Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos
iii) sessões práticas de desenvolvimento criativo em aula
a) A avaliação contínua terá em conta: um trabalho de grupo, dividido nas seguintes parcelas ou momentos de avaliação: elaboração e apresentação da campanha de publicidade – 40%; participação activa nas reuniões e aulas (avaliação individual) – 30%; realização de exercícios individuais (avaliação individual) – 30%
b) A avaliação por exame terá em conta: trabalho individual (50%) que consiste na realização de uma campanha de publicidade adequada a um briefing definido pelo docente. O trabalho deverá ser entregue no dia do exame da disciplina; um exame escrito (50%), a realizar na época de exames.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que os alunos, no final do semestre, saibam:
– O que é a publicidade, seu domínio, construção e aplicação
– Como se cria publicidade, recorrendo à palavra, ao som e à imagem
– Desenvolver um briefing adequado ao contexto em que este é necessário
– Responder de forma crítica e assertiva ao briefing, convocando para discussão os tópicos relevantes à criação publicitária
– Aplicar uma abordagem criativa aos problemas e sugerir estratégias comunicacionais de resolução dos mesmos, nomeadamente através das técnicas publicitárias
Programa
Parte I: A publicidade
1.1. A publicidade
1.1.1. Natureza e características
1.1.2. Os intervenientes no processo da comunicação publicitária
1.1.3. Os intervenientes no negócio da publicidade
1.1.4. O mercado publicitário português
Parte II: A elaboração da campanha de publicidade
2.1. Da estratégia de marketing à estratégia de publicidade
2.1.1. Os objectivos da comunicação publicitária
2.1.2. Os públicos-alvo da comunicação publicitária
2.1.3. A escolha do posicionamento
2.1.4. As correspondências marketing-publicidade
2.2. O briefing
2.2.1. Definição de briefing e debriefing
2.2.2. Os objectivos e as vantagens do briefing
2.2.3. A elaboração do briefing
2.3. A estratégia criativa
2.3.1. O eixo de comunicação as abordagens criativas
2.3.2. O conceito de comunicação
2.3.3. O manifesto publicitário de base
2.3.4. A estrutura geral da mensagem
2.3.5. A criatividade estratégica e a criatividade de expressão
2.3.6. A criação em rádio, TV e imprensa
2.4. A estratégia de media
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exercícios Individuais - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brochand, B., Dionísio, P., Rodrigues, J., De Baynast, A. (2010). Publicitor – Comunicação 360º online-offline. Dom Quixote.
Cardoso, P. (2002). Estratégia Criativa Publicitária – Fundamentos e Métodos. Edições Universidade Fernando Pessoa.
Kotler, P., Kartajaya, H., e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Actual.
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J; Dionísio, P.; & Rodrigues, J. V. (2011). Mercator XXI : teoria e prática do marketing. 14ª edição. D. Quixote.
Percy, L., e Elliott, R. (2016). Strategic Advertising Management. Oxford University Press.