Economia e Gestão de Empresas

Informação não definida

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas de exposição bem como a discussão de pequenos casos de estudo e a resolução de exercícios. O processo interrogativo é largamente utilizado para incentivar o aluno a refletir sobre os tópicos expostos. Os alunos deverão desenvolver um trabalho autónomo fora das aulas, sobre um tema relevante da disciplina (plano de negócios), que resulte numa monografia e numa apresentação/defesa na aula. A participação dos alunos nas aulas é vivamente incentivada e valorizada. A avaliação da unidade curricular integra um exame final (75%) e um trabalho individual (25%).

Proporcionar uma visão geral sobre as organizações e sobre a gestão no contexto das sociedades atuais. Compreender os conceitos, métodos e critérios para a preparação e divulgação da informação contabilística normalizada. Compreender a relevância da contabilidade de gestão no apoio à tomada de decisões no atual ambiente de negócios. Compreender como se determina o custo dos produtos e dos serviços, e como essa informação pode ser utilizada pelos gestores para a tomada de decisões. Compreender, analisar e utilizar metodologias, técnicas e modelos de avaliação de gestão financeira empresarial. Planear e fundamentar as decisões financeiras no curto, médio e longo prazo. Elaborar os documentos financeiros previsionais relacionados com as decisões financeiras estratégicas. Compreender e fundamentar as decisões de investimento e os instrumentos de financiamento.

1. Introdução à gestão e às organizações.

Conceitos básicos; Criação de empresas; Formalidades; Tipos de empresas; Sociedades Comerciais: Âmbito de aplicação. Personalidade e capacidade. Contrato de sociedade. Sociedades por quotas. Sociedades anónimas. Empresários em nome individual.

2. O Marketing e a análise estrutural dos negócios.

Marketing; Análise do meio envolvente; Análise estratégica; Análise da empresa; As empresas enquanto unidades económicas; Planeamento e Planeamento estratégico; Gestão da produção e gestão de processos de produção.

3. Gestão dos Inventários/Stocks

Aprovisionamento e gestão de stocks; Modelos de classificação de Inventários; Componentes de modelos de gestão de Inventários; Modelos determinísticos (reposição instantânea/não instantânea, com/sem rutura permitida); Modelos estocásticos (políticas do nível de encomenda e de revisão cíclica).

4. Contabilidade Geral e de Gestão

Fluxos financeiros na atividade empresarial; Funções, divisões e princípios gerais da contabilidade. Normalização Contabilística; Noção; Vantagens e Desvantagens; A Normalização Contabilística em Portugal. O Sistema de Normalização Contabilística (SNC); Estudo das Contas do SNC; Elementos de Demonstrações Financeiras no âmbito do SNC. Balanço; Demonstração de Resultados por Naturezas; Demonstração de Resultados por Funções.

Demonstração de Alterações do Capital Próprio. Demonstração de Fluxos de Caixa; Anexo. Princípios de Gestão Financeira; Os principais conceitos de rendibilidade da empresa; Relações custo-volume-resultados; Ponto crítico; Rácios.

5. Economia e Decisão económica de investimento

Parâmetros económicos essenciais; A Ciência Económica e os seus Postulados; Problema Económico e suas Soluções; Papel Económico do Estado; A Cruz Marshalliana; As Principais Formas de Mercado; Atividade Económica; Princípios de Política Económica Meios libertos dos investimentos; Mapas dos fluxos financeiros dos investimentos; Métodos da avaliação da decisão económica – Valor Atual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rentabilidade (TIR), Período de Recuperação do investimento (Pay-Back).

6. Plano de Negócios

Plano de Negócios (Formulação, Elaboração e Pontos Fundamentais); Análise Estratégica; Formulação da Estratégia; Organização e Implementação da Estratégia; Inovação; Ideias.

Coelho, A., Coelho F, Almeida F. (2013). Introdução à Gestão das Organizações. (3ª Ed.).  Lisboa  : Vida Económica

Santos, A. J. R. (2008). Gestão Estratégica – Conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa : Escolar Editora

FERREIRA, Bruno Borges, (2015). Fundamentos de Marketing (3ª ed.). Lisboa : Edições Sílabo

Simões, E. (2008). Negociação nas Organizações. Lisboa Editora RH

Carvalho, M., Moreira S. (2013). Direito das Sociedades Comerciais – Sumários desenvolvidos das aulas de Direito para Economia e Gestão. Minho : Universidade do Minho.

Raimundo, A. M. (2014).Criação e Gestão de Pequenas Entidades Empresariais. Coimbra: FCUC – D. Eng. Mecânica.

Freire, A. (1997) Estratégia – Sucesso em Portugal.  Verbo

Rocha, D., Azevedo G., Rodrigues A.M.G. (2016). Contabilidade para Todos. (2.ª edição) Almedina

Rodrigues, J. (2016). SNC – Sistema de Normalização Contabilística. (6.ª edição) Porto: Porto Editora

BORGES, António, RODRIGUES, Azevedo, RODRIGUES, Rogério (2007). Elementos de contabilidade geral (24ª ed). Lisboa : Áreas Editora

FARINHA, José Manuel Torres, (2018). Asset maintenance engineering methodologies. Boca Raton [etc.] : CRC Press. English. Printed in USA. ISBN-10: 1138035890. ISBN-13: 978-1138035898.

FARINHA, José Manuel Torres, (2011). Manutenção – A Terologia e as Novas Ferramentas de Gestão.  Lisboa : MONITOR. ISBN 978-972-9413-82-7; 2011.

FARINHA, José Manuel Torres, (1997). Manutenção das Instalações e Equipamentos Hospitalares – Uma Abordagem Terológica. Coimbra, Livraria Minerva. ISBN: 972-8318-16-2.

SARKAR, Soumodip (2010). Empreendedorismo e Inovação (2ª ed). Lisboa : Escolar Editora

IAPMEI (2016). Como Elaborar um Plano de Negócios – Guia Explicativo. Lisboa : IAPMEI

Andrade, A. M., Franco R.C. (2007). Organizações Sem Fins Lucrativos. SPI

Neves, João César (2016). Introdução à Economia. (11ª edição). Lisboa : Verbo