Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Matemática abordados no ensino secundário e na unidade curricular Elementos de Matemática I.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.
Resultados de Aprendizagem
Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional
Programa
1. Primitivas:
– Noção de primitiva: motivação, definição e propriedades.
– Primitivas imediatas.
– Métodos de primitivação: primitivação por partes, por substituição e por decomposição.
2. Cálculo Integral em ℝ:
– Integral de Riemann e sua interpretação geométrica; propriedades.
– Integral indefinido e suas propriedades. Teorema fundamental do cálculo integral e fórmula de Barrow.
– Integração por partes e por substituição.
– Aplicações do cálculo integral. – Integrais impróprios de 1ª e de 2ª espécie.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Azenha, A. & Jerónimo, M. A. (2000). Cálculo Diferencial e Integral em IR e IRn. McGraw-Hill.
James, G., & Dyke, P. (2020). Modern engineering mathematics. Pearson Education Limited.
Larson, R., Hostetler, R. P. & Edwards, B. H. (2006). Cálculo, Volume II. McGraw-Hill.
Pinto, G. (2015). Primitivas e Integrais – Exercícios resolvidos. Edições Sílabo.
Sequeira, F. (1982). Análise Matemática, 3º Volume – Exercícios Resolvidos e Propostos. Litexa Editora.