Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia utilizada combinará uma componente de exposição e discussão dos conteúdos teóricos e uma componente de análise e resolução prática de problemas, exercícios e casos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com a unidade curricular Economia de Empresa que os alunos desenvolvam uma perspectiva geral da realidade económica enquanto contexto envolvente das organizações, nomeadamente, dos principais problemas de organização económica e da forma como estes afetam o quotidiano das empresas, bem como a capacidade de interpretar as principais forças que regem o funcionamento dos mercados e as suas implicações ao nível do comportamento das organizações e da resolução desses mesmos problemas.
Programa
1. Introdução à economia da empresa
1.1 Lei da escassez , eficiência versus desemprego
1.2 A Economia e a decisão empresarial
1.3 Fatores produtivos, produtos, mercados e agentes económicos
1.4 Noção de fronteira de possibilidades de produção
2. Modelo da Procura e da Oferta
2.1 Curvas da procura e da oferta
2.2 Quantidades e preços de equilíbrio
2.3 Determinantes da oferta e da procura
2.4Deslocações e movimentos ao longo das curvas
2.5 Elasticidade da procura e da oferta no curto e longo prazo
3. Mercado, Estado e Empresas
3.1 Mercado concorrencial, monopólio e oligopólio
3.2 Economias Mistas
3.3 Externalidades da atividade empresarial
3.4 Falhas de mercado e intervenção do Estado na Economia
3.5 Fatores de desequilíbrio de mercado
4. Decisões da Oferta Empresarial
4.1 Análise de custos
4.2 Função de Produção
4.3 Escala de produção, custos e produtividade marginal
4.4 Decisões sobre preços e escala de produção e maximização do lucro
4.5 Breakeven point
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FRANK, Robert H. (2013) Microeconomia e Comportamento (8ª edição) Mcgraw-Hill Education
MATA, José (2007) Economia de Empresa (4ª edição) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
NEVES, João César (2014) O que é a Economia? (3 ª edição) Parede: Principia
SAMUELSON, P. e NORDHAUS, W. (2005) Economia (18º edição) Lisboa: McGraw-Hill