Conhecimentos de Base Recomendados
Comportamento do Consumidor e Marketing Estratégico
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, abordando os últimos desenvolvimentos teóricos, enquadrados na prática empresarial actual.
Slides em Powerpoint, disponibilizados aos alunos.
Recurso a pequenos vídeos sobre os diferentes itens do programa, demonstrando a realidade actual da actividade das empresas no âmbito do Retalho.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
Pretende-se que os alunos pensem os vários problemas da Distribuição e do Marketing de Retalho numa perspectiva de através da disponibilização de tempo, de espaço e da posse de utilidades, assegurar satisfação ao utilizador final.
O curso centra-se no modo como a distribuição e o retailing podem fornecer serviço aos clientes, quer aos utilizadores finais que servem, quer às organizações que os definem.
Competências a desenvolver:
De forma a conseguir atingir com sucesso estes objectivos, os alunos estarão expostos a duas componentes distintas, mas interrelacionadas: A distribuição e o Marketing de Retalho. Na primeira componente pretende-se que os alunos reflictam sobre as noções de distribuição, de aparelho comercial e de circuitos e canais de distribuição. Na segunda parte, que procedam à análise do ponto de venda, numa perspectiva multifacetada.
Programa
1. Introdução ao Retailing
2. Construir e desenvolver relações
2.1 Valor e cadeia de valor
2.2 O marketing de relacionamento do retalhista
2.3 Tecnologia e relacionamento em retalho
3. O planeamento estratégico
3.1 Análise da situação
3.2 Objectivos
4. Classificação dos operadores de retalho
4.1 Instituições de retalho por tipo de propriedade
4.2 Instituições de retalho por tipo de mix-estratégico
5. Formas não tradicionais de retailing
5.1 Marketing directo
5.2 Vending
5.3 Retalho online
6. Análise do consumidor
6.1 demografia do consumidor e estilos de vida
6.2 Necessidades e desejos do consumidor
6.3 Atitudes e comportamentos de compra
7 Aquisição e tratamento da informação
7.1 O sistema de informação do retalhista
7.2 O processo de pesquisa de mercado
8. Análise das áreas de influência
8.1 A importância da localização para o retalhista
8.2 Análise das áreas de influência
9. A selecção do lugar
9.1 Tipos de localização
9.2 Localização e avaliação do lugar
10. Organização do retalho e gestão dos recursos humanos
10.1 A criação de uma organização de retalho
10.2 A gestão dos recursos humanos em retalho
11. Gestão das operações: dimensão financeira e operacional
11.1 Dimensão financeira
11.2 Dimensão operacional
12. Construção e implementação de planos de merchandising
12.1 A criação dos planos de merchandising
12.2 A implementação dos planos de merchandising
13. A gestão do merchandising financeiro
13.1 A avaliação do inventário
13.2 Previsão e orçamentação do merchandising
14. O pricing
14.1 Factores externos que efectam a estratégia de preço do retalhista
14.2 O desenvolvimento de uma estratégia de preço do retalhista
15. Comunicação e imagem em retailing
15.1 O significado da imagem do retalhista
15.2 A atmosfera do ponto de retalho
16. Estratégia promocional
16.1 Os elementos do mix-promocional do retalhista
16.2 O planeamento da estratégia promocional do retalhista
17. Integração e controlo da estratégia de retailing
17.1 A integração da estratégia de retalho
17.2 A auditoria de retalho como forma de controlo
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berman, B., Evans, J. e Chatterjee, P. (2021), Retail Management: A Strategic Approach, 13th ed., Pearson (referência base do curso-disponível na Bib.).
Dunne, O., Lusch, R. and Carver, J. (2012), Retailing, International Edition, 8th. ed., Cengage Learning (disponível na Bib.).