Empreendedorismo

Resultados de Aprendizagem

Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.

Conhecer o perfil e as competências do empreendedor e compreender o papel e a importância da equipa.

Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia/oportunidade de negócio. Executar e apresentar um plano de negócios e compreender a sua importância.

Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado.

Conhecer os procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual.

Aplicar instrumentos de análise económico-financeira na previsão das necessidades de financiamento e na avaliação da rentabilidade do negócio.

Identificar soluções de financiamento e instrumentos de apoio ao empreendedorismo.

Conhecer as formalidades para a constituição de uma empresa.

Conhecer os aspetos gerais da empresa, a terminologia e os fundamentos da gestão empresarial.

Promover a aprendizagem de competências transversais que melhoram a empregabilidade, tais como: a integração em equipas, a autonomia, o espírito crítico, a capacidade de análise e tomada de decisões. 

Programa

  1. O processo empreendedor;
  2. Da ideia ao negócio;
  3. Análise do mercado e estratégias de marketing;
  4. Proteção da propriedade intelectual;
  5. Investimento e soluções de financiamento;
  6. Avaliação de projetos de investimento;
  7. O plano de negócios;
  8. Formalidades para a constituição de empresas;
  9. Aspetos gerais da empresa;
  10. Fundamentos da gestão empresarial.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abecassis, F., Cabral, N. (1991) Análise económica e financeira de projectos. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Brealey, R., Allen, F., Myers, S. (2008) Princípios de finanças empresariais. 8ª ed. Lisboa: McGraw-Hill.

Denis, L., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, J. (2011) Mercator XXI: Teoria e prática do marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E., Neiva, J. (2014) Análise Financeira: Teoria e Prática. 3ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.

Ferreira, M.P., Santos, J.C., Serra, F.R. (2008) Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. 1ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.

Hisrich, R.D., Peters, M.P., Shepherd, D.A. (2008) Entrepreneurship. 7th ed. Boston: McGraw-Hill.

Kotler, P., Keller, K. (2011) Marketing Management. 14th ed. New York: Pearson Education.

Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., Almeida, F. (2011) Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed. Porto: Vida Económica.

Neves, J. (2012) Análise e Relato Financeiro – Uma visão integrada de gestão. 1ª ed. Lisboa: Texto Editores.

Sá, E., Monteiro, F. (2014) Empreendedorismo e Plano de Negócios. 2ª ed. Porto: Vida Económica.

Sebastião, T. (2010) Gestão das Organizações. 2ª ed. Lisboa: McGraw Hill.

Sarkar, S. (2010) Empreendedorismo e Inovação. 2ª ed. Lisboa: Escolar Editora.

Soares, J., Fernandes, A., Março, A., Marques, J. (2007) Avaliação de Projectos de Investimento na Óptica Empresarial. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.

Timmons, J., Spinelli, S. (2007) New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century. 7th ed. Boston: McGraw-Hill.