Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

O Estágio pode ser frequentado em vários contextos profissionais, pelo que os conhecimentos base variarão consoante essa circunstância.

Em conformidade com o art.º 4 do RE1ºCE, aos estudantes inscritos em estágio, será providenciada formação prévia com o objetivo de auxiliar a frequência do mesmo e a elaboração do respetivo relatório. Os estudantes que não assistirem à formação de preparação ficarão impedidos de frequentar o estágio e entregar o correspondente Relatório.

Métodos de Ensino

O Estágio é desenvolvido em contexto organizacional num total mínimo de 160 horas, supervisionado por uma uma pessoa dessa organização (Supervisor) e orientado por um docente do ISCAC (Orientador). O docente orientador deve efetuar reuniões tutoriais de acompanhamento do desenvolvimento do estágio.

Recorde-se que o Estágio, que tem como objetivo a integração do aluno/estagiário numa entidade (com ou sem fins lucrativos, pública ou privada) por forma a proporcionar o contacto com a realidade laboral. Por este motivo, a Metodologia de Ensino deve garantir as seguintes premissas:

–  o contacto do aluno com a realidade da área de formação académica (Marketing e Negócios Internacionais), pelo que desde logo deve ser apresentado pelo aluno, em colaboração com o Supervisor da Entidade de Acolhimento, um plano de trabalhos com as atividades a desenvolver. Este plano será o garante da conformidade entre a espectável congruência entre os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da licenciatura e a sua aplicação prática, pelo que este plano, tal como enunciado no Regulamento de EstágioI, deve ser submetido à apreciação da Direção de Curso aquando da entrega do “Requerimento para Aprovação do Estágio”, do “Termo de Aceitação da Entidade Acolhedora e do Supervisor” e do “Protocolo de Estágio”. A entrega destes documentos deverá ocorrer até ao final da parte letiva do 1.º semestre ano letivo em que o aluno se encontra inscrito em Estágio (1.º semestre, para estágio a realizar no 2.º semestre);

– proporcionar ao aluno a ligação da teoria à prática empresarial e institucional em contexto de trabalho;

– facilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho;

– promover a interação com profissionais experientes capazes de valorizar o seu conhecimento pessoal;

– conduzir ao desenvolvimento de rotinas de trabalho por parte do aluno;

– permitir o aumento das suas capacidades em termo de networking;

– ajudar no desenvolvimento das soft skills do aluno, com o objetivo da melhoria contínua.

É nossa convicção que os alunos devem aproveitar o estágio para desenvolver, da melhor forma possível, as suas capacidades na área de formação do curso, de comunicação, de trabalho em equipa, flexibilidade, gestão do tempo, responsabilidade, profissionalismo e até para melhorar a capacidade de ouvir os outros. Por este motivo, de acordo com o Regulamento de Estágio, a entidade de acolhimento deve ser proposta pelo aluno.

Resultados de Aprendizagem

O Estágio consiste numa abordagem profissionalizante que tem como objetivo principal complementar a formação académica do/a estudante, possibilitando a interação entre os conhecimentos teóricos e o conhecimento empírico derivado do contacto com a vida profissional. Assim, através do Estágio proporciona-se ao/à estudante uma formação “em posto de trabalho” que facilite a sua futura integração no mercado laboral, progressão na carreira ou mudança de profissão, dotando-o/a, sempre que possível, de uma experiência profissional mínima em situação real de emprego. (art.º 2, Regulamento de Estágios do 1.º Ciclo de Estudos do ISCAC – RE1ºCE)

Pretende-se que o/a estudante reforce as suas competências técnicas e científicas adquiridas durante a formação letiva da Licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais (LMNI), confrontando o que aprendeu em ambiente de sala de aula com as situações especificas que vai encontrar a instituição de acolhimento do estágio. Pretende também que desenvolva outras competências “soft skils”

No final do estágio, a elaboração de respetivo relatório tem como propósito evidenciar / descrever as atividades de natureza profissional desenvolvidas durante o estágio e efetuar uma reflexão crítica das funções e tarefas desempenhadas à luz de um enquadramento teórico devidamente caracterizado. Implica ainda uma adequada explicitação da articulação entre o processo de formação curricular e a aplicação dos conhecimentos adquiridos junto de uma dada organização.

