Conhecimentos de Base Recomendados
Dado que um dos objetivos desta UC é completar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de licenciatura para que os estudantes adquiram a capacidade de aplicar e interligar tais conhecimentos é fundamental o domínio do conhecimento dos conteúdos das UC estruturantes da licenciatura para tornar possível a aplicação de uma abordagem integradora na conceção, desenvolvimento e construção de um determinado equipamento industrial.
Métodos de Ensino
Numa primeira abordagem, os conteúdos programáticos serão apresentados aos estudantes de forma mais académica, estimulando-os a refletir sobre as possíveis soluções para o mesmo objetivo técnico, suscitando o debate científico dos conteúdos em apreço. Sempre que possível, serão convidadas entidades/empresas para proferir palestras/seminários técnicos sobre os conteúdos lecionados, possibilitando aos estudantes o contacto com casos práticos e com os componentes e serviço disponíveis no mercado. Algum do tempo letivo será alocado à elaboração do relatório do projeto a desenvolver, estimulando os estudantes a realizar pesquisas bibliográficas e de mercado que lhes permitam conhecer e adquirir as necessárias bases científicas e a consubstanciarem esse conhecimento no âmbito do projeto que irão desenvolver.
Os temas de projeto serão alocados a grupos de estudantes constituídos por dois elementos. Excecionalmente e de forma justificada, os temas de projeto poderão ser alocados individualmente ou a grupos de três alunos. O tema de projeto é proposto pelo grupo de estudantes ou, alternativamente, definido pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que com a unidade curricular (UC) de Equipamentos Industriais os estudantes sejam capazes de aplicar e interligar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de licenciatura, no que concerne à seleção e dimensionamento de diversos componentes que integram equipamentos instalados nas indústrias dos vários setores da economia, estimulado a sua capacidade de análise e espírito crítico. É objetivo desta UC a realização e apresentação de um trabalho de projeto durante o período letivo. Como tal, os alunos serão familiarizados com as fases de conceção, desenvolvimento e implementação de um projeto, não descurando os aspetos económicos que lhe estão associados. Tal, envolverá a seleção dos componentes e sistemas mais adequados a determinado equipamento. É também propósito desta UC que os alunos desenvolvam as suas aptidões no que concerne à aquisição e desenvolvimento de soft skills, como por exemplo de comunicação, trabalho em grupo, inovação, criatividade, organização e planeamento, resiliência, capacidade de adaptação a novas circunstâncias e contextos, escrita e apresentações orais.
É expectável que no final da lecionação desta UC os alunos tenham adquirido determinadas competências como: i) a capacidade para identificar, analisar e resolver problemas, ii) a capacidade para construir e fundamentar a argumentação de determinada solução em detrimento de outra possível; iii) a capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante para fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos; iv) a capacidade para planear atividades no espaço e no tempo, identificando e gerindo os recursos necessários para a sua concretização; v) a capacidade para integrar inovações tecnológicas recentes na sua área de intervenção profissional; vi) a capacidade para transmitir informações, ideias, problemas e soluções, de forma clara e objetiva; vii) a capacidade para trabalhar em equipa.
Programa
PARTE I
2.1 Tubos Industriais:
Normas, códigos e especificações; Principais normas e códigos sobre tubos; Especificações dos materiais usados em tubagens; Exemplos de especificações; Aplicação de tubagens industriais; Tipos de proteção das tubagens; Dimensionamento de tubos; Suportes para tubos; Acessórios usados na instalação das tubagens.
2.2 Válvulas Industriais:
Classificação das válvulas; Constituição e características; Meios de operação; Materiais usados na construção de válvulas; Uniões rotativas; Servomotores; Atuadores pneumáticos; Purgadores; Compensadores de dilatação; Equipamento usado na instalação de válvulas.
PARTE II
2.3 Sistemas Pneumáticos:
Compressores pneumáticos: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Cilindros pneumáticos: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Redes de distribuição de ar comprimido: tipos e dimensionamento; Tratamento do ar comprimido: lubrificador, regulador de pressão e filtro: constituição e princípio de funcionamento; Válvulas: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Softwares associados a sistemas pneumáticos.
2.4 Sistemas óleo-hidráulicos:
Bombas hidráulicas: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Motores hidráulicos: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Distribuidores: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Válvulas: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Cilindros hidráulicos: constituição, tipos, princípio de funcionamento e dimensionamento; Acumuladores: constituição, tipos, princípio de funcionamento e dimensionamento; Grupo eletrobomba: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Tubagens; Softwares associados a sistemas óleo-hidráulicos.
