e-Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Compreender os conceitos fundamentais de e-marketing;

b) Compreender os determinantes do comportamento do consumidor online e modelizar este comportamento;

c) Compreender o potencial das oportunidades de negócio proporcionadas pelos mercados online;

d) Entender a adaptação da estratégia e das ferramentas operacionais de marketing ao ambiente online;

e) Compreender o funcionamento dos mecanismos de gestão do relacionamento com o cliente online;

f) Distinguir e aplicar diferentes técnicas de e-marketing;

g) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Noções fundamentais de e-marketing

2. Modelos de comportamento do consumidor online

3. Modelos de e-business

4. Adaptação do marketing-mix online

4.1. Gestão de produtos e marcas online

4.2. Gestão de preços online

4.3. Distribuição online

4.4. Comunicação de marketing online

5. Marketing relacional online

6. Técnicas de e-marketing

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8th ed.). Pearson.

Chaffey, D., & Smith, PR (2023). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (6th ed.). Routledge.

Charlesworth, A. (2023). Digital marketing: A practical approach (4th ed.). Routledge.

Frost, R., Fox, A. K., & Daugherty, T. (2023). eMarketing: Digital Marketing Strategy (9th ed.). Routledge.

Gabriel, M., & Kiso, R. (2023). Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias (2.ª ed.). Atlas.

Kingsnorth, S. (2022). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing (3rd ed.). Kogan Page.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.