Enfermagem em Urgência e Cuidados Intensivos

Os alunos devem ter conhecimento de anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, clínica laboratorial, semiologia, de enfermagem dos animais de companhia e de inglês.

O ensino dos conteúdos teóricos é feito pelo método expositivo, com recurso a apresentações de slides, intercaladas por perguntas, numa dinâmica interativa de ensino/aprendizagem.

O ensino dos conteúdos práticos é feito através da execução de procedimentos em cadáver e de discussão de situações relevantes para a Unidade Curricular.

Assistir o médico veterinário na aplicação de tratamentos de urgência.
Realizar triagem de pacientes em situações de urgência e reconhecer situações com risco de vida.
Executar protocolos de suporte básico de vida adequados às diferentes condições de urgências com risco de vida.
Monitorizar e reconhecer a necessidade de cuidados avançados nos pacientes em cuidados intensivos.

Urgências e cuidados intensivos: politraumatizados, hemorragias, mordeduras, queimaduras, golpes de calor, afogamento, intoxicações. Patologias prévias descompensadas do foro cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, génito-urinário. Choque: definição e sinais.Equipamentos, materiais e fármacos essenciais em situações de urgência. Maneio de animais feridos.Triagem.Avaliação inicial para identificação de urgência com risco de vida: Vias aéreas, Respiração, Circulação. Reanimação cardiopulmonar.Avaliação clínica completa.Entubação traqueal. Ventilação.Traqueotomia.Controlo das hemorragias. Cateterização. Gasometria. Toracocentese e colocação de drenos e tubos. Monitorização em cuidados intensivos. Avaliação dos sinais vitais. Oxigenoterapia: indicações; métodos. Analgesia. Acidose e alcalose. Fluidoterapia.Transfusão sanguínea: Grupos sanguíneos. Conservação do sangue;Técnicas de administração. Complicações. Suporte nutricional entérico: alimentação por sondas. Eutanásia.

Battaglia AM, Steele AM. 2021. Small animal emergency and critical care for veterinary technicians. Elsevier.

Ackerman, N., Aspinall, V. 2016. Aspinall’s Complete Textbook of Veterinary Nursing. 3ª edição. Elsevier.

Cooper, B.,  Mullineaux, E., Turner, L.  2011. BSAVA Textbook of Veterinary Nursing. UK: British Small Animal Veterinary Association.

Hackett T, Mazzaferro E “Veterinary Emergency and Critical Care Procedures” Blackwell Publishing, 2006

Moore, A.H. 1999. BSAVA Manual of Advance Veterinary Nursing. UK: British Small Animal Veterinary Association.

Moore, A.H., Rudd S. 2008. BSAVA Manual of Canine and Feline Advanced Veterinary Nursing. UK: British Small Animal Veterinary Association.

Mullineaux, E., Jones, M. 2007.  BSAVA Manual of Practical Veterinary Nursing. UK: British Small Animal Veterinary Association.