Estatística

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos base.

Métodos de Ensino

As aulas consistem numa exposição teórica da matéria mas sempre acompanhada de exemplos práticos para que haja uma melhor e mais fácil compreensão desta. A resolução de exercícios práticos é feita utilizando o suporte informático SPSS tornando assim possível a aplicação da matéria lecionada a casos reais.

 É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar melhor a explanação dos assuntos lecionados. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a combinar. A plataforma Nónio é usada na transmissão e organização de materiais de apoio às aulas, bem como meio de interação professor/ alunos e entre alunos.

 

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir aptidões para compreender as condições subjacentes à aplicabilidade dos modelos teóricos utilizados para a análise estatística, bem como analisar e interpretar os resultados obtidos. Os alunos deverão ainda conseguir utilizar a aplicação informática SPSS na resolução de problemas envolvendo os conceitos desenvolvidos na unidade curricular.

O aluno deve adquirir também as competências fundamentais para a realização de estudos de análise quantitativa de dados e para a apreciação crítica e interpretação adequada dos resultados de um estudo inferencial.

Programa

Capítulo 1- Estatística Descritiva (9 horas)
1. Conceitos gerais
1.1. população, amostra e indivíduos
1.2. tipos de medida
1.3. tipos de estatísticas
2. Estatística Descritiva
2.1 quadros de frequências
2.2 representação gráfica
2.3 estatísticas: medidas de localização, dispersão, assimetria e achatamento
3. Introdução ao software estatístico SPSS

Capítulo 2 – Testes de hipóteses (2 horas)
1. Hipóteses estatísticas
2. Erros de classificação e níveis de significância
3. Testes com distribuição normal
4. Tipo de testes

Capitulo 3- Estratégias estatísticas de tratamento dos dados (2 horas)

Capítulo 4 – Testes paramétricos (9 horas)
1. Requisitos para a utilização de testes paramétricos
2. Critérios de escolha
3. Testes paramétricos
3.1 Teste para a média populacional: teste t-student
3.2 Comparação de duas médias populacionais: teste t-student
3.2.1 amostras independentes
3.2.2 amostras emparelhadas
3.3 Comparação de médias de mais de duas populações: ANOVA
4. Correlação e Regressão

Capítulo 5 – Testes não-paramétricos (9 horas)
1. Testes não paramétricos
1.1 amostras emparelhadas: Friedman, Wilcoxon e McNemar
1.2 amostras independentes: U de Mann-Whitney e H de Kruskal-Wwallis
2. Medidas de associação e simetria

 

Avaliações (4 horas)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal

PESTANA, Maria Helena ; GAGEIRO, João Nunes (1998) Análise de dados para ciências sociais : a complementaridade do SPSS. 1ª ed. Lisboa : Sílabo. ISBN 972-618-181-X

PEREIRA, Alexandre (2004) Guia prático de utilização do SPSS : análise de dados para ciências sociais e psicologia. 5ª ed. rev. aum. Lisboa : Sílabo. ISBN 972-618-342-1

LABROUSSE, Christian (1983) Estatística descritiva : resumos teóricos : exercícios resolvidos. Porto : Rés Editora, Lda.

 

Bibliografia Secundária

Oliveira, A. Gouveia de (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – teoria e aplicações, Lidel.

Mercês de Mello, Francisco; Guimarães, Rita Cabral (2015). Métodos Estatísticos para o Ensino e a Investigação nas Ciências da Saúde, Edições Sílabo.

Cunha,  Gilda; Martins, Mª do Rosário; Ricardo Sousa; Ferraz de Oliveira, Filipa (2007). Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde, Lidel.

Maroco, João (2003). Análise estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.

Vidal, Pedro Marques  (2005). Estatística prática para as ciências da saúde, Lidel.