Educação Ambiental

Conhecimentos de Base Recomendados

Dado trata-se de uma UC integradora, recomenda-se a aprovação a todas as UC anteriores.

Métodos de Ensino

São combinados diversos métodos e técnicas:

– Exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas e seminários/palestras, que suscitam a participação dos estudantes;

– Pesquisa bibliográfica especializada, com orientação do docente, sob tópicos particulares do programa;

– Visualização de vídeos;

– Desenvolvimento de trabalhos de projeto com aplicação de metodologias Practice Based Learning (PBL);

– Apresentação oral e discussão de trabalhos;

– Atividades de orientação tutorial.

 

Resultados de Aprendizagem

1) Conhecer o conceito de Educação Ambiental (EA) e sua evolução

2) Conhecer a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 

3) Compreender a importância da EA na formação dos cidadãos e no contributo para os ODS 

4) Conhecer determinantes que moldam os comportamentos pró-ambientais e estratégias de mudança

5) Adquirir competências técnicas e pedagógicas necessárias ao planeamento, implementação e avaliação de ações de EA

Programa

Evolução da EA.

Relação entre a EA e o Desenvolvimento Sustentável.

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

Determinantes dos comportamentos pró-ambientais.

Estratégias de mudança comportamental.

Conceção e implementação de ações de EA.

Ferramentas de avaliação e monitorização de ações de EA.

Desenvolvimento de projetos aplicados com PBL.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Desenvolvimento de um projecto de EA, apresentação oral e defesa escrita - 60.0%
  • - Teste e monografias - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia de base

Abrahamse and Schuitema (2019). Psychology and energy conservation: contributions from theory and practice

APA (2020). Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020)

Axen and Kurani (2012). Social Influence, Consumer Behavior, and Low-Carbon Energy Transitions

EC (2017). Attitudes of European citizens towards the environment

Bases da Política de Ambiente, Lei n.º 19/2014

Carta de Belgrado

Constituição da República Portuguesa

Declaração de Tbilisi

Lockton. Design com intento

Lopes (2016). Estudo do efeito comportamental de uma campanha de sensibilização dirigida a pessoas com deficiências e incapacidades e pessoas idosas

Lopes et al (2019). Energy and Behaviour: Challenges of a low-carbon future

Marchante et al (2017). Using a WebMapping Platform to Engage Volunteers to Collect Data on Invasive Plants Distribution

McKenzie-Mohr and Smith (1999). Fostering sustainable behavior – An introduction to community-based social marketing

Morais P. (2017). Contribución para el conocimiento del componente educativo en contextos de ecoturismo en Portugal. Tesis Doctoral

Schimdt et al (2010). Educação Ambiental – Balanço e perspetivas para uma agenda mais sustentável

Schmidt et al (2016). Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade Relatório Final

Schmidt et al (2018). Segundo Grande Inquérito sobre Sustentabilidade Relatório Final

Stern et al (2016). Opportunities and insights for reducing fossil fuel consumption by households and organizations

Verbrugge et al (2021). Novel tools and best practices for education about invasive alien species

 

Sítios de referência:

https://apambiente.pt/

https://www.icnf.pt/

https://ecoescolas.abae.pt/

https://www.cienciaviva.pt

https://invasoras.pt

 

Artigos científicos e outro material fornecido pela docente.