Economia da Empresa

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

 

Métodos de Ensino

) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas e Textos Escritos

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos apreendamo pensamento economista, enquanto decisores empresariais em diferentes tipos de mercados, desenvolvendo a capacidade de utilizarar ferramentas de análise económica aplicada para a tomada de decisões de gestão empresarial mais eficientes e adequadas. Concretamente:
a) Compreender a dinâmica dos mercados e a sua estrutura, e as consequências da interacção estratégica entre as empresas em termos de poder de mercado, eficiência e bem-estar.
b) Analisar e antecipar em mercados concorrenciais as entradas e saídas das empresas deduzindo a oferta das empresas e do mercado.
c) Compreender e analisar os índices de concentração do mercado
d) Determinare avaliar os preços em empresas com poder de mercado e identificar as circunstâncias em que se pode praticar diferentes preços.

Programa

1. Estruturas de mercado
1.1 Empresas em mercados concorrenciais.
1.2 Monopólio: a empresa com poder de mercado
1.3 Poder de mercado e conluio
2. Índices de estrutura de mercado e poder de mercado
3. Modelos de Oligopólios
3.1 Variável de decisão: quantidade
3.2 Variável de decisão: preço

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Três provas escritas individuais - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Besanko, D., Braeutigam, R., & Gibbs, M. (2020). Microeconomics (6th ed.). Wiley.
– Barbot, C., Castro, A., Nascimento, A., & Dias, R. (1997). Microeconomia (2ª ed.). McGraw-Hill.
– Baye, M. (2022). Managerial Economics and Business Strategy (10th ed.).McGraw-Hill.
– Cabral, L. (2000). Economia Industrial. McGraw-Hill.
– Krugman, P., & Wells, R. (2017). Microeconomics (3rd ed.). Worth Publishers.
– Leitão, J. (2019). Fundamentos de Decisão Microeconómica e Empresarial: Conceitos, exercícios e casos. UBI.
– Mata, J. (2021). Economia da Empresa (7ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
– Mateus, M., & Mateus, A. (2002). Microeconomia: Exercícios e estudos de caso (Volume II). Verbo.
– Nabais, C., & Ferreira, R. V. (2012). Microeconomia: Lições & Exercícios (3ª. ed.). Lidel.
– Varian, H.R. (2014). Intermediate Microeconomics: A modern approach (9th ed.). W.W. Norton & Company.