Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: i) Exposição oral; ii) Discussão orientada pelo docente; iii) Resolução de aplicações práticas (exercícios, análise de textos, estudos de caso); iv) Atividades de pesquisa orientada pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os conceitos e as metodologias mais usadas pela ciência económica
2.Compreender os mecanismos de formação dos preços dos bens turísticos
3. Compreender as redes de relações entre os agentes económicos que atuam no setor turístico
4. Compreender as especificidades da economia do turismo
5. Demonstrar conhecimento do papel do turismo na sociedade e da sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento económico
Programa
1. Introdução:
1.1. Economia como ciência social: objeto, método e diferentes níveis de abordagem;
1.2. Conceito de custo de oportunidade;
1.3. Economia do turismo no contexto da Economia.
2. Agentes económicos e mercados turísticos:
2.1. Circuito económico e relações entre agentes;
2.2 Oferta e procura de bens turísticos;
2.3. Técnicas de previsão das quantidades procuradas e oferecidas;
2.4. Imperfeições de mercado;
2.5. Mercado de fatores.
3. Economia nacional e o sistema turístico:
3.1. Principais resultados da contabilidade nacional;
3.2. Conta satélite do turismo;
3.3 O papel do Estado no setor turístico.
4. O Turismo como fator de desenvolvimento:
4.1. Impacte do Turismo nas economias à escala nacional e regional;
4.2. Economia e política do turismo global.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CUNHA, L (1997). Economia e política do turismo. Lisboa: McGraw-Hill.
FRANK, R.; BERNANKE, B. (2012) – Princípios de Economia. 4ª ed. Lisboa: McGraw Hill.
LARRY, D, FORSYTH, P & DWYER, W (2011). Tourism Economics and Policy. Cheltenham, UK: Channel View Publications.
MATIAS, A (2007). Economia do Turismo, Lisboa: Instituto Piaget.
SAMUELSON, P.; NORDHAUS, W. (2011). Economia. 19ª ed. Lisboa: McGraw Hill.