Programa

O Estágio deve ser realizado na vertente de marketing e negócios internacionais junto de uma organização empresarial, instituição pública ou privada, o qual tem como objetivo principal complementar a formação académica do aluno, possibilitando a interação entre os conhecimentos teóricos e o conhecimento empírico derivado do contacto com a vida profissional. O estágio visa ainda proporcionar ao aluno uma formação “em posto de trabalho” que facilite a sua futura integração no mercado laboral, dotando-o, sempre que possível, de uma experiência profissional real de emprego”. Assim sendo, o plano de atividades a apresentar deve visar áreas nuclears da licenciatura em marketing e negócios internacionais a desempenhar presencialmente durante, no mínimo de 160 horas.

“O Estágio é de frequência obrigatória para o/a estudante admitido, devendo este cumprir o número mínimo de horas presenciais estabelecido no plano de estudos. (art.º 4º, n.º 1, RE1ºCE), o que deverá ser confirmado no final do mesmo através de uma folha de presenças assinada pelo aluno, pelo Supervisor e pelo Orientador. (art.º 4, nº 5 e art.º 6º , n.º 7, RE1ºCE)

O referido regulamento, art.º 3º, estabelece ainda que compete ao aluno instruir o Estágio, através de requerimento dirigido à Direção de Curso devidamente preenchido e assinado pelo aluno, a submeter na plataforma de Gestão Académica até ao final do período letivo do primeiro semestre de cada ano letivo, devendo o procedimento de formalização da candidatura ainda conter:

– o plano genérico das atividades a desenvolver durante o Estágio, bem como identificar a área/tema de maior incidência, por si e pelo Supervisor, usando para o efeito a “Estrutura de plano de estágio” disponibilizada no website do ISCAC. Saliente-se que este plano de estágio deve ser discutido pelos 2 intervenientes (aluno e Supervisor) previamente ao início do estágio. Este documento deve ser assinado por ambos.

– a identificação e respetivos termos de aceitação da entidade acolhedora e do Supervisor, incluindo habilitações deste último, efetuada através respetiva ficha de identificação devidamente preenchida e assinada pelo Supervisor / entidade de acolhimento.

Toda a documentação encontra-se disponível em (https://www.iscac.pt/index.php?m=8_252&lang=PT) e deve ser submetida via plataforma académica no Inforestudante:  Balcão Académico – Requerimentos – Adicionar – Selecionar o seguinte: ISCAC – Requerimento para iniciar a realização de Estágio na Licenciatura.

Para a instrução do processo é obrigatória a entrega de todos os formulários devidamente preenchidos de forma completa, assinados e datados por cada um dos seus intervenientes, a saber:

– Mod5_201 – Requerimento para Realização do Estágio Curricular
– Mod5_203 – Termo de Aceitação da Entidade Acolhedora e do Supervisor
Mod5_232 – Plano de Estágio

– o protocolo de estágio devidamente preenchido e assinado (Minuta Protocolo)

Estes documentos devem ser submetidos no Nónio no Balção Académico => Requerimentos a  e a sua entrega LACRADA.
 

Observações:

A indicação do docente proposto para orientador não é obrigatória. O docente proposto pelo aluno como orientador, pode ser distinto do atribuído pela Direcção de LMNI, caso em que se sobreporá a decisão da Direção de Curso. (art.º 5, n.º 3, al. d), RE1ºCE)

Enquanto não for submetida e lacrada toda a documentação devidamente preenchida e assinada, a Direção de LMNI não procederá à análise do processo. Assim, qualquer estágio que tenha início antes do deferimento da Direção de LMNI será desconsiderado para efeitos de Estágio Curricular. Esta análise documental ocorrerá antes do início das aulas do 2.º Semestre, tal como indicado no calendário escolar aprovado pelos órgãos competentes do ISCAC. O resultado dessa análise será atempadamente comunicado pelos Serviços Académicos ao aluno. Esta informação será comunicada aos alunos via Notificação do Nónio para o email institucional constante neste sistema. Esta comunicação será efetuada após o final do período de formação de preparação para o estágio.

