Estágio e Relatório

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a assinalar

Métodos de Ensino

O estudante será acompanhado na realização do seu estágio por um Professor Doutorado ou Especialista nomeado pelo Conselho Técnico-Científico e por um Supervisor na entidade de acolhimento

Resultados de Aprendizagem

O estágio contempla uma abordagem profissionalizante, respondendo, também, de forma mais adequada às exigências de algumas organizações profissionais. É seu objetivo proporcionar ao mestrando uma formação em posto de trabalho que facilite a sua futura integração no mercado laboral, progressão na carreira ou mudança de profissão e o relatório visa evidenciar as atividades desenvolvidas durante o estágio.
Pretende-se que o estudante reforce as suas competências técnicas e científicas adquiridas na componente letiva do mestrado, confrontando o que aprendeu em ambiente de sala de aula com as situações especificas que vai encontrar a instituição de acolhimento do estágio. Preten-se também que desenvolva outras
competências ” soft skils

Programa

No âmbito do Mestrado em Gestão Empresarial, o relatório do estágio deverá incluir as seguintes partes:
1. Introdução (Breve referência ao tópico teórico enquadrador do trabalho, apresentação breve da entidade acolhedora, pertinência do estágio, questões / problemas pré-definidos pela organização, objetivos do trabalho realizado, problemas evidenciados e estrutura do texto escrito);
2. Enquadramento teórico (Revisão da literatura científica e técnica relativamente ao tópico teórico, definição de conceitos adotados, modelos conceptuais, técnicas aplicáveis, autores de referência, discussão e problematização dos tópicos aplicáveis);
3. Metodologia (métodos e técnicas usadas na recolha da informação sobre a entidade, procedimentos e tratamento da informação);
4. A entidade acolhedora do estágio (narrativa da história da entidade onde se realizou o estágio, realidade organizacional, análise funcional e inter-relacional com foco nas funções predominantes na atividade da entidade);
5. Atividades realizadas (descrição das atividades desenvolvidas na entidade, focando a atenção em análise  crítica, diagnóstico de eventuais problemas, síntese entre as visões da literatura referidas no ponto 2, em comparação com a prática da entidade descritos no ponto 4, gaps e desvios comportamentais, culturais ou estratégicos, medidas de desenvolvimento futuro);
6. Conclusões (ensinamentos do estágio, lições aprendidas e caminhos de desenvolvimento futuros para as funções desempenhadas e para a entidade);
7. Referências bibliográficas;
8. Anexos.
O relatório de estágio final deverá ser encadernado a quente e ter no máximo 80 páginas excetuando
anexos ou Apêndices, em apenas um lado da página, com espaçamento de linhas de 1,5 espaços e com 10 pt.
A fonte será “Areal” e as margens devem ser de 3 cm à esquerda e 2,5 cm à direita, superior e inferior.
O parágrafo deve ser com avanço na primeira linha de 1,5pt. As páginas devem ser numeradas
consecutivamente e organizadas da seguinte forma:
1. A capa do trabalho deverá conter a seguinte informação: nome do Instituto, tipo e título do trabalho, o
nome do autor, o nome do mestrado, o nome do orientador e coorientador 5 se aplicável e a data. O modelo para a capa é apresentado em anexo e deverá ser impresso em cartolina;

2. A primeira página deverá conter o título do trabalho de projeto ou relatório de estágio, o nome do aluno, do(s) orientador (es) e a data; 3. A página de resumo (p. 2) deve conter o título do projeto e um único parágrafo que resume os principais aspetos do projeto em menos de 100 palavras (Resumo / Abstract). Segue-se uma lista de até quatro palavras-chave / keywords. Tanto o resumo como as palavras-chave devem incluir uma versão em inglês; 4. A terceira página será destinada aos agradecimentos; 5. O índice geral, e eventual índice de tabelas, figuras e/ou gráficos constará na página 4 e seguintes; 6. As referências bibliográficas devem ser citadas no texto, seguindo o Sistema de referenciação APA (American Psychological Association, ou seja, incluindo entre parênteses o apelido do autor e o ano de publicação, tal como por exemplo (Schalman, 1997), ou se forem mais do que dois autores pelo apelido do primeiro autor e pela expressão et al seguido do ano de publicação (Johannessen et al, 2001). Observe os seguintes exemplos de citações de artigos de revistas técnicas / científicas, de livros, de capítulos de livros editados e da Internet: Revista técnica / científica: Johannessen, J.-A., Olsen, B. & Lumpkin, G. T. (2001). Innovation as newness: what is new, how new and new to whom? European Journal of Innovation Management, 4(1), 20-31. Williams, A. Mc. & Siegel D.S., (2011). Creating and Capturing Value: Strategic Corporate Social Responsibility, Resource-Based Theory, and Sustainable Competitive Advantage, Journal of Management, 37(5), 1480-1495. Livros: Yin, Robert K. (2001). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman. Capítulos de livros editados: Stake. R. E. (2000). Case studies. In: N. K., Denzin & Y. S., Lincoln (eds.), Handbook of qualitative Research (pp. 435-454). London: Sage. Internet: Walt Disney Company. (1999). Disney’s Investors Relations – FAOs. Disponível: http://disney.go.com/corporate/investors/shareholder/fag.brml. acedido 15 Junho 1999. 7. Todas as figuras, gráficos, tabelas, são incluídos nas 50 páginas e devem ser numera-das consecutivamente com algarismos árabes pela ordem que aparecem no texto. A legenda deve ser incluída no caso dos gráficos e figuras. As tabelas devem ter um título. Todos os quadros, figuras e gráficos devem indicar a fonte bibliográfica; 8. No final do corpo do trabalho e antes dos anexos ou apêndices, devem ser listadas as referências bibliográficas, por ordem alfabética geral do apelido do primeiro autor, ordenados independentemente de se tratar de artigo, livro, capítulo de livro ou página da internet.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Nada a assinalar