Estatística Aplicada às Ciências Empresariais

Os conhecimentos base recomendados são os comuns, na componente de Estatística, aos vários programas das disciplinas de Matemática dos diversos ramos do ensino obrigatório em Portugal (http://www.dge.mec.pt/), bem como os conteúdos fundamentais das unidades curriculares de Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Empresariais e de Sistemas de Informação de Gestão.

As aulas são, de acordo com o que está determinado no plano curricular, teórico-práticas, planeadas e preparadas para terem um envolvimento ativo do estudante em vários momentos ou na totalidade da aula.

Na parte teórica, de introdução de conceitos, resultados fundamentais e métodos, será usado, tendencialmente, o método expositivo intercalado com tarefas que suscitem uma participação mais ativa de todos os estudantes (interactive lectures). Estas tarefas incluem a colocação de questões aos e pelos alunos, de forma oral e/ou numa plataforma, e também com a proposta de debate/discussão em pequenos grupos sobre algum aspeto/tópico exposto.

A parte prática será destinada ao desenvolvimento pleno das competências elencadas, através da exemplificação comentada de procedimentos e/ou da resolução de problemas sob orientação/tutoria do docente, incentivando-se o trabalho autónomo ou em pequenos grupos, evoluindo para uma aprendizagem baseada em projeto, com a realização do trabalho de grupo. Far-se-á prevalecer uma forte interação entre a teoria e a prática, dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e ao tratamento de situações concretas e reais.

O bom acompanhamento das aulas por parte do estudante pressupõe uma presença assídua nas aulas e disponibilidade para que o seu envolvimento se mantenha para além das aulas, com o início ou conclusão das tarefas acordadas em aula.

Todos os materiais de apoio são disponibilizados na plataforma InforEstudante|Nonio, usando-se, complementarmente, a outras plataformas que se mostrem adequadas para interação.

A análise estatística de dados tem relevância em inúmeros contextos empresariais para descrição e
diagnóstico de fenómenos de interesse e também para suporte à decisão. Os objetivos e competências da
UC de Estatística Aplicada às Ciências Empresariais estão focados no reconhecimento deste potencial.

Objetivos:

• Retratar conjuntos de dados por meio da sua análise estatística descritiva univariada e bivariada.
  • Executar uma análise de regressão simples para explicar um fenómeno de interesse.
  • Gerar insights relativos a um fenómeno por análise descritiva do conjunto de dados associado.
  • Debater a veracidade de afirmações com base na análise estatística do conjunto de dados associado.
  • Formular e conduzir pequenas investigações estatísticas para suporte à decisão.

Competências:

• Reconhecer situações que podem beneficiar com um estudo estatístico descritivo, univariado, bivariado ou de regressão, ou com análise estatística inferencial.
  • Identificar, de entre um conjunto de técnicas estatísticas base, as adequadas ao tratamento de um certo conjunto de dados.
  • Organizar um conjunto de dados em tabelas e gráficos para análise da distribuição de frequências.
  • Selecionar a ou as medidas mais adequadas para resumir, com um certo propósito, um conjunto de dados.
  • Comentar a informação relevante contida num gráfico.
  • Ilustrar uma afirmação com um gráfico adequado.
  • Descrever as fases de uma investigação estatística.
  • Formular uma questão de investigação relevante para um problema proposto.
  • Aplicar um teste de hipóteses para responder à questão de investigação.
  • Construir um intervalo de confiança adequado à investigação a efetuar.
  • Extrair conclusões estatísticas da investigação efetuada.
  • Traduzir as conclusões estatísticas para resultados da investigação.
  • Utilizar software para suportar a obtenção dos resultados.

1. Estatística descritiva
1.1. Conceitos básicos
1.2. Representação dos dados
1.3. Medidas estatísticas

2. Regressão linear simples
2.1. Correlação
2.2. Modelo de regressão linear simples
2.3. Reta dos mínimos quadrados

3. Inferência Estatística
3.1. O papel das distribuições de probabilidade
3.2. Teorema do limite central
3.3. Estimação paramétrica: pontual e intervalar
3.4. Testes de hipóteses paramétricos para uma população
3.5. Introdução às investigações estatísticas

Principal:

• Curto, J.D. (2019). Potenciar os Negócios? A Estatística Dá uma Ajuda! (Muitas Aplicações em Excel e poucas fórmulas…), 3.ª Edição. Edição do Autor.
  • Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, C., Pimenta, F. (2023). Introdução à Estatística, 4.ª Edição. Escolar Editora.
  • Webster, A. (2006). Estatística Aplicada à Administração e Economia. McGraw-Hill.
  • Slides e folhas de trabalho disponibilizadas no InforEstudante|Nonio.

Complementar:

• Albright, S.C., Winston, W.L. (2019). Business Analytics: Data Analysis and Decision Making, 7th Edition. Cengage Learning.
  • Alwan, L.C., Craig, B.A., McCabe, G.P. (2020). The Practice of Statistics for Business and Economics, 5th Edition. MacMilan.
  • Evans, J.R. (2020). Business Analytics, 3rd Edition. Pearson.
  • Tintle, N., Chance, B.L., Cobb, G.W., Rossman, A.J., Roy, S., Swanson, T., VanderStoep, J. (2020). Introduction to Statistical Investigations, 2nd Edition. Wiley.