Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos; análise e discussão dos conceitos e
demonstração/exemplificação das tecnologias e técnicas com prática simulada entre os estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos sobre acessibilidade e desenho universal.
– Ser capaz de identificar e classificar produtos de apoio.
– Conhecer e seguir as regras de selecção, segurança e precaução e utilização relacionados com os produtos de apoio para a mobililidade .
– Identificar material e equipamento utilizado em fisioterapia quer na investigação quer na clínica.
– Seleccionar e aplicar correctamente ligaduras de contenção.
– Realizar segura e eficazmente transferências.
-Realizar um posicionamento correcto, assegurando-se do conforto e segurança do doente.
-Pretende-se o desenvolvimento do apetrechamento psicomotor com vista à aquisição de perícia manual que permita a formação de Fisioterapeutas seguros e eficazes.
Programa
-Conceitos de desenho universal, acessibilidade e produtos de apoio; (3horas)
-Classificação dos equipamentos e tecnologias em Fisioterapia utilizados na clínica e investigação ;(2horas)
-A tecnologia como estratégia pró-activa para a funcionalidade e saúde (9horas):
Produtos de apoio: Classificação ISO 9999;
Produtos de apoio para a mobilidade (Classe 12 da ISO 9999):bengalas, canadianas, muletas, andarilhos, cadeiras de rodas motorizadas e manuais e sistemas/acessórios para cadeiras de rodas;Descrição sucinta dos serviços associados (Selecção dos equipamentos, adaptações nos equipamentos e no meio, treino em contexto clínico e no meio natural do utilizador);
Manuseio dos equipamentos;
Ajuste dos equipamentos ao utilizador (considerações básicas de ergonomia, biomecânica e características/capacidades do utilizador;
-Regras básicas de transferências, posicionamento e transporte de indivíduos com incapacidades associados ou não às tecnologias de apoio. (10 horas)
-Ligaduras de contenção: aplicação, indicações, contra-indicações e precauções (4horas)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária:
– Disabled Living Foundation (2006). Choosing a standard self propelled wheelchair.
http://www.dlf.org.uk/factsheets
/pdf/Choosing_a_standard_self_propelled_wheelchair_sponsored.pd
-Sullivan, S e Schmitz, T. Fisioterapia- Avaliação e tratamento. Editora Manole
-Sisto SA, Druin E, Sliwinsk MM. Spinal Cord Injuries- Management and Rehabilitation. 1ª Ed. Mosby. 2008.
ISBN-10 : 032300699X
– Harvey, E. Management of Spinal Cord Injuries: A Guide for Physiotherapists. Elsevier 2008. . ISBN
9780443068584
– Shasank Nagavarapu, Steven A. Lavender & William S. Marras (2017) Spine loading during the application
and removal of lifting slings: the effects of patient weight, bed height and work method, Ergonomics, 60:5,
636-648, DOI: 10.1080/00140139.2016.1211750
-Johnston et al. Using technology to enhance physical therapy students’ problem-solving skills around
safepatient handling. Physical Therapy Reviews. 18, 6, (2013), 4017-415
Bibliografia secundária:
-Cohen M,Nelson G, Green D, Leib R, Matz M, Thomas P. Patient Handling and Movement Assessments:A White
Paper. Prepared by the 2010 Health Guidelines Revision Committee Specialty Subcommittee on Patient
Movement. Ed Carla M. Borden. – República Portuguesa. Despacho nº 7197/2016 do Dec. lei nº 105/2016, de
1 de Junho