Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
A metodologia desta UC assenta na exposição de informação (conceitos, referenciais teóricos, apresentação de instrumentos e legislação); organização dos formandos em grupos de trabalhos com vista à análise, reflexão, elaboração e exploração de materiais diversos: artigos científicos vídeos, instrumentos de observação/ avaliação e planos/programas de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Proporcionar conhecimentos teórico-práticos, no domínio cognitivo e motor, que permitam a implementação de respostas educativas de qualidade junto de todos os alunos (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);
Aumentar os conhecimentos sobre conceções e práticas de observação, avaliação e intervenção;
Promover competências nos processos de avaliação e intervenção junto de todos os alunos (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);
Aprofundar os conhecimentos sobre técnicas e instrumentos de observação / avaliação em contexto pedagógico, com vista à elaboração de documentos associados ao processo de avaliação (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);
Desenvolver competências de elaboração de programas/planos de intervenção adequados às necessidades de todos os alunos (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);
Aumentar as práticas reflexivas dos docentes.
Programa
1. Diversidade & Educação – Desafios
2. Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho (avaliação e intervenção)
3. Desenho Universal para a Aprendizagem
4. Intervenção Multinível
5. Elaboração de documentos – Identificação, Relatório Técnico Pedagógico e PEI
6. Implicações das medidas multinível nos processos educativos 7. Planificação de intervenção (casos práticos)
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Elementos diversos - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Conselho Nacional de Educação. (2014). Relatório Técnico: políticas públicas de Educação especial. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Decreto-lei nº 54/2018. (6 de julho de 2018). Diário da República nº129, 1ª Série. Lisboa: Conselho de Ministros.
Filomena Pereira et al. (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação (DGE).
Pinto, P., & Pinto, T. (2018). Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2018. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Rodrigues, D. &. (2014). A Inclusão nas Escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Rodrigues, D. (2015). A Inclusão como Direito Humano Emergente. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas. Algarve: Universidade do Algarve.
Santos, S., & Gomes, F. (2016). A Educação Das Crianças Com Dificuldades Intelectuais E Desenvolvimentais Vs. a Convenção Dos Direitos Da Criança