Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A formação está orientada no sentido da integração dos saberes teóricos (T) com o saber fazer prático (P), presentes em quase todas as aulas (TP).
A componente teórica das aulas está essencialmente associada ao método expositivo e ao método de descoberta guiada através do diálogo e do questionamento orientado para as matérias. Os(as) alunos(as) desenvolvem diversas actividades e trabalhos de preparação e de simulação de situações próximas da intervenção profissional.
A presente uc é de avaliação exclusivamente contínua/frequência que inclui os seguintes elementos:
Elemento 1 (40%) – Trabalhos teórico-práticos (TTP) (40 a 80 pontos);
Elemento 2 (40%) – Teste escrito (TE) (40 a 80 pontos);
Elemento 3 (20%) – Participação presencial nas aulas (0 – 40 pontos).
A classificação é obtida pelo somatório dos resultados nos 3 elementos, mas classificações negativas nos elementos 1 (TTP) e elemento 2 (TE), inferiores a 40 pontos, são excluídas do somatório para obtenção da classificação final.
Avaliação por Exame: Não há avaliação por “Exame Normal” (época).
Avaliação por Exame de Recurso: O acesso a exame de recurso tem como condição de admissão a obtenção do mínimo de 40 pontos no elemento 1 (TTP). O exame constará de uma prova escrita (100%; 0 – 200 pontos ou 0 – 20 valores). Para aprovarem em exame os alunos terão de obter pelo menos 100 pontos na prova de exame.
Avaliação em Exame de Melhoria: Os(As) alunos(as) aprovados(as) podem realizar prova de exame de Melhoria. A classificação na unidade curricular corresponde à classificação mais elevada obtida num dos momentos de avaliação (Contínua/Exame de Recurso/Exame de Melhoria).
Resultados de Aprendizagem
1. Aquisição de saberes teóricos sobre conceitos, enquadramento demográfico e teorias explicativas do processo de envelhecimento na espécie humana.
2. Aquisição de conhecimentos teóricos sobre os efeitos do envelhecimento e da exercitação física na motricidade, saúde e bem-estar das pessoas idosas.
3. Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a organização adequada de exercícios e atividades físicas para pessoas idosas (avaliação da condição física de pessoas idosas, programação e planeamento de atividades físicas, orientação das atividades físicas em contextos de grupos e de forma individualizada).
Programa
1. Conceitos sobre envelhecimento humano, envelhecimento ativo e envelhecimento bem sucedido. Contributos da actividade física para o bem-estar das pessoas idosas.
2. Teorias, com fundamentação biológica, sobre a explicação dos processos biológicos que ocorrem durante o envelhecimento humano.
3. Efeitos do envelhecimento humano a nível motor, anatómico e fisiológico.
4. Patologias que afetam a saúde, bem-estar e mobilidade das pessoas idosas.
5. Efeitos do treino físico regular nos idosos, na aptidão motora e no desenvolvimento de patologias com grande prevalência na terceira idade.
6. Princípios e modelos metodológicos para a observação, planeamento e orientação de sessões de atividade física desportiva adequadas a pessoas idosas.
7. Avaliação da condição física de pessoas idosas e seleção de exercícios físicos e atividades físicas adequadas a pessoas idosas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Mini Testes - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Componente Teórica - 50.0%
- - Componente Prática - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, M., & Correia-Pinto, J. (s.d.). Fisiologia: Fisiologia do Envelhecimento. Escola de Ciências da Saúde.
Berger, L., Poirier, M., & Danielle (1995). Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa: Lusodidacta.
Christiansen J., & Grzybowski J. (2000). Biology of aging: an introduction to the biomedical aspects of aging. New York: McGraw Hill.
Dias, G., & Mendes, R. (2013). Atividade Física para a Terceira Idade. Coimbra: ESEC.
Pont Géis, P. (2003). Atividade Física e Saúde na Terceira idade. Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed Editora.
Pont Géis, P., & Rubi, M. (2003). Terceira Idade. Atividades criativas e recursos práticos. Porto Alegre: Artmed Editora.
Robert, L. (1994). O envelhecimento. Lisboa: Instituto Piaget.
Spirduso, W., Francis K., & MacRae, P. (2005). Physical Dimensions of Aging. Champaign: Human Kinetics.
Taylor A., & Johnson M. (2008). Physiology of Exercise and Healthy Aging. Champaign: Human Kinetics.