Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem conhecimentos de base específicos necessários.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos, recorrendo a conteúdos multimédia e exploração da informação disponível.
A parte prática consiste no desenvolvimento de um trabalho assente na aplicação crítica de dois conhecidos softwares de Análise de Ciclo de Vida e de apoio à melhoria do ecodesign dos produtos.
Resultados de Aprendizagem
Os discentes que obtenham aprovação a esta unidade curricular deverão ser proficientes na compreensão das novas ferramentas integradas para a sustentabilidade, nomeadamente ao nível das abordagens baseadas na Ecologia Industrial e no desenvolvimento de análises baseadas nas novas ferramentas de gestão ambiental, nomeadamente, análises de ciclo de vida e ecodesign.
Programa
1 Introdução
Contextualização, a questão da escassez crescente de recursos, as soluções propostas pela Gestão Ambiental.
2 Ecologia Industrial. Conceito, abordagem, ferramentas de Gestão Ambiental e seu campo de aplicação. Metabolismo ambiental, os parques eco-industriais.
3 Ecodesign. Definição. Princípios. Oportunidades e abordagens de aplicação do Ecodesign ao longo do ciclo de vida de um produto. Estratégias de optimização.
4 Análise de Ciclo de Vida. Fases da Análise de Ciclo de Vida, Definição do Objecto e do Âmbito, Análise de Inventário, Avaliação dos Impactes, Interpretação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame teórico - 50.0%
- - Exame prático - 50.0%
- - Trabalho teórico individual - 50.0%
- - Trabalhos de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Graedel TE e Allenby BR (2010) Industrial Ecology and Sustainable Engineering. Prentice Hall Publishers
Wimmer W e Zust R (2001) Ecodesign Pilot, Kluwer Academic Publishers
Wimmer W, Zust R e Lee K-M (2004) Ecodesign Implementation, Kluwer Academic Publishers