Conhecimentos de Base Recomendados
Dado trata-se de uma UC integradora, recomenda-se a aprovação a todas as UC anteriores.
Métodos de Ensino
São combinados diversos métodos e técnicas:
– Exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas e seminários/palestras, que suscitam a participação dos estudantes;
– Pesquisa bibliográfica especializada, com orientação do docente, sob tópicos particulares do programa;
– Visualização de vídeos;
– Desenvolvimento de trabalhos de projeto com aplicação de metodologias Practice Based Learning (PBL);
– Apresentação oral e discussão de trabalhos;
– Atividades de orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
1) Conhecer o conceito de Educação Ambiental (EA) e sua evolução
2) Conhecer a Estratégia Nacional de Educação Ambiental
3) Compreender a importância da EA na formação dos cidadãos e no contributo para os ODS
4) Conhecer determinantes que moldam os comportamentos pró-ambientais e estratégias de mudança
5) Adquirir competências técnicas e pedagógicas necessárias ao planeamento, implementação e avaliação de ações de EA
Programa
Evolução da EA.
Relação entre a EA e o Desenvolvimento Sustentável.
A Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).
Determinantes dos comportamentos pró-ambientais.
Estratégias de mudança comportamental.
Conceção e implementação de ações de EA.
Ferramentas de avaliação e monitorização de ações de EA.
Desenvolvimento de projetos aplicados com PBL.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Desenvolvimento de um projecto de EA, apresentação oral e defesa escrita - 60.0%
- - Teste e monografias - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia de base
Abrahamse and Schuitema (2019). Psychology and energy conservation: contributions from theory and practice
APA (2020). Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020)
Axen and Kurani (2012). Social Influence, Consumer Behavior, and Low-Carbon Energy Transitions
EC (2017). Attitudes of European citizens towards the environment
Bases da Política de Ambiente, Lei n.º 19/2014
Carta de Belgrado
Constituição da República Portuguesa
Declaração de Tbilisi
Lockton. Design com intento
Lopes (2016). Estudo do efeito comportamental de uma campanha de sensibilização dirigida a pessoas com deficiências e incapacidades e pessoas idosas
Lopes et al (2019). Energy and Behaviour: Challenges of a low-carbon future
Marchante et al (2017). Using a WebMapping Platform to Engage Volunteers to Collect Data on Invasive Plants Distribution
McKenzie-Mohr and Smith (1999). Fostering sustainable behavior – An introduction to community-based social marketing
Morais P. (2017). Contribución para el conocimiento del componente educativo en contextos de ecoturismo en Portugal. Tesis Doctoral
Schimdt et al (2010). Educação Ambiental – Balanço e perspetivas para uma agenda mais sustentável
Schmidt et al (2016). Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade Relatório Final
Schmidt et al (2018). Segundo Grande Inquérito sobre Sustentabilidade Relatório Final
Stern et al (2016). Opportunities and insights for reducing fossil fuel consumption by households and organizations
Verbrugge et al (2021). Novel tools and best practices for education about invasive alien species
Sítios de referência:
https://apambiente.pt/
https://www.icnf.pt/
https://ecoescolas.abae.pt/
https://www.cienciaviva.pt
https://invasoras.pt
Artigos científicos e outro material fornecido pela docente.