Estágio e Inserção Profissional

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que o estudante já tenha frequentado todas as outras unidades curriculares do curso de forma a ter desenvolvido os conhecimentos básicos da área de estudo e da relacionada com o estágio, as competências de comunicação oral e escrita necessárias para se comunicarem com colegas e superiores, o domínio de ferramentas e tecnologias utilizadas na área, a capacidade de pensar criticamente e solucionar problemas para assim aproveitar melhor a experiência de estágio.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino aplicada nesta unidade é a aprendizagem situada. Este método de ensino coloca o estudante em situações reais e relevantes para a sua aprendizagem, permitindo-lhe aplicar os conhecimentos teóricos já adquiridos, nas outras unidades curriculares, em contextos reais e apreenderem novos conhecimentos resultantes do contacto com esses ambientes. Espera-se assim, que o conhecimento adquirido em situações reais o torne mais significativo e duradouro.

  

 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Estágio e Inserção Profissional tem como objetivo principal dotar, em contexto laboral de instituições públicas e privadas, sem e com fins lucrativos, os estudantes de competências de Gestão Comercial, nomeadamente as necessárias ao desenvolvimento das atividades de aprovisionamento, de promoção de produtos/serviços, de venda e de distribuição/entrega dos mesmos, ao nível dos mercados doméstico e internacionais, bem como desenvolver capacidades no processo de tomada de decisão em todas as áreas internas da cadeia de valor, que vão desde o aprovisionamento até à distribuição.

A integração do estudante/estagiário numa entidade (com ou sem fins lucrativos), sob a forma de estágio, tem em vista os seguintes objetivos específicos:

  • proporcionar o contacto do estudante com a realidade da área de formação académica;
  • promover a ligação da teoria à prática empresarial e institucional em contexto de trabalho;
  • criar rotinas de trabalho por parte do estudante;
  • permitir a interação com profissionais experientes capazes de valorizar o seu conhecimento pessoal;
  • aumentar das suas capacidades em termo de networking;
  • desenvolver as soft skills do estudante, com o objetivo da sua melhoria contínua;
  • facilitar a inserção do estudante no mercado de trabalho.

As principais competências a desenvolver serão:

  • As técnicas, ou seja, o aumento dos seus conhecimentos sobre a área de estudo (gestão comercial, em contexto nacional e internacional) que lhe permitam participar na conceção, desenvolvimento, implementação e controlo de planos e ações comerciais e de marketing; analisar a envolvente da empresa e realizar estudos de prospeção; angariar e gerir clientes; aplicar os métodos e técnicas da gestão comercial adequados à especificidade do comércio internacional e à internacionalização das empresas portuguesas. Elaborar estratégias de internacionalização, que identifiquem novas oportunidades de negócio e que possibilitem o aprofundamento de relações já existentes; coordenar, acompanhar e controlar o percurso de uma mercadoria (a nível operacional, logístico e documental) desde a expedição até à receção no correspondente destino, de modo a assegurar a oferta de um serviço de qualidade e excelência ao cliente.
  • As profissionais, como as de trabalho em equipa, as de gestão do tempo e as de resolução de problemas.
  • As de networking, derivadas do relacionamento com profissionais experientes e pelo aumento do contacto com outros profissionais da área.
  • Conhecimento sobre a cultura organizacional e sobre as melhores práticas realizadas pela entidade onde estagiaram.

 

Programa

O estágio tem no mínimo 187 horas de prática empresarial/organizacional e será realizado preferencialmente nas áreas de aprovisionamento, promoção/marketing, venda e distribuição/entrega do produto/serviço e segue as seguintes etapas, previstas e desenvolvidas no Regulamento de Estágios do 1º Ciclo de Estudos do ISCAC:

1) Submissão da proposta de estágio, que deve incluir a indicação da empresa acolhedora e do supervisor (pode também, o estudante, nesta altura, sugerir um orientador) e o plano de estágio, definido em conjunto pelo supervisor, estudante e com ajuda do proposto orientador (se existir);

2) Assistência aos módulos da formação prévia com o objetivo de auxiliar a frequência do estágio e a elaboração do respetivo relatório (a falta de assistência a esta formação impede a defesa do realtório);

3) Frequência do estágio na modalidade de período contínuo, previsto no calendário escolar, sempre que possível e desde que tenha a aceitação da empresa, ou noutro período, desde que compreendido entre o primeiro dia de aulas do segundo semestre e no máximo o último dia do calendário da época de recurso do 2º semestre (o relatório terá também de ser concluido e entregue até ao último dia do calendário da época de recurso do 2º semestre);

4) Elaboração do relatório de estágio, seguindo as normas APA para as citações e para as referências bibliográficas, com um número de páginas máximo de 40 (contadas desde a introdução e excluindo anexos), e com a estrutura e conteúdo mínimo previstos no template divulgado na formação prévia.      

 5) Submissão do relatório, acompanhado dos outros documentos solicitados (por exemplo, pela folha de presenças do estudante no local de estágio, parecer de concordância do orientador e relatório de avaliação do supervisor);

6) Apresentação e defesa do relatório.

Nota: Ao/Á orientador/a de estágio compete acompanhar o/a estudante nas diferentes fases da sua realização, reunindo e mantendo o contacto com o/a supervisor/a, a fim de resolver eventuais questões que possam surgir.  Sempre que se detetem problemas, deve ser agendada uma reunião entre o orientador e o supervisor. Caso a distância ao local de estágio o justifique, as reuniões entre orientador/a e supervisor/a podem ser realizadas de forma remota, podendo o/a estudante ser chamado a participar nestas reuniões.

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Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

A bibliografia, tendo em conta o contexto de Estágio e Inserção Profissional, deverá estar sempre de acordo com o propósito e âmbito do estágio e plano de estágio, que será sempre definido pela entidade acolhedora, o estagiário o e orientador de estágio.