Conhecimentos de Base Recomendados
Sem conhecimentos de base recomendados.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados, sempre que possível, meios audiovisuais diversos.
Será disponibilizado no Nónio um caderno com casos práticos, e alguns textos e artigos especializados de leitura obrigatória.
Resultados de Aprendizagem
A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objetivos pretendidos. A estratégia procura compreender as razões que explicam diferenças persistentes no desempenho entre empresas.
No âmbito da estratégia começar-se-á por a realização o diagnóstico estratégico, avaliando as possibilidades estratégicas, escolhendo-se aquela que for mais adequada à organização e mais ajustada às condições externas. Em seguida implementam-se as estratégicas selecionadas e apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, caso seja necessário, procedem-se a correções para que se obtenha o desempenho desejado.
O foco desta unidade curricular consiste na Escolha e na Implementação da estratégia, ao contrário do que acontece nos cursos de licenciatura em que se destaca o Diagnóstico e Análise Estratégica.
No final desta disciplina os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
- Compreender a evolução do conceito de Estratégia
- Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
- Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
- Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
- Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico
- Compreender o BSC como instrumento alternativo de gestão da estratégia.
Programa
I – A Estratégia Organizacional
1. A natureza da Estratégia
2. Características das decisões estratégicas e da estratégia
3. Níveis de Decisão Estratégica
4. Evolução do pensamento Estratégico
5. Pensamento e Planeamento Estratégico
6. Terminologia da Estratégia: definições base
7. O Processo da Gestão Estratégica
II – A Análise Estratégica e Posicionamento
1. Ambiente Externo
1.1 Entender a natureza do meio envolvente
1.2 Auditoria das Influências do Meio envolvente
1.3 O ambiente Macro: A Análise PEST
1.4 O Ambiente Micro: A análise estrutural do contexto competitivo: 5 forças de Porter
1.5 Identificação da posição competitiva da empresa: análise dos Grupos Estratégicos
2. Ambiente Interno: Análise de recursos e da capacidade estratégica
2.1 Auditoria de Recursos
2.2 Análise da Cadeia de Valor
2.3 Análise das capacidades e Competências
2.4 Fatores Críticos de Sucesso e Pontos de Força
2.5 Benchmarking
2.6. Análise SWOT final
III – História, cultura e expectativas dos “stakeholders”
3.1 O processo cultural da empresa: os níveis culturais
3.2 As expectativas dos stakeholders
3.3 A ética nos negócios
IV – A Escolha da estratégia
1. Estratégia do Negócio.
2. Estratégia corporativa e diversificação.
3. Estratégia internacional.
4. Inovação e empreendedorismo.
5. Fusões, aquisições e alianças
V – A Implementação da Estratégia
1. Avaliação da estratégia.
2. Processo de desenvolvimento e organização para o sucesso da estratégia.
3. A implementação da estratégia através do BSC – Balanced Scorecard.
VI – Aplicações
- Resumos de artigos ao longo das aulas.
- Apresentação de casos pelos alunos.
- Construção de casos pelos alunos.
- Aplicação dos conceitos de Missão, de Visão e de Estratégia a uma empresa nacional
- Apresentação de ensaio.
- Temas ensaio
a) Capacidades dinâmicas
b) Capital Humano como fonte de vantagem competitiva.
c) Estratégia como prática.
d) Opções reais.
e) Plataformas e redes
f) Criação e apropriação de valor
g) Crescimento da empresa.
h) Efeito indústria ou empresa na vantagem competitiva.
i) Estratégia e digitalização
j) Integração vertical
k) Estratégias de crescimento: M&A, Alianças e Crescimento Orgânico
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Johnson, G, Scholes, K, Whittington, R, Angwin, D and Regnér, P. (2014). Exploring Strategy. 10th edition, Pearson.
Barney, JB (2002). Gaining and Sustaining Competitive Advantage, 3rd edition, Addison-Wesley Publishing Company.
Freire, Adriano (2020). Estratégia. Ed Bertrand Editora.
HBR’s Must-Reads on Strategy (2012). Harvard Business School Press.
Kaplan, R. e Norton, D. (2001). The Strategy Focused-organization, Harvard Business Review Press, Boston.
Kaplan, R. e Norton D. (2008). The Execution Premium, Harvard Business Press, Boston.
Kim, WC and Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review Press, Boston.
Lampel, J, Mintzberg, H, Quinn, JB and Ghoshal, S. (2014). Strategy Process, 5th edition, Pearson.
Montgomery, C. (2012). The Strategist, Harper Business.
Rumelt, R. (2011). Good Strategy Bad Strategy, Profile Books.