Estratégias Publicitárias

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teóricas expositivas,

ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos

iii) sessões práticas de desenvolvimento criativo em aula

a) A avaliação contínua terá em conta: um trabalho de grupo, dividido nas seguintes parcelas ou momentos de avaliação: elaboração e apresentação da campanha de publicidade  – 40%; participação activa nas reuniões e aulas (avaliação individual) – 30%; realização de exercícios individuais (avaliação individual) – 30%

b) A avaliação por exame terá em conta: trabalho individual (50%) que consiste na realização de uma campanha de publicidade adequada a um briefing definido pelo docente. O trabalho deverá ser entregue no dia do exame da disciplina; um exame escrito (50%), a realizar na época de exames.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que os alunos, no final do semestre, saibam:

– O que é a publicidade, seu domínio, construção e aplicação

– Como se cria publicidade, recorrendo à palavra, ao som e à imagem

– Desenvolver um briefing adequado ao contexto em que este é necessário

– Responder de forma crítica e assertiva ao briefing, convocando para discussão os tópicos relevantes à criação publicitária

– Aplicar uma abordagem criativa aos problemas e sugerir estratégias comunicacionais de resolução dos mesmos, nomeadamente através das técnicas publicitárias

Programa

Parte I: A publicidade

1.1. A publicidade

1.1.1. Natureza e características

1.1.2. Os intervenientes no processo da comunicação publicitária

1.1.3. Os intervenientes no negócio da publicidade

1.1.4. O mercado publicitário português

 

Parte II: A elaboração da campanha de publicidade

2.1. Da estratégia de marketing à estratégia de publicidade

2.1.1. Os objectivos da comunicação publicitária

2.1.2. Os públicos-alvo da comunicação publicitária

2.1.3. A escolha do posicionamento

2.1.4. As correspondências marketing-publicidade

2.2. O briefing

2.2.1. Definição de briefing e debriefing

2.2.2. Os objectivos e as vantagens do briefing

2.2.3. A elaboração do briefing

2.3. A estratégia criativa

2.3.1. O eixo de comunicação as abordagens criativas

2.3.2. O conceito de comunicação

2.3.3. O manifesto publicitário de base

2.3.4. A estrutura geral da mensagem

2.3.5. A criatividade estratégica e a criatividade de expressão

2.3.6. A criação em rádio, TV e imprensa

2.4. A estratégia de media

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercícios Individuais - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brochand, B., Dionísio, P., Rodrigues, J., De Baynast, A. (2010). Publicitor – Comunicação 360º online-offline. Dom Quixote.

Cardoso, P. (2002). Estratégia Criativa Publicitária – Fundamentos e Métodos. Edições Universidade Fernando Pessoa.

Kotler, P., Kartajaya, H., e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Actual.

Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J; Dionísio, P.; & Rodrigues, J. V. (2011). Mercator XXI : teoria e prática do marketing. 14ª edição. D. Quixote.

Percy, L., e Elliott, R. (2016). Strategic Advertising Management. Oxford University Press.