Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing.
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender os conceitos fundamentais de e-marketing;
b) Compreender os determinantes do comportamento do consumidor online e modelizar este comportamento;
c) Compreender o potencial das oportunidades de negócio proporcionadas pelos mercados online;
d) Entender a adaptação da estratégia e das ferramentas operacionais de marketing ao ambiente online;
e) Compreender o funcionamento dos mecanismos de gestão do relacionamento com o cliente online;
f) Distinguir e aplicar diferentes técnicas de e-marketing;
g) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.
Programa
1. Noções fundamentais de e-marketing
2. Modelos de comportamento do consumidor online
3. Modelos de e-business
4. Adaptação do marketing-mix online
4.1. Gestão de produtos e marcas online
4.2. Gestão de preços online
4.3. Distribuição online
4.4. Comunicação de marketing online
5. Marketing relacional online
6. Técnicas de e-marketing
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho individual - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8th ed.). Pearson.
Chaffey, D., & Smith, PR (2023). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (6th ed.). Routledge.
Charlesworth, A. (2023). Digital marketing: A practical approach (4th ed.). Routledge.
Frost, R., Fox, A. K., & Daugherty, T. (2023). eMarketing: Digital Marketing Strategy (9th ed.). Routledge.
Gabriel, M., & Kiso, R. (2023). Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias (2.ª ed.). Atlas.
Kingsnorth, S. (2022). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing (3rd ed.). Kogan Page.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.