Estratégia e Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções gerais de gestão.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas de apresentação das bases formais da unidade curricular e aulas teórica-práticas onde se resolvem problemas práticos ligados ao tema.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área de Estratégia e Marketing, apoiando- se em exposição em aula e pesquisas em textos da especialidade; Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria; Criar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área de Estratégia e Marketing, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões; Incutir uma atitude profissional no desenvolvimento das suas tarefas pelos conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão do seu alcance, aplicabilidade e oportunidade face a situações específicas do dia-a-dia.

Programa

ESTRATÉGIA 1. ANÁLISE ESTRATÉGICA 1.1. Fundamentos da estratégia empresarial 1.2. Missão, visão e estratégia 1.3. Análise ao meio envolvente 1.4. Análise da empresa 1.5 Análise SWOT 2. FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS 2.1. Estratégias de negócio 2.2. Estratégias a nível corporativo 2.3. Estratégia de internacionalização 2.4. Estratégia de reestruturação 2.2. Estratégia de diversificação 3. IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MARKETING 1. CONCEITOS DE MARKETING 1.1. Importância do Marketing 1.2. Conceitos básicos 1.3. Orientação das empresas para o mercado 2. COMPREENDER O MERCADO E O VALOR PARA O CLIENTE 2.1. Análise do ambiente do mercado 2.2. Estudos de mercado e informação 2.3. Comportamento dos consumidores 3. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING 3.1. Criação de valor para os clientes-alvos 3.2. Segmentação e posicionamento 3.3. A política de produto 3.4. A política de distribuição 3.5. A política de preços 3.6. A política comunicação 3.7. Valor através da marca

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO