Métodos de Ensino
Para a transmissão de conhecimentos teóricos fundamentais recorre-se a períodos de exposição teórica com discussão. Para a aplicação desses conceitos teóricos utiliza-se trabalho de campo (caracterização abiótica, inventário, amostragem, ), laboratorial (identificações, ) e/ou prático (cálculo de índices, ), incentivando-se a consulta bibliográfica e o estudo individual.
Resultados de Aprendizagem
(1) avaliar os riscos e as potencialidades associadas aos ecossistemas terrestres e aos ecossistemas de água doce;
(2) diagnosticar e identificar as causas do estado ecológico destes ecossistemas;
(3) implementar medidas de mitigação e/ou recuperação desses ecossistemas de forma a promover a sua conservação e gestão sustentada.
Programa
1.Ecossistemas terrestres: fundamentos de fitossociologia e sintaxonomia de habitats terrestres; usos sustentáveis de ecossistemas naturais e seminaturais; 2.Dinâmica temporal e espacial: sucessão ecológica, evolução biótica e abiótica – noções de série de vegetação; de fitogeografia e biogeografia (tessela, catena, unidade biogeográfica);
3.Ecossistemas de água doce: a importância da água e dos ecossistemas aquáticos; 4.O rio e a sua bacia de drenagem; 5.Dinâmica fluvial e regime de caudais; 6.Ecologia fluvial e zona ripícola; 7.Causas e efeitos de perturbações antrópicas sobre a vegetação terrestre e sobre os ecossistemas de água doce e soluções para a sua recuperação ecológica.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - relatórios técnicos escritos que incidem sobre o dignóstico do estado atual de ecossistemas aquáticos e terrestres - 40.0%
- - testes escritos - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Angelier, E. Ecología de las águas corrientes. Zaragoza: Editorial Abribia, S.A., 2002.
Pité, M.T. & Avelar, T. Ecologia das populações e das comunidades: uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
Brower, J.E., Zar, J.H. & von Ende, G.N. Field and laboratory methods for general ecology. New York: WCB McGraw-Hill, 1998.
Allan, J.D. & Castillo, M.M. Stream Ecology: Structure and function of running waters. Dordrecht: Springer, 2007.
Tánago del Rio, M.G. & Jalón Lastra, D.G. Restauración de ríos y riberas. Madrid: Fundación Conde del Valle de Salazar & Ediciones Mundi-Prensa, 2001.
Cunningham, W.P. & Cunningham, M.A. Principles of environmental science: inquiry and applications. New York: McGraw-Hill, 2004.
Ferrand de Almeida, F. Ecologia: notas breves. Lisboa: Ministério da Educação e Investigação Científica, 1976.
Carapeto, C. Ecologia: princípios e conceitos. Lisboa: Universidade Aberta, 1994.
Alves, J, Espírito Santo, MD, Costa, JC, Capelo Gonçalves, JH & Lousã, MF1998. Habitats Naturais e Semi-Naturais de Portugal Continental. Lisboa: Inst Conserv Natureza
Elosegi, A. & Sabater, S. (eds.). Conceptos y técnicas en Ecología Fluvial. Bilbau: Fundación BBVA, 2009. http://www.fbbva.es/TLFU/microsites/ecologia_fluvial/index.htm.
Mackenzie, A., Ball, A.S. & Virdee S.R. Instant Notes Ecology. Oxford: BIOS Scientific Publishers, 2001.
Barnes, R.S.K. & Mann, K.H. Fundamentals of Aquatic Ecology. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1991.
Begon, B., Townsend, C.R. & Harper, J.L.. Ecology – from individuals to ecosystems. 4ª edição. New York:Wiley-Blackwell, 2005.
Molles, M.C. Jr. Ecology: concepts and applications. 7ª edição. New York: McGraw-Hill, 2015.