Estratégia de Negócios

Conhecimentos de Base Recomendados

Saber as Funções do Gestor: Planear, Organizar, Motivar, Liderar e Controlar. Distinguir funções do gestor de
funções empresariais.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.

O objetivo destes trabalhos é triplo:

i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;

ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;

iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objetivos pretendidos e um excelente desempenho.

No âmbito da estratégia começa-se por efetuar o diagnóstico estratégico, avaliam-se as possibilidades estratégicas e escolhe-se aquela que for mais adequada à organização e mais ajustada às condições externas. Em seguida implementa-se a estratégia, controla-se o seu desenvolvimento, apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, caso seja necessário, procedem-se a correções para que se obtenha o desempenho desejado.

No final desta disciplina os alunos devem ser capazes de:

– Usar o Modelo de Gestão Estratégica, em todas as suas vertentes

– Criar uma frase de missão ajustada a uma organização

– Aplicar o modelo das cinco forças de Porter;

– Construir e analisar a cadeia de valor de uma empresa;

– Analisar os recursos e competências de uma empresa;

– Identificar e caracterizar a estratégia seguida por uma empresa e verificar se cria ou não valor;

– Perceber o BSC como sistema de gestão da estratégia.

Programa

1. Introdução:
1.1. Descrição do modelo de Gestão Estratégica
1.2. O Gestor e a Gestão Estratégica
2. O Conceito de Estratégia e a sua inter-relação com a tática – os instrumentos de análise
3. O formato do Plano Estratégico
4. Scanning da envolvente externa e análise das indústrias
4.1. Utilização do modelo de análise estrutural de Porter
4.2. Sua aplicação a casos de estudo
5. Scanning e Análise Internos
5.1. Análise da Situação e Estratégia da Organização
5.2. Utilização de matrizes
5.3. Estratégia Global (Corporate Strategy)
6. Análise da Situação e Estratégia da Organização
7. Estratégias Competitiva (ou Divisional) e Funcional
8. Implementação da Estratégia: Organizar para a Acção
9. Implementação da Estratégia: Staffing e Direcção
10. Avaliação e Controlo

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Silva, Gabriel, Silva, José Trovão (2019) Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas, Ed Atual. (Bibliografia Fundamental)

 Serra, FR, Ferreira, MP, Torres, MC e Torres, AP (2010) Gestão Estratégica – Conceitos e Prática, Ed Lídel.

 Freire, Adriano (2023) Gestão Moderna – Sucesso nos Negócios Tradicionais e Digitais – Ed. Bertrand

 Crespo de Carvalho, José,  e Cruz Filipe, José (2014) Manual de Estratégia – Conceitos, prática e roteiro, Ed. Sílabo

 Lopes dos Reis, Felipa,  e Lopes dos Reis, Rui (2022) Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo – com exemplos práticos e casos de estudo Ed. Sílabo

 Moleiro Martins, José (2023) Estratégia Organizacional – Transformar desafios em oportunidades em 14 lições, Ed. Sílabo

 Porter, Michael (2004) Estratégia Competitiva, Editora Campus (Brasil),

 Porter, Michael, (1989) Vantagem Competitiva, Editora Campus (Brasil),