Conhecimentos de Base Recomendados
Alunos de 1º ano que cumprem os critérios para se inscreverem no Cursos Superiores Profissionais.
Métodos de Ensino
- Metodologias de ensino: O processo de ensino aprendizagem desta unidade curricular compreende a exposição oral, exercícios de leitura, reflexão e pesquisa e a realização de trabalhos práticos com exposição oral nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
- Apreender conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância
- Conhecer perfil e competências do empreendedor e compreender papel e importância da equipa
- Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia/oportunidade de negócio
- Executar e apresentar plano de negócios e compreender a sua importância
- Conhecer e aplicar princípios do marketing
- Compreender papel do marketing no desenvolvimento do mercado e importância dos estudos de mercado
- Conhecer procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual
- Aplicar instrumentos de análise económico-financeira
- Identificar soluções de financiamento e instrumentos de apoio ao empreendedorismo
- Conhecer formalidades para constituição de empresa e aspetos gerais da empresa, terminologia e fundamentos da gestão empresarial
- Promover aprendizagem de competências transversais que potenciam a empregabilidade
Programa
1. O processo empreendedor;
2. Da ideia ao negócio;
3. Análise do mercado e do meio envolvente;
4. Estratégia e planos de marketing;
5. Tipologias e estrutura interna das empresas;
6. Recursos Humanos;
7. O plano de negócios;
8. Calendarização do plano de negócios e análise SWOT;
9. Formalidades para a constituição de empresas;
10. Investimentos e plano económico-financeiro;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ABECASSIS, F; CABRAL, N (1991). Análise económica e financeira de projectos. 3ª ed., Lisboa: FundaçãoCalousteGulbenkian. BREALEY, R; ALLEN, F; MYERS, S (2008). Princípios de finanças empresariais. 8ª ed., McGraw Hill. DENIS, L, et. al. (2011). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote. FERNANDES, C; PEGUINHO, C; VIEIRA, E; NEIVA, J (2014). Análise Financeira: Teoria e Prática. 3ª ed., Lisboa: Sílabo. FERREIRA, Manuel Portugal, et. al. (2008). Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. 1ª ed, Lisboa: Edições Sílabo. HISRICH, RD; PETERS, MP; SHEPHERD, DA (2008). Entrepreneurship. 7th ed., Boston: McGraw-Hill. KOTLER, P; KELLER, K. (2011), Marketing Management, 14th ed., Prentice Hall. LISBOA, J; COELHO, A; COELHO, F; ALMEIDA, F (2011). Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica. NEVES, J (2012). Análise e Relato Financeiro – Uma visão integrada de gestão. 1ª ed., Lisboa: Texto Editores. SÁ, E; MONTEIRO, F (2014). Empreendedor