Conhecimentos de Base Recomendados
– Compreensão dos fenómenos de transporte em biomembranas e sua aplicação na fisiologia humana;
– Difusão iónica e bioelectricidade: densidade de corrente iónica; equação de Nernst-Planck e de Nernst; potencial electroquímico; equação de Goldman-Hodgkin-Katz; potencial de repouso e de acção;
– Descrever as estruturas anatómicas dos Sistemas Nervoso Central, incluindo o encéfalo, sistema ventricular, vascularização arterial e venosa e meninges, assim como as suas relações anatómicas e fisiológicas.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada na componente teórica-prática é do tipo expositivo ativo, utilizando diapositivos, vídeos e textos, que serão disponibilizados aos alunos.
A componente prática está prevista com aplicação de eléctrodos de superfície para execução de eletroencefalograma e aplicação prática dos conteúdos programáticos desenvolvidos na teórica-prática e utilização de equipamento de eletroencefalografia em softwares associados.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos incluem a aquisição de conhecimentos de :
– Origem do sinal eletroencefalográfico (EEG);
– Distinguir características normais do sinal EEG de vigília e sono em adultos e crianças;
– Existência e origem de múltiplas interferências (artefatos) durante a aquisição EEG;
– Distinguir padrões EEG normais de variantes benignas em adultos e crianças;
– Reconhecer e classificar padrões EEG patológicos em adultos e crianças.
O aluno deve adquirir competências de:
– Realizar um EEG, desenvolvendo a metodologia necessária para preparação do paciente, nomeadamente esclarecimento prático a este último e colocação de eléctrodos respeitando o Sistema Internacional 10-20 e as recomendações mais recentes da International Federation of Clinical Neurophysiology (IFCN);
– Otimizar a colocação dos eléctrodos, particularmente em pacientes pouco colaborantes;
– Analisar e integrar os resultados de um EEG no contexto clínico, conhecendo a utilidade e limitações deste meio complementar de diagnóstico no estudo de patologias neurológicas e sistémicas;
– Atuar de acordo com a ética profissional.
Programa
CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS
– Perspectiva histórica e origem do registo eletroencefalográfico (EEG);
– Princípios neurofisiológicos e bases neuroanatómicas do sinal EEG;
– Principais indicações clínicas do EEG;
– Especificidade e Sensibilidade, valor preditivo positivo e negativo;
– O Sistema Internacional 10-20 e a recomendação mais recente da International Federation of Clinical Neurophysiology (IFCN);
– Montagens e filtros;
– Padrões do EEG: abordagem ordenada da análise visual;
– Principais ritmos cerebrais e variantes benignas, em vigília e sono;
– Artefatos;
– Métodos de ativação (Hiperventilação e Estimulação Luminosa Intermitente) e respostas expectáveis (normais e patológicas);
– Noções de Epileptologia, semiologia clínica das crises epilépticas, fenómenos paroxísticos não epilépticos e diagnóstico diferencial;
– Síndromes epilépticos da infância, adolescência e vida adulta.
CONTEÚDOS PRÁTICOS
– Aplicação de eléctrodos de superfície segundo o Sistema Internacional 10-20 e últimas recomendações da IFCN;
– Aquisição de eletroencefalograma e provas de ativação;
– Identificação e resolução de atividade artefatual mais comum;
– Elaboração de relatório técnico de electroencefalograma.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
– Schomer D, Lopes da Silva F. Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 6th Ed. 2011. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
– Ebersole JS, Husain A, Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed. 2014. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
SECUNDÁRIA:
– Blume W, Holloway G, Young GB, Kaibara M. Blume’s Atlas of Pediatric and Adult Electroencephalography. 2010. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
– Nunez P, Srinivasan R. Electric Fields of the Brain: The Neurophysics of EEG. 2nd Ed. 2006. Oxford University Press.
– Libenson MH. Practical Approach to Electroencephalography. 1st Ed. 2009. Saunders, Philadelphia, USA
– Bureau M, Genton P, Delgado-Escueta AV, Dravet C, Guerrini R, Tassinari CA, Thomas P, Wolf P. Epileptic Syndromes in Infancy, Childhood and Adolescence. 6th Ed. 2019. John Libbey Eurotext.