Conhecimentos de Base Recomendados
A totalidade das Unidades Curriculares do Curso, do 1º ao 5º semestre.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com e entre os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos fundamentos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos adquiridos à resolução de situações concretas. Os projetos objeto de estudo são acompanhados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica dos docentes e dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
1.Entender a importância dum plano de exploração e o papel do empresário
2.Avaliar a situação atual de uma empresa agro-pecuária, previamente escolhida
3.Conceber um projeto de plano de exploração para a empresa
4.Conheçer os principais tipos de agricultura praticados
5.Entender os conceitos e a terminologia adotados na teoria de sistemas
6.Saber utilizar o conceito de eficiência dos sistemas de agricultura
7.Caracterizar sistemas de agricultura regionais e nacionais de particular interesse
Programa
Módulo 1 – Projeto de plano da empresa agrícola:
Necessidades e dificuldades da organização do trabalho agrícola;
Funções do empresário agrícola;
Caracterização edafo-climática, socio-económica e das potencialidades da empresa;
Principais produções e técnicas implementadas;
Pontos de estrangulamento à produção e soluções para a sua resolução;
Viabilidade técnica do projeto.
Módulo 2 – Sistemas de agricultura:
Principais tipos de agricultura, sistemas e ambiente em que se inserem;
Estrangulamentos à produção agrícola nacional;
Conceitos usados na teoria de sistemas;
Relação entre sistemas e modelos;
Eficiência do funcionamento dos sistemas de agricultura;
Representações gráficas/diagramáticas de sistemas com utilização de simbologia adequada;
Caracterização pormenorizada de um sistema de agricultura.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 2:Elaboração de um trabalho de caracterização de um sistema de agricultura (80%); Desempenho(20%) - 50.0%
- - Módulo 1:Elaboração de um projecto de plano de exploração de uma empresa(80%); Desempenho (20%) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Avillez, F.; Estácio F.; Neves, M. – Análise de Projectos Agrícolas no Contexto da Política Agrícola Comum. Lisboa. Banco Pinto e Sotto-Mayor. 1987.
Barros, H.; Pereira, M. – Análise e Planeamento da Exploração Agrícola. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. 1964.
Cary, F. – Tempos-Padrão de Trabalho para as Principais Culturas da Lezíria do Ribatejo. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. 1973.
Coelho, J.; Pinto, P. – Sistemas de Agricultura Sustentáveis. Ensaio para a Clarificação de Alguns Conceitos. Revista de Ciências Agrárias, XVII(3), p. 71 a 84.
Grigg, D. – The Agricultural Systems of the World. Cambridge. Cambridge Univ. Press. 1978.
Moreira, N. – Os Sistemas de Agricultura do Nordeste. Instituto Vila Real: Universitário de Trás os Montes e Alto Douro. 1984.
Ovelheiro, M. – Estudo de Casos de Boas Práticas de Gestão de Explorações Agrícolas. SPI. 2005.
Ribeiro, O. – Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Lisboa: Sá da Costa. 1976.
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Trigueiro, J.; Abreu, J.; Silva, D. – Conceitos e Práticas em Modernas Explorações Agrícolas. SPI. 2005.
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