Estratégia Empresarial

Resultados de Aprendizagem

Apresentar a problemática da gestão estratégica no contexto actual de globalização e competitividade.
Perceber e dominar os conceitos e a lógica do planeamento e pensamento estratégicos.
Apresentar as técnicas de base que permitem efectuar o diagnóstico do posicionamento actual da empresa.
Caracterizar e distinguir os diferentes tipos de estratégias à escolha da empresa.
Realçar a importância da implementação da estratégia de uma empresa.

Programa

1. Introdução à estratégia empresarial: conceitos e evolução
2. A análise estratégica e posicionamento: ferramentas e metodologias
3. A escolha da estratégia: opções e métodos alternativos
4. A implementação da estratégia

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barney, J. B. e Hesterly, I. W. (2008) “Administração Estratégica e Vantagem Competitiva”, Pearson Education,
Inc.
Serra, F., Ferreira, M.P., Torres, M.C. e Torres, A.P. (2010), Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, Lidel.
Teixeira, S. (2011), Gestão Estratégica, Escolar Editora.
Jonhson, G., Scholes, K. e Whitthington, R. (2005) Explorando a Estratégia Corporativa – Texto e Casos,
Bookman 7ª Ed. (*)
Vasconcellos e Sá, J. A. (1997) Os Senhores da Guerra. Bertrand, Lisboa.
Thompson Jr, A., Strickland In, A. e Gamble, J. (2008) Administração Estratégica, McGraw-Hill Internacional do
Brasil, 15ª Ed, São Paulo.
Marques, J. P. C. (1998) “A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso
da Universidade de Coimbra”, Almedina.
Marques, M. P. (1996) O Jogo estratégico na Gestão, Difel, Lisboa.