 
 Quanto ao local de Estágio, devem observar-se as normas seguintes:

O aluno deve promover as diligências necessárias para encontrar um local adequado para realizar o estágio que lhe permita desenvolver atividades relacionadas com o marketing e/ou os negócios internacionais; (art.º 8, n.º 1, RE1ºCE)

Na eventualidade de tais diligências se revelarem infrutíferas, o Estágio pode ainda realizar-se ao abrigo de vários acordos de colaboração estabelecidos pelo ISCAC com organizações empresariais, instituições públicas ou privadas, em que se possam desenvolver atividades para as quais o aluno tenha obtido formação adequada. (art.º 8, n.º 1, RE1ºCE) (vide no final deste programa algumas das organizações, para outras oportunidades de estágio o aluno deve observar os emails que são enviados pelo Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) ou dirigir-se pessoalmente a este gabinete (2.º andar, gab. 2.18)

Em conformidade com o regulamento de estágio, este deve decorrer de forma presencial (art.º 4, n.º 1, RE1ºCE).

Toda a documentação deve, na medida do possível, ser preenchida pelo próprio aluno. Recorde-se a entidade de acolhimento / supervisor devem despender o mínimo tempo com estas tarefas.

 

 Quanto ao Seguro Escolar, devem observar-se as normas seguintes:

– todo os estágios curriculares após a receção da notificação de aprovação do estágio, realizados em território nacional estão cobertos pelo seguro escolar.

– caso a entidade de acolhimento do estágio solicite comprovativo de seguro escolar do estagiário, o mesmo deve ser pedido por email para os Serviços de Gestão Académica (academicos@iscac.pt).

– caso o aluno se proponha a realizar estágio fora do território nacional, deve dar antecipadamente (o mais cedo que for possível) a indicação das datas previsíveis de saída e regresso do país e as informações relativas à entidade de acolhimento, através de email para os Serviços de Gestão Académica (academicos@iscac.pt), com vista à contratação de seguro escolar adicional.

 Quanto à frequência do estágio:

– Em conformidade com o plano curricular de LMNI e segundo o art.º 4, n.º 2 e  do RE1ºCE, “A realização do Estágio tem início no 2.º Semestre do ano letivo em que o/a estudante tenha efetuado a sua matrícula na unidade curricular”.

– Recorde-se que as aulas do 6,º trimestre de LMNI se encontram concentradas nas primeiras 10 semanas letivas para que seja possível a realização do estágio de forma sequencial nas últimas 5 semanas do 6.º semestre. Pode ser realizado o estágio noutro momento, pese embora, não são justificadas as faltas a outras unidades curriculares evocando a realização de estágio em horário coincidente.

– a frequência do estágio só se pode efetivar após a receção da sua aprovação pela direção de curso através de notificação via nónio para o email institucional do estudante efetuada pelos serviços académicos. Todo o período de estágio realizado antes desta notificação é desconsiderado.

– Aos estudantes inscritos em estágio, será providenciada formação prévia com o objetivo de auxiliar a frequência do mesmo e a elaboração do respetivo relatório. Os estudantes que não assistirem à formação de preparação ficarão impedidos de frequentar o estágio e entregar o correspondente Relatório, pelo que consequentemente ficam impedidos de obter aprovação na unidade curricular. Devem ser frequentados, sem exceção, todos os módulos da formação. (art.º 4, n.º 3 e 4 do RE1ºCE). Se o estudante fizer a entrega dos documentos para avaliação do estágio e se verificar que a formação não se encontra completa, não será marcada a correspondente prova pública.

Quanto à conclusão do estágio / pedido de avaliação:

Os documentos necessários à submissão à avaliação da UC de Estágio encontram-se no website do ISCAC (art.º 11, n.º 1). A submissão dos referidos documentos é efetuada em suporte digital, através da plataforma de gestão académica, sendo que o único documento que pode ser submetido em branco é o relativo a reuniões tutoriais.

