Conhecimentos de Base Recomendados
Noções gerais de gestão.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas de apresentação das bases formais da unidade curricular e aulas teórico-práticas onde se analisam casos de estudo ligados ao tema por regra em grupos de 3 ou 4 alunos. Discussão de casos de estudo em plenário, destacando a relação entre as teorias e os modelos concetuais e a realidade prática dos casos analisados.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área de Estratégia e Marketing, apoiando- se em exposição em aula e pesquisas em textos da especialidade; Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria; Criar a capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área de Estratégia e Marketing, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões; Incutir uma atitude profissional no desenvolvimento das tarefas pelos conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão do seu alcance, aplicabilidade e oportunidade face a situações específicas do dia-a-dia.
Programa
I. ESTRATÉGIA
1. ANÁLISE ESTRATÉGICA
1.1. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico; 1.2. Análise do meio envolvente contextual e transacional; 1.3. Modelo das 5 Forças de Porter; 1.4. Estrutura da indústria; 1.5. Fatores críticos de sucesso; 1.6. Análise do meio envolvente interno; 1.7 dinâmica de custos e economias de custos; 1.8. Cadeia de valor de Porter; 1.9. Competências centrais; 1.10. Adequação estratégica e intento estratégico; 1.11 análise SWOT dinâmica; 1.12. Visão, Missão e Objetivos da empresa (financeiros, não financeiros e SMART).
2 FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
2.1. Estratégias de negócio; 2.2. Estratégias a nível corporativo.
II. MARKETING
1. INTRODUÇÃO AO MARKETING
1.1. Contextualização histórica; 1.2. Conceitos básicos e eixos; 1.3. Proposta de Valor e Modelo de Negócio.
2. VALOR PARA O CLIENTE
2.1. Valor para o cliente: económico, funcional, experimental e social; 2.2 A gestão do cliente através do Customer Lifetime Value.
3. PESQUISA DE MERCADO
3.1. O processo de pesquisa de mercado; 3.2. Pesquisa de mercado formal e informal.
4. DECISÕES DE COMPRA DOS CONSUMIDORES
5. ESTRATÉGIA DE MARKETING
5.1. Segmentação; 5.2. Targeting; 5.3 Posicionamento
6. MARKETING MIX
6.1. Produto; 6.2. Preço; 6.3. Distribuição; 6.4. Comunicação; 6.5. Pessoas, Processo e Evidência Física.
7. MARKETING DIGITAL
7.1. Outbound; 7.2. Inbound; 7.3. Redes sociais; 7.4. Tecnologia móvel.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Estratégia:
» Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand.
» Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-85)
» Robalo Santos, A. (2008). Gestão Estratégica – Conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora.
» Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-70)
Marketing:
» Kotler, P, Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing. 17th edition. Global edition: Pearson Global Edition.
» Ferreira, B., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L. & Rodrigues, M. (2015). Fundamentos de Marketing. 3ª edição. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-84)