Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, exercícios práticos (com orientação) e realização de trabalhos.
Para um melhor aproveitamento os alunos devem frequentar e participar nas aulas.
Para um estudo adequado da matéria deverão não só utilizar os apontamentos recolhidos nas aulas, mas também consultar e estudar todos os materiais disponibilizados pelos docentes e a bibliografia recomendada.
Resultados de Aprendizagem
1) Objetivos:
– Destinando-se esta UC a futuros engenheiros, o principal objetivo é que os alunos possam adquirir competências elementares, práticas e fundamentais sobre a ciência económica e sobre Gestão, o que lhes deverá permitir:
– Desenvolver conhecimentos gerais na área da ciência económica mediante a compreensão dos seus princípios fundamentais;
– Analisar e refletir sobre as informações macroeconómicas e respetivos impactos nas empresas e nas famílias;
– Aplicar os conceitos teóricos da Economia ao mundo real criando a capacidade de refletir acerca de problemas reais;
– Ter a capacidade para resolver problemas concretos, não só enquanto consumidores, mas como produtores/vendedores;
– Participar em debates em torno da Ciência Económica conseguindo sustentar e fundamentar as suas próprias posições;
– Conhecer a realidade das economias portuguesa e mundial através da análise a um conjunto de indicadores;
– Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área da Gestão, compreendendo as várias áreas funcionais existentes numa empresa;
– Analisar do ponto de vista do gestor a realidade que nos rodeia;
– Adquirir uma visão crítica, construtiva e criativa em futuros projetos de desenvolvimento na sua área;
– Conhecer a realidade dos cargos de gestão;
– Ter a capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria;
– Realizar uma análise estratégica a uma empresa real.
2) Competências:
Os estudantes aprenderão a:
– Conhecer a Ciência Económica e os seus postulados;
– Compreender as decisões racionais dos consumidores e dos produtores;
– Conhecer e diferenciar os vários tipos de mercado;
– Interpretar as atividades do Estado;
– Conhecer a realidade da economia portuguesa e a evolução da economia mundial;
– Analisar um conjunto de indicadores económicos fundamentais (exemplos: PIB, inflação, desemprego, défice orçamental, dívida pública, estatísticas sobre o comércio internacional);
– Ter um espírito crítico sobre o ambiente económico que os rodeia tendo por base conhecimentos básicos e fundamentais de Economia;
– A interpretar textos simples de economia (incluindo informações diariamente divulgadas na imprensa), a entender a linguagem económica e a poder participar em debates;
Os estudantes aprenderão ainda a:
– Identificar e interpretar as diversas funções de uma Organização;
– Compreender e aplicar os principais métodos de análise estratégicos de uma Organização;
– Entender o Marketing e a sua importância estratégica para uma Organização;
– Perceber os fatores determinantes da motivação dos vários stakeholders de uma Organização;
– Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Programa
Economia:
– Introdução à ciência económica;
– O problema económico e as suas soluções;
– A cruz marshalliana (procura e oferta);
– Teorias do consumidor e do produtor;
– Teoria do comércio internacional;
– As principais formas de mercado;
– A atividade económica;
– A evolução do papel económico do Estado;
– Breves noções de política económica;
– A funções da moeda;
– Economia portuguesa numa perspetiva histórica;
– Principais impostos em Portugal;
Gestão:
– Organização, empresa e sustentabilidade;
– Marketing;
– Liderança;
– Contabilidade Financeira;
– Estratégia Empresarial.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1) Bibliografia principal:
– Neves, J. C. (2017). Introdução à Economia (11ª edição). Lisboa: Verbo.
– Almeida, F. (Coord. 2016). Introdução à Gestão das Organizações (4ª edição). Lisboa: Escolar Editora.
– Ferraz, R. (2021). Slides de apoio às aulas de Economia e Gestão. ISEC.
2) Bibliografia complementar:
– Mankiw, N. (2012). Principles of Economics (6th Ed). London: Cengage Learning.
– Robbins, S. and Coulter, M. (1996). Management (5th Ed).
– Management, S. Robbins e M. Coulter, Prentice Hall, 2001. London: Prentice Hall.