PARTE III
2.5 Sistemas de Transmissão de Potência e Movimento:
Redutores de velocidade: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção, Principais aplicações; Inversores de movimento: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações; Variadores de velocidade: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações; Embraiagens: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações; Sistemas de travagem industrial: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações; Limitadores de binário: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações; Uniões de veios: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações; Rodas livres: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção; Principais aplicações.
2.6 Sistemas de tensionamento, apoio e elevação:
Tensores: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção, Principais aplicações; Apoios: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção, Principais aplicações; Pontes Rolantes e Gruas: constituição, tipos e princípio de funcionamento; Seleção, Principais aplicações.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Parte I
- Simões, M. S. B. C (2018). Estudo de um caso de falha numa válvula de enchimento. Tese de Mestrado em Engenharia Mecânica. Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa.
- Rodrigues, A. (2016). Sebenta da Disciplina.
- Branco, C. M., Ferreira, J. M., Costa, J. D. and Ribeiro, A. S. (2005). Projecto de Órgãos de Máquinas, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 9789723112610
- https://www.trelleborg.com/en/anti-vibration-solutions/products–and–solutions/suspension–products/suspension–components
- https://www.engineeringtoolbox.com/pipes-codes-standards-t_17.html
- https://www.iso.org/ics/77.140.75/x/
- http://www.sunnysteel.com
- https://www.engineeringtoolbox.com/pipes-codes-standards-t_17.html
- https://www.iso.org/ics/77.140.75/x/
- http://www.sunnysteel.com
- https://www.imediatovalvulas.com.br/2019/03/19/uma-historia-das-valvulas/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_(tubula%C3%A7%C 3%A3o)
- https://www.contimetra.com/PagIA/Valvulas.aspx
- Valvulas%20Industriais/Formação%20válvulas%20isec%20.pdf
- http://togawaengenharia.com.br/valvulas-industriais-visao-geral/
- https://pt.qwe.wiki/wiki/List_of_ASTM_International_standards
- http://www.fucoli-somepal.pt/Content/Catalogo%20Tecnico.pdf
- https://www.siepi.pt/
- https://www.pintocruz.pt/tubagens-e-sistemas/pt/tubagens
- https://www.ksb.com/ksb-br-pt/produtos-e-servicos/valvulas/
Parte II
- Croser, P., Thomson, J., Ebel, F. (2000) Fundamentos de Neumática Festo, Festo Didactic
- WALLER, D., Werner, H. – Pneumatics basic level – Workbook, Festo Didactic, 1993
- PARKER (2000) Tecnologia Pneumática Industrial, Parker Hannifin Corporation
- Götz, W. (1991) Hidráulica, Teoria e aplicações, Robert Bosch GmbH
- Zimmermann, A. (1995) Hydraulics basic level – Workbook, Festo Didactic
- Ocker, T. (1995) Hydraulics advanced level – Workbook, Festo Didactic
- PARKER (2000), Tecnologia Hidráulica Industrial, Parker Hannifin Corporation
Parte III
- Shigley, J. E.; Mischke, C. R. (1999). Mechanical Engineering Design (5th Edition) McGraw-Hill.
- Riley, W.; Sturges, L.; Morris, D. (1996). Statics and Mechanics of Materials, John Wiley & Sons, Inc.
- Hibbeler, R. C. (1998). Mecânica: Dinâmica (8a ed). LTC Editora.
- Hibbeler, R. C. (2006). Resistência dos Materiais (5a edição). Pearson Prentice Hall.
- Kutz, M. (1998). Mechanical Engineer’s Handbook (2nd ed.). John Wiley, New York.
- Meriam, J. L.; Kraige, L. G. (1998). Engineering Mechanics (4th ed.). John Wiley, New York.
- Beer, F.; Johston, E.; DEWOLF, J. (2006). Resistência dos Materiais (4a edição). McGraw Hill.
- Ashby, M. F. (1999). Materials Selection in Mechanical Design (2nd. Ed.). Butterworth Heinemann.
- https://www.tm2a.pt/
- https://www.dayco.com/
- https://www.oscaro.pt/
- https://www.sprauto.pt/
- https://www.skf.com/
- https://www.juncor.pt/
- https://www.schaeffler.com/
- https://www.sew-eurodrive.pt/
- https://www.cyr.pt/pt
- https://marcovil.com/pt