Empreendedorismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão ter conhecimentos acerca dos:

– aspetos fundamentais da gestão de empresas;

– fatores dinâmicos do mercado que permitem a identificação de oportunidades de negócio e que estão elencados a matérias relacionadas com o marketing;

– conceitos e princípios que permitem o cálculo e previsões de vendas, dos custos e outros elementos afetos à contabilidade de uma empresa ou organização.

Métodos de Ensino

Conceitos-chave serão apresentados em aulas e apoiado com exemplos contemporâneos. O uso de vídeo documentário e notícias atuais vai conferir uma dimensão contemporânea aos tópicos.

Os alunos serão incentivados a realizar um trabalho em grupo e a capacidade de pesquisa. O trabalho em grupo será incentivado a fim de promover capacidades e colaboração de equipa e da aplicação dos temas teorizados a um caso prático desenvolvido pelos alunos.

 O módulo exigirá aprendizagem dirigida e independente. Aprendizagem dirigida incluirá leitura e pesquisa, a fim de preparar-se para as apresentações. Orientação para estes exercícios, será dada nas aulas e desde dentro do plano de ensino e aprendizagem. A aprendizagem independente também será incentivada e incluirá materiais on-line de aprendizagem, leitura de jornais e revistas de negócios e assistir documentários internacionais.

A metodologia utilizada é baseada na exposição de casos práticos da realidade do tecido empresarial nacional e internacional.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:

– Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo e da inovação, sob dois prismas gerais: a) enquanto fator económico de desenvolvimento; e b) enquanto atividade de gestão de carácter estratégico.

– Sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das startups, nomeadamente os aspetos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.

– Enquadrar os avanços nas tecnologias de informação e comunicação como fontes de oportunidade inovadora e empreendedora.

Competências a adquirir:

– Compreender o processo de inovação e a multiplicidade de fatores que o determinam;

– Construir um Plano de Negócios de uma nova empresa na área das tecnologias de informação e comunicação.

Os alunos deverão ser capazes de:

– Analisar os fatores dinâmicos do mercado identificando necessidades e oportunidades de negócio;

– Conceptualizar e desenvolver ideias inovadoras que acrescentem valor ao mercado por forma à implementação de um projeto;

– Desenvolver um Plano de Negócios;

– Identificar as fontes de financiamento necessárias à implementação do projeto/plano de negócios;

– Perceber os recursos necessários ao início do projeto.

Programa

CAPÍTULO 1 – A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO

1- A natureza e importância do empreendedorismo

2- Estratégias e oportunidades de novas entradas

3- A mente “entrepreneurial” e “intrapreneurial”

4- O processo do empreendedorismo

5-  O empreendedor individual

 

CAPÍTULO 2 – CRIATIVIDADE E ARRANQUE DO NOVO NEGÓCIO 

1- Criatividade e ideia do novo negócio

2- Técnicas de geração de Ideias

3- O processo de planeamento e desenvolvimento de produto

4- O E-Commerce e e as Start-ups

5- Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa

 

CAPÍTULO 3 – O PLANO DE NEGÓCIOS

1-   O que é o plano de negócios?

2-   Requisitos de informação para o plano de negócios

3-   Componentes críticas do Plano de Negócios

3.1 – Análise da Indústria e do meio envolvente

3.2 – Descrição do negócio

3.3 – Plano de Marketing

3.4 – Plano Organizacional

3.5 – Plano Financeiro

  

CAPÍTULO 4 – FINANCIAMENTO DO NOVO NEGÓCIO

1 – Fontes de financiamento

2 – Risco, financiamento e maturação dos produtos

3 – Capital de risco

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal

Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2017), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 10ª Edition, New York. (*)

Brandshaw, M. V. e Carrington, P. (Eds) (2009)  “Entrepreneurship and its Economic Significance, Behavior and Effects.”, Nova Science Publishers, Inc, New York. (*)

Bhidé, A. V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, OxfordUniversity Press.

Scarborough, N. N., Wilson, D.I. e Zimmerer, T. W. (2009) “Effective small Business Management: An entrepreneurial approach”, Pearson International Edition, 9ª Ed.

Robert, H., Michael P., Dean S., 2020, Entrepreneurship, McGraw Hill eBook, 11th Edition.

Bibliografia complementar

Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições Sílabo, Lisboa.

Ferreira, M., Reis, N. e Serra, F, (2009), Marketing para empreendedores e Pequenas empresas, Lidel, Lisboa.

Sarkar, S. (2010), “Empreendedorismo e Inovação”, 2ªED, Escolar Editora. Lisboa.

Monteiro, Fátima e Silva, Eduardo Sá (2014), Empreendedorismo e Plano de Negócios (eBook) (2.ª Edição revista e atualizada), Vida Económica.

Harvard Business Review (2017) Inovação – HBR – 10 artigos essenciais, Actual Editora.

Grant, Adam (2016), Originais: Como os Não-Conformistas Mudam o Mundo, Editora Sextante.