Os templates dos Documentos  – avaliação de estágio na licenciatura (art.º 11, n.º 1, RE1ºCE) estão disponíveis em: https://www.iscac.pt/index.php?m=8_252&lang=PT

Para pedido de avaliação do estágio é obrigatória a entrega de todos os formulários devidamente preenchidos de forma completa, assinados e datados por cada um dos seus intervenientes, a saber:

– Relatório de Estágio

– Mod5_205 – Requerimento para Avaliação do Relatório
– Mod5_207 – Registo de presenças (comprovativa da assiduidade, assinado pelo/a estudante, pelo supervisor/a, pelo orientador/a com indicação explícita das horas efetuadas em cada dia e no total das atividades de estágio.)
– Mod5_209 – Relatório de Avaliação por parte do Supervisor
– Parecer do Orientador

Estes documentos devem ser submetidos no Nónio em local próprio para esse efeito e a sua entrega LACRADA.

A submissão dos elementos acima pode ocorrer em dois momentos: até à data do final da época normal de exames ou até à data do final da época de recurso do 2.º semestre. O prazo não é alvo de qualquer alargamento. Os alunos trabalhadores-estudantes não têm um prazo distinto dos restantes alunos.

 

Após a submissão/lacragem da documentação de avaliação da licenciatura, em conformidade com o art.º 11, n.º 6 do RE1ºCE a prova oral de avaliação deve ser realizada no prazo máximo de sessenta dias, contados após a data de [lacragem da documentação de avaliação do estágio].

A designação do Júri e a data/hora da prova pública oral presencial cabe à Direção de LMNI. Esta informação será comunicada aos alunos via Notificação do Nónio para o email institucional constante neste sistema, não havendo período obrigatório para o aviso prévio da marcação da prova. Por norma, não haverá provas públicas durante as pausas letivas (nomeadamente, não há provas em agosto).
 
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor, a não comparência do aluno à prova pública de defesa de estágio implica a reprovação à unidade curricular. Não há época de recurso, devendo todas as provas públicas decorrer até 31 de dezembro. Adicionalmente, observa-se que, em conformidade com o art.º 12, n.º 10 do RE1ºCE, “da decisão do Júri não há recurso”, ou seja, a nota definida pelo júri na sequência da prova pública é a nota final da unidade curricular.

 

Pedidos de Manutenção de Estágio:

O aluno que não cumprir a submissão de todos os documentos para avaliação do estágio até à data final da época de recurso do 2.º semestre, e que efetue estágio no corrente ano letivo, o pedido de manutenção deste estágio pode ser requerido uma única vez, até ao final do período letivo do primeiro semestre do ano letivo subsequente. O requerimento, efetuado no balcão académico/nónio, deve ser acompanhado do Relatório de avaliação preenchido e assinado pelo/a supervisor/a e pela Folha de presenças assinada pelo/a supervisor/a e pelo/a orientador/a, que atestem o mínimo de 160 horas de estágio (art.º 3, n.º 5 e art.º 11, n.º 1). Este requerimento deve ser lacrado.

– Caso autorizada a manutenção de estágio, os elementos elencados no n.º 1 do art.º 11 para a avaliação do estágio devem ser apresentados no segundo semestre do ano letivo subsequente sem necessidade de frequentar novo estágio. O orientador anteriormente nomeado manter-se-á (art.º 3., n.º 6), ou seja, a prova pública de defesa de estágio e correspondente entrega e defesa do relatório/estágio só poderá ocorrer após o início das aulas do 2.º semestre do ano subsequente e após cumprida a formação.

 – O aluno que efetuou estágio em anos letivos anteriores ao presente ano letivo deve efetuar novo estágio, concretizando a instrução do processo até ao último dia de aulas do primeiro semestre do ano letivo atual.

– O aluno que pretenda efetuar pedido de manutenção do estágio, deve matricular-se à UC de estágio no ano letivo de subsequente, não se esquecendo de lacrar essa matrícula. Esta matrícula só será possível após ter sido colocada, pela direção de curso, na pauta da UC de Estágio referente ao ano letivo presente, a menção NRC – Não Reúne Condições.

