Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as unidades curriculares dos períodos anteriores.

Métodos de Ensino

São leccionadas  750 horas em contexto de trabalho em empresas.

Resultados de Aprendizagem

A componente de FCT (Formação em Contexto de Trabalho) ou estágio, visa a promoção da participação do estudante na vida da Entidade de Acolhimento com o objetivo de identificar, estudar e propor melhorias no que respeita:

  • À aquisição de competências técnicas e sociológicas pelo estudante no desempenho de tarefas e no relacionamento com as pessoas da organização que o acolheu;
  • À aplicação, ensaio e treino de metodologias desenvolvidas na componente de formação geral e científica e na componente de formação técnica, correspondentes à parte letiva do CTeSP;
  •  À identificação de oportunidades de emprego no decurso da FCT;
  • À Adoção, conceção, ou participação na implementação de soluções inerentes aos conteúdos do curso;
  • Ao desenvolvimento de tarefas inerentes às temáticas do CTeSP, designadamente:
    • À Aplicação de conhecimentos gerais, científicos e técnicos adquiridos pelo estudante na componente de formação lectiva;
    • Ao desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho definido para o CTeSP;
    • Ao desenvolvimento de tarefas e/ou funções enquadradas nas competências constantes no plano de formação.

Programa

O estágio de natureza profissional pode ser proposto por docentes, por uma empresa ou instituição ou pelo aluno. A cada estágio é atribuído um orientador académico, de acordo com a área envolvida, que apoiará o aluno através de orientação tutorial ao longo do período letivo, e um supervisor da empresa ou instituição que apoiará o aluno na integração no ambiente de trabalho. O aluno, orientador e supervisor acordarão um plano de trabalho para o estágio que é sujeito a aprovação pelo orgão científico. O plano de trabalhos deve ser harmonizado com pelo menos 6 das 10 atividades principais abaixo descritas. O estágio deve conduzir à produção de um relatório de estágio.

Atividades principais:

  1. Instalar, configurar e fazer a manutenção de sistemas robóticos industriais;
  2. Montar, configurar e efetuar a manutenção de outros sistemas automatizados;
  3. Programar os equipamentos de acordo com as características técnicas do produto;
  4. Configurar redes de comunicação de dados de acordo com requisitos específicos de cada projeto;
  5. Coordenar, supervisionar e/ou utilizar instrumentos de simulação, teste e medida;
  6. Elaborar, desenvolver e executar programas e planos de manutenção;
  7. Gerir as intervenções em caso de ocorrência de anomalias e/ou avarias, a fim de assistir a produção;
  8. Planear, coordenar, supervisionar e/ou efetuar especificações técnicas e controlo da qualidade do produto, materiais ou tecnologias produtivas concebidas a partir dos resultados do estudo, experimentação e ensaio de protótipos;
  9. Coordenar e gerir problemas nos sistemas de fabrico;
  10. Planear, coordenar, supervisionar e/ou efetuar atualização da informação de cariz técnico considerada relevante pela direção da empresa.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dependente do plano de cada estágio.