Estratégia Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base na área de sistemas de informação e desenvolvimento de software

Métodos de Ensino

A unidade curricuIar desenroIa-se em torno de um pIano estratégico para uma organização.
As auIas teóricas servem para apresentar os temas Ieccionados, assim como os materiais de estudo.
As auIas práticas são usadas para a reaIização do pIano estratégico, reuniões de progresso com o professor e escIarecimentos sobre o desenroIar dos trabaIhos.
AvaIiação Contínua constituída por apresentação de 1 (um) trabaIho/apresentação vaIorizado em 4 (quatro) vaIores, assistência às auIas vaIorizada em 2 (dois) vaIores e duas provas escritas intercaIares com peso percentuaI totaI de 70 % (14 vaIores) cotadas em 7 vaIores para cada uma das partes.
A presença às auIas será contabiIizada se e só se for iguaI ou superior a 75 % das auIas efectivamente Ieccionadas.
O trabaIho é obrigatoriamente reaIizado durante o semestre, e permanentemente acompanhado.
Os aIunos que não possam ou não pretendam enquadrar-se no regime anterior, serão avaIiados em Exame FinaI na época de recurso, cotada para 20 vaIores.

Resultados de Aprendizagem

–   Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área da Estratégia das Organizações, apoiando-se em exposição em aula pelo docente e em pesquisas em textos da especialidade realizadas pelos alunos e orientadas pelo docente.
–   Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria;
–   Criar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da Estratégia, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões;
–   Incutir uma atitude profissional no desenvolvimento das suas tarefas pelos conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão do seu alcance, aplicabilidade e oportunidade face a situações específicas do dia a dia.

Programa

1ª PARTE – ANÁLISE ESTRATÉGICA
1   – Pensamento estratégico
2   – Análise do meio envolvente – análise externa 3 – Análise da empresa – análise interna
2ª PARTE – FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
4 – Missão, Objectivos e Estratégia 5 – Produtos-Mercados
6 – Integração Vertical 7 – Internacionalização
8   – Diversificação
9   – Desenvolvimento Empresarial
3ª PARTE – ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
10   – Estrutura Organizacional 11 – Politica de Gestão
12 – Estratégia em Portugal

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO