcional na área de intervenção.
No início do semestre, o estudante deverá elaborar uma proposta de plano de trabalho em conjunto com o Orientador, após escolhido o tema. A dissertação será obrigatoriamente orientada ou coorientada por um doutor ou especialista. Na orientação terá que participar um docente da Instituição, podendo ainda participar personalidades de mérito reconhecido pela Comissão Científica do Mestrado. O Conselho Técnico-Científico, sob proposta do coordenador de curso , nomeará um júri para a discussão pública. A classificação final é obtida pela avaliação conjunta dos seguintes itens:
– qualidade e rigor dos documentos que constituem o trabalho,
– apresentação escrita e oral do trabalho,
– abordagem técnico-científica do tema em estudo,
– segurança na exposição,
– argumentação do mestrando às questões colocadas pelo júri.
Durante o desenvolvimento da dissertação, pretende-se que os estudantes realizem as seguintes tarefas:
– Pesquisa bibliográfica; Realização do programa de trabalhos estabelecido (que, por exemplo, pode incluir estudos de campo);
– Análise e discussão dos resultados obtidos. Reflexão sobre os mesmos e apresentação de sugestões para continuar e/ou complementar os trabalhos;
– Preparação de documentos escritos, com incentivo na publicação de artigos científicos.
Esta unidade curricular finaliza o percurso académico dos estudantes no ciclo de estudos, pretendendo-se que os futuros profissionais estejam aptos a resolver desafios e problemas de forma estruturada, rigorosa e a abordar, de forma multidisciplinar, problemas relacionados com a gestão enquadrando-os nos respetivos contextos técnico- científicos, económico, social e ambiental. Deve ser ainda referido que a unidade curricular de Estágio/ Projeto/ Dissertação
possui um caráter particular comparativamente com as demais UC’s deste curso, uma vez que a sua discussão em provas públicas constitui obrigatoriamente o ato académico final em termos de conclusão das unidades curriculares do ciclo de estudos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - apresentacao e discussao publica do trabalho final de mestrado - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ARTIGOS CIENTIFICOS específicos de acordo com o tema escolhido pelo estudante
Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd edition). Oxford University Press
Cooper, D., & Schindler, P. (2014). Business Research Methods (4th edition). McGraw-Hill
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2015). Research Methods for Business Students (7th edition). Pearson