Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

A componente de Estágio funciona no final do ciclo de estudos.

 

Métodos de Ensino

As horas de contacto são do tipo orientação tutorial. Metodologias baseadas na aprendizagem ativa e colaborativa,
para promover a interdependência positiva entre intervenientes, fomentar a responsabilidade individual e o trabalho
autónomo, melhorar a comunicação, desenvolver as aptidões interpessoais, estimular a auto avaliação e a
avaliação periódica da investigação aplicada.

A avaliação possui uma componente distribuída informal resultante das reuniões entre os intervenientes, um
relatório de progresso intermédio sempre que previsto, e a defesa do Relatório de Estágio.
A defesa consiste em provas públicas avaliadas por um júri de acordo com o regulamento do ciclo de estudos.
A avaliação é definida pelo júri considerando pelo menos as seguintes componentes:
Qualidade do conteúdo técnico-científico;
Qualidade do documento apresentado;
Qualidade da apresentação e capacidade de argumentação;
Mais-valia do trabalho para a empresa (quando uma envolvida), para escola e para a sociedade.

Resultados de Aprendizagem

Componente: Projeto/Estágio/Dissertação – Estágio:

Na componente de Estágio o aluno terá a oportunidade:

– Adquirir experiência profissional relevante que permita ao aluno uma primeira integração no mercado de trabalho;
– Adquirir o conhecimento necessário para efetuar transferência de competências para o ambiente profissional e
definir objetivos para carreiras profissionais;
– Desenvolver a capacidade de documentar um tabalho extenso de engenharia segundo metodologias de investigação científica;
– Colocar na prática os conhecimentos e técnicas adquiridos e desenvolvidas ao longo do curso de mestrado.

No final do Estágio o aluno deverá demonstrar capacidade para:

– Trabalhar em equipa, comunicar ideias e ser capaz de assumir tarefas de chefia;
– Aplicar conhecimento científico e técnico na solução de problemas em ambiente profissional;
– Desenvolver uma perspetiva interdisciplinar dos problemas.

Programa

Componente: Projeto/Estágio/Dissertação – Estágio:

Os alunos têm a possibilidade de frequentar um Estágio de natureza profissional.
O Estágio pode ser proposto por docentes, por uma empresa ou instituição ou pelo aluno. A cada estágio é atribuído
um ou mais orientadores académicos, de acordo com as áreas envolvidas, que apoiarão o aluno através de orientação
tutorial ao longo do período letivo, e um supervisor da empresa ou instituição que apoiará o aluno na integração
no ambiente de trabalho. O aluno e os orientadores e supervisores acordarão um Plano de Trabalho para o estágio.
O Plano de Trabalho inclui os objetivos e âmbito do estágio assim como
um cronograma das atividades a desenvolver. O estágio deve conduzir à produção de um Relatório de Estágio que satisfaça
dos requisitos para a obtenção do grau de mestre.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Específica a cada Estágio.