Durabilidade e Reabilitação de Estruturas de Betão

Resistência dos Materiais; Materiais de Construção.

Aulas teórico-práticas de exposição, resolução de problemas, discussão (troca de ideias e debates), apresentação escrita e oral de relatórios. Durante a apresentação dos assuntos teóricos e práticos os alunos serão inquiridos para manterem uma participação ativa na aula. Nas aulas os alunos serão ainda estimulados a interpretarem técnico-cientificamente problemas práticos. O esclarecimento de dúvidas quer na resolução de exercícios quer na interpretação das matérias teóricas será um complemento importante no processo de aprendizagem dos alunos.

Objectivos:

– Aprender a teoria e a prática sobre a durabilidade e reabilitação de estruturas de betão armado.

Competências genéricas:

– Aplicação de conhecimentos; aumento da compreensão dos temas associados ao espaço urbano; realização de julgamentos/tomada de decisões; aumento da capacidade para comunicar e discutir assuntos tecnológicos; desenvolvimento do sentido critico e da autoaprendizagem.

Competências específicas:

– Adquirir novos conhecimentos e aumentar a capacidade de compreensão sobre os assuntos relacionados com a durabilidade e a reabilitação de estruturas de betão; aprender os princípios fundamentais sobre os mecanismos de deterioração e as medidas de proteção para eliminar ou reduzir esse risco; aprender a avaliar o estado das estruturas; aprender as várias técnicas de reabilitação e reforço estrutural; dotar os alunos de competências para identificar causas, emitir juízos e desenvolver e acompanhar a execução de soluções na área da reabilitação de estruturas de betão.

1. Conceitos e princípios de degradação

Conceitos básicos sobre a durabilidade das estruturas.

Causas e mecanismos de deterioração: processos físicos, químicos e biológicos.

Corrosão das armaduras. Condições de exposição.

Medidas de proteção das estruturas para reduzir o risco da deterioração, regras regulamentares relativas à durabilidade (EN1992-1-1, EN206 e EN1504).

2. Avaliação e reabilitação

Avaliação do estado das estruturas: identificar anomalias e caracterizar o estado de deterioração da estrutura.

Técnicas de inspeção e ensaios.

Princípios e técnicas de reparação e reforço estrutural: selagem de fendas; betão projetado; encamisamento de betão armado; colagem de chapas de aço; colagem de materiais compósitos poliméricos.

3. Materiais e técnicas inovadoras de reforço

Caracterização de novos materiais usados na reabilitação estrutural.

Ligação entre o betão existente e os materiais novos. Comportamento dos compósitos.

Exemplos de intervenção na reabilitação em estruturas de betão.

A. Costa (2011); Reabilitação e Reforço de Estruturas: Corrosão do aço e Deterioração do Betão, IST.

CEB Bulletin 162 (1983); Assessment of Concrete Structures and Design Procedures for Upgrading; CEB.

CEB Bulletin 183 (1992); Durable Concrete Structures; CEB; Thomas Telford.

CEB Bulletin 243 (1998); Strategies for Testing and Assessment of Concrete Structures; CEB.

CEB – Bulletin 192 (1989); Diagnosis and assessment of Concrete Structures; CEB.

F. Branco (2011); Reforço e Reabilitação de Estruturas: Reforço por colagem de chapas de aço, IST.

Durabilidade e Reabilitação de Estruturas de Betão (s.d.) – Apontamentos de apoio disponibilizados pelos docentes.

fib Bulletin 142 (2001); Externally bonded FRP reinforcement for RC structures, fib.

FIP (1991); Repair and Strengthening of Concrete Structures; Thomas Telford.

H. Costa (s.d.); Betões Especiais – Propriedades e Comportamento; apontamentos disponibilizados pelos docentes.

J. Appleton (2013); Estruturas de Betão, Ed. ORION.

J. Appleton, A. Gomes (s.d.); Reforço de Estruturas de Betão Armado por Adição de Armaduras Exteriores. IST

J. Appleton, A. Gomes (s.d.); Reforço de Estruturas de Betão Armado por Encamisamento das Secções, IST.

J. Appleton, A. Costa (2011); Reforço e Reabilitação de Estruturas: Reforço de Estruturas de Betão, IST.

NP EN 1992-1-1 (2010); Eurocódigo 2: Projecto de estruturas de betão armado; IPQ.

NP EN 1504-2 (2006); Produtos e sistemas para a protecção e reparação de estruturas de betão – Definições, requisitos, controlo da qualidade e avaliação da conformidade. IPQ.

V. Cóias (2006); Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios; IST Press.