Estratégia Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos anteriores.

Métodos de Ensino

  • Os métodos pedagógicos utilizados nesta disciplina incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
  • Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada ponto do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma.
  • A disciplina utilizará a plataforma Moodle para a disponibilização do material de apoio. Será aí colocado o Programa e demais materiais de estudo e trabalho.

Resultados de Aprendizagem

a)   Objectivos:        

Gerais:

1-   Apresentar a Estratégia Organizacional sob dois prismas genéricos: enquanto actividade e prática de gestão e enquanto factor essencial de competitividade das empresas numa era de globalização;

2-   Formar profissionais empenhados e atentos às constantes mudanças e exigências do mercado, sensibilizando-os para a importância e urgência das vantagens competitivas enquanto alicerce fundamental da estratégia de uma empresa;

3-   Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o desenvolvimento da estratégia organizacional, alinhando a cultura, pessoas e estruturas com a estratégia, produtos, processos e tecnologia.

 

b)   Competências a adquirir:

 

Os alunos devem ser capazes de analisar o contexto social e económico dos negócios, no sentido de captar oportunidades e ameaças ao mesmo tempo que conhecem os pontos fortes e fracos das organizações. O planeamento e a implementação da estratégia  requer a utilização de ferramentas e modelos. Em concreto os alunos devem:

  • Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
  • Compreender a evolução do conceito de Estratégia
  • Compreender a relação entre Gestão Estratégica e Competitividade
  • Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
  • Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
  • Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
  • Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico

 

Programa

Capítulo 1 – introdução à Estratégia Organizacional
1. O conceito de estratégia
2. Objectivos, Valores e Performance
3. Evolução do pensamento Estratégico.
4. Pensamento e Planeamento Estratégico.
5. O Processo da Gestão Estratégica

Tempo lectivo: 6 horas

 

Capítulo 2 – A Análise Estratégica e Posicionamento
1. Análise da Indústria e seus fundamentos
2. Outros tópicos sobre análise competitiva
3. Análise de recursos e Capacidades
4. Estrutura organizacional e gestão de sistemas: fundamentos da implementação da estratégia

Tempo lectivo: 6 horas

Capítulo 3 – A Estratégia Competitiva
1. Sucesso e dimensões da vantagem competitiva
2. Evolução da Indústria e Estratégia de mudança
3. Gestão da Inovação e indústrias baseadas em tecnologia

Tempo Lectivo: 9 horas

Capítulo 4 – A estratégia Corporativa
1 A Integração vertical e a amplitude da empresa
2 Mercados globais e empresas multinacionais
3. Estratégia de diversificação
4. Implementação da estratégia corporativa
5. alianças estratégicas, Fusões e aquisições

Tempo lectivo: 6 horas

Capítulo 5 – Desafios actuais em Gestão Estratégica
1. Desafios actuais: Contexto, Organização e papéis da gestão
2. A Estratégia Oceano Azul versus Oceano Vermelho

Tempo lectivo: 3 h

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:
Grant, Robert M. (2016) Contemporary Strategy Analysis, John Wiley & Sons, Ltd Publication, 9ª Ed.
Marques, J. P. C. (2018) Effective Mechanisms for Accessing Technology and Innovation Strategies Why and Who Innovate, How to Innovate?, in Jamil, G., Ferreira, J., Pinto, M., Pessoa, R. e Xavier, A. (Eds) Handbook of Strategic innovation management for improved competitive advantage, Chapter 9, pp. 138-162, IGI Global, USA.
Porter, M. (1996) What is strategy?, Harvard Business Review, Nov-Dez, pp. 71-78.
Porter, M. (2008) The five competitive forces, Harvard Business Review, Jan-Fev, pp. 78-94.
Barney, J. (2001) is the resource-based “view” a useful perspective for strategic management research? yes, Academy of Management Review, 26(1), 41-56.
Kaplan, R. S. e Norton, D. P. (2008) Mastering the management system. Harvard Business Review, 86(1), 62-77.
Kaplan, R. S. e Norton, D. P. (2006) How to implement a new strategy without disrupting your organization. Harvard Business Review, 84(3), 100-109.
Birkinshaw, J. E Ducke, U. (2013), Employee-Led Innovation Strategy, Business Strategy Review, 2, 46-51.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2004) The Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review, Outubro, pp. 76-85.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (1997) Value Innovation: The Strategic Logic of High Growth, Harvard Business Review, pp. 171-181.

Complementar:
Jonhson, G., Scholes, K. e Whitthington, R. (2008) Exploring Corporate Strategy, Printice Hall 8ª Ed.
Barney, J. B. e Hesterly, I. W. (2010) “Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases”, Pearson Education, Inc, 3ª Ed.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2007) A Estratégia Oceano Azul, Actual Editora, Lisboa.
Vasconcelos e Sá, J. A. (2002), A empresa Negligenciada, Verbo, Lisboa.
Vasconcellos e Sá, J. A. (1997) Os Senhores da Guerra. Bertrand, Lisboa.
Porter, M.E. (1980), Competitive Strategy, Ed. Free Press .
Porter, M.E. (1985), Competitive Advantage, – Ed. Free Press.
Thompson Jr, A., Strickland In, A. e Gamble, J. (2008) Administração Estratégica, McGraw-Hill Internacional do Brasil, 15ª Ed, São Paulo.
Kaplan, R. e Norton, D. (2001) Organização orientada para a estratégia, Campus, 15ª Ed., São Paulo.
Cruz, C. P. (2006) Balanced Scorecard: Concentrar uma organização no que é necessário, Vida Económica, Porto.
Mintzberg, H., Queen, J. B. e Ghoshal, S. (1998), The strategy process, Prentice-Hall 3ª Ed.
Ansoff, Igor (1977) Estratégia empresarial, McGraw-Hill, São Paulo.
Santos, F. Lopes dos (1990) Estratégia e Competitividade, Rei dos Livros, Lisboa.