 

Relatório de Estágio:

O relatório de estágio é um documento final sobre o qual não existem alterações subsequentes à sua submissão, pelo que este é o documento que será analisado pelo júri da prova pública (art.º 10, n.º 2). O relatório deve ser acompanhado do Parecer favorável emitido pelo/a orientador/a (art.º 11, n.º 1 al. c)). O relatório não poderá ser admitido a prova pública quando o parecer do/a orientador/a for desfavorável (art.º 6, n.º 8).  Assim, após a conclusão do estágio o aluno deve elaborar um relatório de estágio (ver componentes deste relatório abaixo), de forma atempada para que o orientador possa emitir feedback e serem implementadas as melhorias necessárias e emissão do correspondente parecer do orientador/a.

O relatório de estágio deve conter a descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio, devidamente fundamentadas com os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e com referências bibliográficas de reconhecido mérito académico e científico (art.º 10, n.º 1). Não é necessário que tenha um tema global, mas sim um enquadramento teórico das atividades, não se fixando limite de páginas. Não é necessário contactar/enviar email à direção de curso ou aos serviços de gestão académica a indicar que os documentos de avaliação foram submetidos.

 Orientações Genéricas:

  1. A redação do relatório deve ser cuidada (sem erros ortográficos e/ou gramaticais), primando pelo uso de linguagem clara, objetiva, rigorosa, mas que permita uma leitura agradável. Recorde que o relatório deve clarificar de forma sintética as atividades desenvolvidas durante o estágio. Não esqueça que o relatório está a ser escrito para um público que não acompanhou diretamente o dia-a-dia do estágio realizado.
  2. Não deve ser escrito na primeira pessoa do singular.
  3. Os trabalhos serão submetidos pelos docentes do júri na plataforma anti-plágio Urkund. Sendo detetado plágio, serão tomadas as medidas previstas na lei para esse efeito.
  4. Deve ter cuidado com a formatação do texto, devendo seguir o template destinado para esse efeito.
  5. O índice geral do trabalho, também designado de sumário, deverá conter apenas os elementos que lhe sucedem, excluindo, portanto, os que lhe antecedem e a página do próprio índice. Deverá ser elaborado preferencialmente de forma automática, para evitar erros de numeração de páginas. Quando, num dado capítulo exista um único subcapítulo, este não deve ser salientado, ou seja, no índice, não devem existir capítulos com um único subcapítulo!
  6. As páginas devem ser numeradas consecutivamente. As páginas dos elementos pré-textuais (até à Introdução (exclusive) devem ser numerados com numeração romana minúscula e as dos elementos textuais com numeração árabe no canto inferior direito do rodapé.
  7. A capa do trabalho deverá conter a seguinte informação: logótipo e nome do ISCAC, tipo e título do trabalho / identificação da entidade de acolhimento, o nome do autor (aluno), o nome do orientador e supervisor, data e designação do curso.
  8. A página de resumo deve conter um texto que resuma os principais aspetos teórico-práticos abordados no estágio em menos de 100 palavras. Segue-se uma lista de até quatro palavras-chave / keywords. Tanto o resumo como as palavras-chave devem incluir uma versão em inglês;
  9. Após a entrega do trabalho, se verificar que existem erros pode elaborar uma erratum (sing) ou errata (plural).
  10. As palavras ou expressões em língua estrangeira devem apresentar-se em itálico e sempre que possível substituídas por palavras ou expressões equivalentes em língua portuguesa (ex.: email vs correio eletrónico).
  11. Na primeira vez que uma abreviatura, acrónimo ou sigla for utilizada no texto, consta por extenso, seguida entre parêntesis curvos pela respetiva forma abreviada. Subsequentemente, utiliza-se somente esta última (ex.: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC)). Ao contrário das abreviaturas, as siglas e acrónimos não têm plural gráfico, mesmo quando este é produzido oralmente. Não se usa o itálico em siglas e acrónimos em latim ou em línguas estrangeiras. Ex.: «Enviaram-me dois DVD e três CD dos EUA.» (“dê vê dês, cê dês”); «Os PIB de Portugal e Espanha.» (“pibes”).
  12.  Todos os anexos / apêndices devem ser referenciados no corpo do texto do relatório.
  13.  Todas as figuras, gráficos, tabelas, quadros, devem dispor de numeração (árabe) específica e sequencial no trabalho, pela ordem que aparecem no texto. Todos estes elementos devem ter um título na sua parte superior e deve ser apresentada a respetiva fonte na parte inferior (caso sejam da autoria exclusiva do autor, pode-se utilizar, por exemplo, a expressão “Fonte: Elaboração própria”). Sempre que possível, as figuras, gráficos, tabelas, quadros devem ser referidas no corpo do texto e devidamente interpretadas. Todos estes elementos devem ser listados no índice respetivo constar em página própria após o índice geral, apresentado na secção inicial do relatório. Naturalmente, só se apresenta o índice dos elementos ilustrativos que forem utilizados. Deve cuidar para que as imagens incluídas no documento sejam nítidas e permitam a leitura do seu conteúdo, sendo caso disso.
  14. Lista de Siglas / Acrónimos e/ou Símbolos: inclusão apenas se necessário. A denominação desta secção deve referir apenas os elementos utilizados (e.g. Lista de acrónimos, caso tenha só este elemento) e deve organizar-se por ordem alfabética.
  15. Referências deve ser efetuadas de acordo com o sistema de referenciação American Psychological Association (APA) tendo o cuidado de:
  • todas referências citadas ao longo do texto têm de ser incluídas na secção Referências presente no relatório no final do corpo do trabalho e antes dos anexos ou apêndices. Esta secção consubstancia-se numa lista das obras, citadas direta ou indiretamente no corpo do texto, apresentadas por ordem alfabética, segundo o(s) apelido(s) do(s) autor(es), ordenados independentemente de se tratar de documentos impressos ou fontes eletrónicas [ex.: artigo, livro, capítulo de livro ou página da internet] .
  • devem ser citar apenas as referências consultadas e que serviram de base à redação do texto, devendo essas citações serem identificadas no corpo do texto e na secção de referências.
  • devem-se privilegiar a qualidade e atualidade das fontes bibliográficas, usando, sempre que possíveis artigos científicos (web of science / scopus) em detrimento de páginas web ou livros
  • A investigação respeitante à consulta bibliográfica e documental, estudo individualizado necessário para realizar as atividades do Estágio, elaboração do Relatório de Estágio e preparação da apresentação e discussão do mesmo será efetuado fora do local do Estágio.

 

Sugere-se que o Relatório de Estágio, no âmbito da Licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais, contemple os seguintes pontos:

Capa

Resumo / Abstract

Agradecimentos (facultativo)

Termo de Responsabilidade / Declaração de Autoria / Declaração Anti Plágio

Breve Curriculum Vitae do Estagiário

Breve Curriculum Vitae do Supervisor

Breve Curriculum Vitae do Orientador

Índice Geral

Lista de siglas / abreviaturas / acróniomos

Lista de figuras / gráficos

Lista de Quadros / Tabelas

1. Introdução

(Breve referência ao tópico teórico enquadrador do trabalho, apresentação breve da empresa acolhedora, pertinência e singularidade do estágio / atividades em estudo, objetivos do trabalho realizado, problemas evidenciados e estrutura do texto escrito)

2. Enquadramento teórico

(revisão da literatura científica e técnica relativamente ao tópico teórico, definição de conceitos adotados, modelos conceptuais e técnicas aplicáveis, autores de referência, discussão sobre as técnicas e modelos pertinentes para a resolução dos problemas evidenciados, dando suporte teórico às atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Devem-se privilegiar a qualidade e atualidade das fontes bibliográficas, usando, sempre que possível artigos científicos (web of science / scopus) em detrimento de páginas web ou livros.)

