Economia da Empresa Turística

Conhecimentos de Base Recomendados

Economia do Turismo

Métodos de Ensino

Componente expositiva, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com trabalho de pesquisa orientada.
Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a aplicação dos princípios da microeconomia enquanto instrumento de apoio à tomada de decisão empresarial, em particular no que respeita às empresas turísticas.
2. Compreender o comportamento da procura e oferta turística e o mecanismo de formação de preços em mercados concorrenciais.
3. Compreender e aplicar os princípios da teoria da produção e dos custos.
4. Compreender os fundamentos da estratégia da empresa turística e a evolução dos processos da sua formulação.
5. Conhecer as particularidades estruturais e funcionais dos empreendimentos turísticos.

Programa

– A economia e a decisão na empresa turística.
– O modelo da procura e da oferta turística.
– A empresa turística em ambiente concorrencial.
– As decisões de produção.
– A análise de custos.
– O planeamento estratégico na empresa turística.
– Os empreendimentos turísticos: características e particularidades dentro das empresas turísticas.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 70.0%
  • - Trabalho prático - 30.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MATA, J (2013). Economia da Empresa. 8ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian.
SAMUELSON, P; NORDHAUS, W (1999). Economia. 16ª ed., McGraw-Hill.
FRANK, R (1997). Microeconomia e Comportamento. 3ª ed., McGraw-Hill.
CUNHA, L (2013). Economia e Política do Turismo. 3ª ed., Lidel.
BESANKO, D (2013). Economics of Strategy. 6th ed., Wiley.
VARIAN, Hal R. (2009). Intermediate Microeconomics: A Modern Approach. 8th ed., New York: W.W. Norton & Company.
BULL, A (1996). The Economics of Travel and Tourism, Longman, Australia.
MOUTINHO, L. (2011), Strategic Management in Tourism. Wallingford: CABI.