Estratégia Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base na área de sistemas de informação e desenvolvimento de software

Métodos de Ensino

A unidade curricuIar desenroIa-se em torno de um pIano estratégico para uma organização. As auIas teóricas servem para apresentar os temas Ieccionados, assim como os materiais de estudo. As auIas práticas são usadas para a reaIização do pIano estratégico, reuniões de progresso com o professor e escIarecimentos sobre o desenroIar dos trabaIhos. 

Resultados de Aprendizagem

As organizações actualmente são confrontadas com escolhas a diversos níveis, por exemplo: estratégias a definir, modelos de negócio a adoptar, organização dos seus processos internos, suporte tecnológico a utilizar, alinhamento estratégico/tecnológico, selecção de mercados/clientes alvo e localização das suas actividades chave. Esta unidade curricular irá abordar a estratégia organizacional sob três perspectivas: estratégias de negócio a adoptar em cenários suportados por tecnologias de informação e comunicação, alinhamento entre estratégia e as tecnologias de suporte e escolha, assim como adopção de tecnologias de suporte. Nesse sentido, são apresentados conceitos e ferramentas para compreender e analisar o desempenho das organizações num mercado global e estudado o impacto da utilização dos sistemas de informação. Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular consigam:

  • Considerar o contexto externo de uma organização, nomeadamente as exigências e as oportunidades num mercado global;
  • Estudar o contexto interno de uma organização (estruturas, cultura, pessoas, produtos);
  • Auxiliar as organizações a formularem e implementarem a sua estratégia de sistemas de informação;
  • Analisar e reformular processos organizacionais;
  • Promover o alinhamento entre a estratégia de uma organização e os seus sistemas de informação de suporte;
  • Apoiar a escolha do portfólio de sistemas de informação de uma empresa;
  • Utilizar ferramentas de análise de processos e implementar os mesmos através de ferramentas low code.

Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

  • Compreender o conceito de estratégia organizacional;
  • Perceber a relação entre estratégia organizacional e a capacidade de criar/manter a competitividade;
  • Conhecer e seleccionar as ferramentas adequadas ao suporte de uma decisão estratégica;
  • Formular um plano estratégico de uma organização suportado por sistemas de informação;
  • Alinhar a estratégia com o contexto empresarial e tecnológico: proces sos, sistemas de informação, pessoas, cultura, produtos e ambiente externo;
  • Compreender os passos inerentes à optimização e implementação de processos organizacionais.

Programa

1. Introdução à Gestão Estratégica

    1.1. Contexto da área

    1.2. Evolução histórica

    1.3. Conceito de estratégia organizacional

    1.4. Benefícios da gestão estratégica

    1.5. Missão, visão e valores

    1.6. Objectivos

2. Sistemas de informação e tecnologias nas organizações: Perspectiva estratégica

    2.1. Disrupção digital nas organizações

    2.2. Evolução das aplicações IT nas organizações

    2.3. Factores de sucesso na estratégia dos sistemas de informação

    2.4. Estratégias de IS e IT (IS and IT strategies)

    2.5. Gestão de portfolio em investimentos IS/IT

    2.6. Do alinhamento estratégico a Co-evolução estratégica

    2.7. Modelos de negócio e propostas de valor

3. Análise do ambiente externo

    3.1. A natureza evolutiva da gestão estratégica das organizações

    3.2. Âmbito do desenvolvimento estratégico

    3.3. Framework de formulação estratégica

    3.4. Ferramentas de análise

4. Análise do ambiente interno

    4.1. Fontes de criação e manutenção de vantagem competitiva

    4.2. Cadeia de valor

    4.3. Ciclo de vida do ciente e a cadeia de valor

    4.4. Da cadeia de valor para a rede de valor

    4.5. Utilizações da cadeia de valor

    4.6. Análise e optimização de processos

5. Vantagem competitiva

    5.1. Estratégias funcionais para melhorar a eficiência, qualidade e inovação

    5.2. Posicionamento competitivo e diferenciação

    5.3. Implicações das questões estratégicas nos SI

    5.4. Modelo de negócio como mecanismo de adquirir vantagem competitiva

    5.5. Gestão do portfólio das aplicações de negócio

    5.6. Análise do risco de investimento

    5.6. Justificação e gestão dos investimentos em ICTs

    5.7. Políticas de definição de investimento e prioridades

6. Framework organizacional para a gestão estratégica dos SI/TI

   6.1. Requisitos para uma gestão estratégica

   6.2. Posicionamento e Gestão dos SI/TI numa Organização

   6.3. De uma visão funcional dos SI/TI para uma perspetiva de toda a organização – capacidade e competências

   6.4. Governação dos SI/TI e porque é importante

   6.5. Que decisões precisam de ser governadas?

   6.6. A estrutura organizativa como suporte para a tomada de decisões sobre SI/TI

   6.7. Instrumentos de governação

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Santos, A. R. (2008). Gestão Estratégica – Conceitos, modelos e instrumentos, Escolar Editora (2A-3-60 (ISEC) – 14872)

Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Editorial Verbo. (2A-1-85 (ISEC) – 08572)

Rodrigues, J. (2012). Estratégia organizacional: do mercado à ética, Escolar Editora (2A-3-74 (ISEC) – 16567)

Peppard, J., & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy. Wiley, 4th edition.

Bocij, P., Greasley, A., & Hickie, S. (2014). Business Information Systems: Technology Development and Management for the E-Business. Pearson, 5th edition.

Grant, R. M. (2013). Contemporary Strategy Analysis. John Wiley & Sons, 8th edition.

Jonhson, G., Scholes, K., & Whitthington, R. (2008). Exploring Strategy. Printice Hall 8th.