3. A entidade de acolhimento do estágio

 (clara identificação da entidade de acolhimento (ex.: Designação Comercial, Firma, Atividade Principal /  CAE, NIPC, Data da fundação, Capital Social, Morada, Contactos telefónicos, E-mail, URL do Website, Endereço das Redes Sociais, Logótipo, entre outros), narrativa da história da entidade onde se realizou o estágio, Análise estratégica do meio envolvente nacional, mundial e setorial (contexto macro (Análise PESTAL); contexto micro (ex.: 5 forças de Porter – clientes, concorrentes, etc.); Análise interna da própria empresa em estudo donde resultará a e análise SWOT. Deve ainda ser descrito a realidade organizacional e interrelacional com foco nas funções predominantes na atividade da entidade com a clara identificação e aprofundada descrição do(s) departamento(s) / negócio(s) em que o estágio foi realizado [Estrutura / Funções, por exemplo, com recurso a um organograma); funções do supervisor na entidade e como o estagiário se integrou na entidade-equipa justificação da evolução do volume de negócios e n.º de trabalhadores (podendo recorrer-se a bases de dados como a ORBIS, SABI, Racius (ver página online da Biblioteca do ISCAC), Sistema de Informação da Classificação Portuguesa de Atividades Económicas e Portal da Justiça)]., missão e visão, áreas de negócio e mercados,), …

4. Atividades realizadas

(- Objetivos propostos para o estágio e reflexão sobre o seu alcance (Confronto das atividades desenvolvidas versus as atividades planeadas (podendo ainda, em anexo, colocar o plano de estágio formulado, o cronograma das atividades previstas e desenvolvidas, ou um diário de atividades efetuadas);

– descrição das atividades desenvolvidas na entidade, focando a atenção na relação destas com o enquadramento teórico previamente realizado e no relacionamento destas atividades com as unidades curriculares do plano do curso

– Apresentação e discussão dos resultados obtidos (ex.: no marketing digital métricas de alcance, justificação fundamentada para a escolha de determinadas redes sociais e horários de publicação, ferramentas e softwares utilizados)

– Análise crítica (diagnóstico de eventuais problemas, síntese entre as visões da literatura referidas no ponto do enquadramento teórico, em comparação com a prática da entidade, gaps e desvios comportamentais, culturais ou estratégicos, medidas de desenvolvimento futuro);

5. Conclusões 

(O aluno deverá apontar aspetos positivos e negativos decorrentes do seu estágio, tendo sobretudo em conta os conhecimentos adquiridos durante o curso e os ensinamentos obtidos ao longo do estágio, boas e más práticas, lições aprendidas, ligações do estágio à licenciatura, e caminhos de desenvolvimento futuros para as funções desempenhadas e para a entidade, síntese dos contributos do estagiário para a entidade de acolhimento e vice-versa, sumário da ligação as tarefas de estágio a das unidades curriculares de LMNI, contributos do estágio para o futuro da carreira profissional do aluno, análise SWOT do Estagiário. Deve ser uma conclusão geral do trabalho efetuado. Não deve conter informação que não tenha sido discutida antes.)

6. Referências

Anexos / Apêndices.

 

Disponibiliza-se alguns contatos de entidades que se mostraram disponíveis para acolher estagiários em edições anteriores:

 

Entidade Morada Código Postal Localidade Telef Email

3LM Publicidade e Imagem Rua 4 de Julho – Pedrulha 3025-010 Coimbra 239983322 ildaramos@3lm.pt
7 Mundos. Lda. – Bestravel Coimbra Rua Avelar Brotero, nº 34 3030-317 Coimbra 239797690 coimbra.claudia@besttravel.pt
Active Sapce Technologies, Actividades Aeroespaciais S. A. Parque Industrila de Taveiro, S. A. 3045-508 Coimbra 304505505 info@activespacetech.com
ARCA – Associação Recreativa de Coimbra Artística Lordemão 3020-210 Coimbra geral.euca@gmail.com
Associação Civilização Activa Rua da Fonte do Outeiro 3520-021 Nelas 
Barreirinhas, Lda. Rua dos Poços, º 245 Lameira 2425-774 Ortigosa 244613509 geral@barreirinhas.pt
Bestravel, 7 Mundos, Lda. Rua Avelar Brotero, nº 34 3030-317 Coimbra 239797690 
Blix – Eventos e Comunicação Galerias Av. Lj 112 1º andar. Av. Sá da Bandeira Coimbra 914362606 info@blix.pt
Bluepharma  – repns RH aline.costa@bluepharmagroup.com
Câmara Municipal de Coimbra Praça 8 de Maio 3000-001 Coimbra 
Caprari Portugal Unipessoal, Lda. Rua do Matadouro Regional, Lote 46 B e C 2005-002 Santarém 243350610 geral@caprariportugal.pt
Centrotorneiras, Lda. Rua Adriano Lucas 3020-430 Coimbra 
CH Business Consulting, S. A. Parque Empresarial de Eiras, Lt 22 3020-430 Coimbra 239499110 susetepires@consulting.pt
Cision Portugal – Distribuição de Informação Geral, S. A. Rua Entre Vinhas, Edf Cision, Apart. 20027 3020-171 Coimbra 239793500 rh.pt@cision.com
Coimpack Embalagens, Lda. Parque Industrial de Taveiro, Lt 43 3045-504 Taveiro 239980010 coimpack@coimpack.pt
Critical Imaging ( Mrtoner24 ) Rua da Brotero, nº 38 3030-317 Coimbra 965073837 richard@mrtoner24.com
Critical Software Coimbra Sérgio Ferreira sferreira@criticalsoftware.com
CTGA – Centro Tecnológico de Gestão Ambiental Estrada de Coselhas 3000-125 Coimbra ctga.geral@ctga.pt
CUT CUT Rua dos Militares Edf. 7 3040-548 Antanhol 934936300 alberto@cutcut.pt
EFAPEL – Empresa Fabril de Produtos Electricos Serpins, Apart. 3 3200-959 Serpins 239970130 teresa.cordeiro@efapel.com
Fármácia Luciano & Matos Coimbra milhenaa@gmail.com
Ferneto Zona Industrial de Vagos Lt 59 Apart 42 3844-909 Vagos 234799160 info@freneto.com
Ferneto Zona Industrial de Vagos Lt 59 Apart 42 3844-909 Vagos 234799160 info@freneto.com
FNAC Portugal, Lda. (FNAC Forum Coimbra) Quinta do Almegue – Vale Gemil 3044-520 Coimbra 239801601 natacha.meurier@fnac.pt
GO Outdoor, Lda. Terras Velhas – Alcabideque 3150-211 Condeixa a Velha 239561392 info@floema.pt
Grupo MRG Coimbra mariajose@mrg.pt
HQM – Contabilidade, Lda. Av. S. Silvestre, 29 1º Esquerdo 3200-203 Lousã 239991918 hgm@sapo.pt
Ideias inversas Av. José Maria Cardoso, nº 18 R/c 3200-202 Lousã 239098289 geral@ideiasinversas.pt
Intellicare Sensing in Healthecare, Lda. IPN – Rua Pedro N unes, Edf. D Coimbra hr@isaenergy. pt; tpimentel@isasensing.com
Intelligent Chaper, Unipessoal, Lda Rua dos Matos, Nº 34. 3070-437 Mira 917612214 romeu.oliveira@intelligent.chapter.pt
IPN cerqueira@ipn.pt
JACC – Jazz ao Centro Clube Largo do Poço, nº 3 1º 3000-335 Coimbra 239837078 
Leroy Merlin Coimbra Rua Luís António Duarte Santos 3031-191 Coimbra 239 248 100 sandra.d.dias
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TGA Leiria cristina@tga.pt

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

As referências bibliográficas recomendadas deverão estar sempre de acordo com o propósito e âmbito das atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Deve-se privilegiar a utilização de artigos científicos com revisão por pares, publicados em revistas com reconhecido mérito académico e atuais, os quais devem ser utilizados, nomeadamente, para fundamentar, no relatório de estágio, as decisões tomadas nas atividades de estágio.

Citações:

As citações e referências bibliográficas deverão ter em conta o estilo APA, que segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association.

 

Bibliografia referente a metodologias de investigação:

Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.

Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.